DESKTOP

Smart City Expo Curitiba 2019 traz estrela do futurismo para falar de transporte em alta velocidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Smart City Curitiba 2019 BibopTED 1 1024x683 - Smart City Expo Curitiba 2019 traz estrela do futurismo para falar de  transporte em alta velocidade
Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies.

O hyperloop, espécie de trem-bala que viaja dentro de um tubo em alta  velocidade, gastando pouca energia, será a estrela do Smart City Expo Curitiba 2019, que deve atrair cerca de 6 mil pessoas nos dias 21 e 22  de março, no Expo Renault Barigüi. O principal palestrante do evento, que já está na segunda edição, será o empresário Bibop Gresta, nascido na Itália, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, com sede na Califórnia, criada em 2013 para desenvolver um sistema de transporte de alta velocidade. Sua vinda a Curitiba – uma das cinco cidades do mundo que contam com as bênçãos da Fira Barcelona para ser sede do maior evento de smart cities do planeta – foi articulada por Beto Marcelino, sócio-diretor do iCities, a empresa curitibana que trouxe o Smart City para cá no ano passado. O hyperloop não é mais um exercício futurístico. A empresa – inspirada numa ideia divulgada por Elon Musk, o bilionário presidente da Tesla e da companhia de transporte espacial SpaceX – tem acordos com sete países e permissão para explorar uma linha entre a República Tcheca e a Eslováquia, com as cápsulas movidas por “levitação magnética passiva”, viajando dentro de um tubo.

A empresa já está no Brasil, com um centro de inovação global para logística instalado e operando em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No ano passado, o head de desenvolvimento de negócios no Brasil da HyperloopTT, Ricardo Penzin Monteiro, veio a Curitiba para o lançamento do Smart City 2019 e falou sobre a tecnologia e o protótipo apresentado na França. Sua versão comercial para o transporte de passageiros está prevista para este ano.


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X