DESKTOP

“Uma criança com Down é o futuro de felicidade dos pais”, diz Ana Carolina de Faria, portadora da síndrome

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

1 1 - “Uma criança com Down é o futuro de felicidade dos pais”, diz Ana Carolina de Faria, portadora da síndrome
A londrinense Ana Carolina de Faria, de 43 anos. (Foto: divulgação)
1 1 - “Uma criança com Down é o futuro de felicidade dos pais”, diz Ana Carolina de Faria, portadora da síndrome
2 - “Uma criança com Down é o futuro de felicidade dos pais”, diz Ana Carolina de Faria, portadora da síndrome

Ana Carolina ao lado de sua mãe, Dolores Garcia Lopes de Faria. (Foto: Divulgação)

2 - “Uma criança com Down é o futuro de felicidade dos pais”, diz Ana Carolina de Faria, portadora da síndrome

Este 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. O objetivo da data é conscientizar sobre a importância da luta pelos direitos das pessoas com Down e sua inclusão na sociedade. A londrinense Ana Carolina Garcia de Faria, de 43 anos, é portadora da síndrome e sempre praticou diversas atividades que a ajudaram em seu desenvolvimento. Em entrevista ao Portal do Bessa, Ana Carolina, que gosta de pintar quadros, contou como são sua vida e rotina. A entrevista à repórter Monique Benoski foi acompanhada pela administradora de empresas Ana Marta de Faria Cavalcante, que ajudou a irmã caçula em algumas respostas.

“Espero que esta entrevista incentive muitas mães de crianças com Síndrome de Down a perceber que foram escolhidas e abençoadas com estes verdadeiros anjos. Entenderão, com o tempo, que estão diante não de um problema, mas sim de uma solução”. Ana Marta, irmã de Ana Carolina.

PORTAL DO BESSA: O que você diria a uma mãe que acabou de ter um filho com Síndrome de Down?
ANA CAROLINA: Precisa ter paciência para educar a criança. Não pode brigar com ela, tem que dar muito carinho e amor porque essa criança é o futuro de felicidade dos pais.

PORTAL DO BESSA: A Síndrome de Down impede alguém de ser feliz?
ANA CAROLINA: Não, as crianças com Síndrome de Down podem ser felizes para sempre.

PORTAL DO BESSA: O que a Ana Carolina faz no dia a dia?
ANA MARTA: A Carol sempre foi muito estimulada com diversas atividades desde seu primeiro mês de vida. Nossos pais acreditavam que através da música, do esporte, de atendimento especializado e tudo isso com muito amor, alcançaríamos a receita ideal para o desenvolvimento pessoal dela. E assim foi, a Carol fez natação, saxofone, Kumon, pintura em madeira (Florentina), pintura em tela. Cada atividade iniciada durou pelo menos dez anos (algumas a acompanham até hoje), com muita persistência e prazer em conquistar cada novo desafio. Atualmente, sua dedicação continua a mesma em atividades relativamente novas em sua vida, como o tênis e o pilates.

PORTAL DO BESSA: A Carol estudou?
ANA MARTA: Sim, quase sempre no colégio Anjo da Guarda. Inclusive, este foi o principal motivo que nos trouxe para Curitiba. Somos de Londrina, mas na época essa era uma das poucas escolas com programa de inclusão para crianças especiais. Depois de muito tempo lá, e também com o apoio externo na alfabetização, a Carol ficou apenas com aulas particulares, porém, ainda frequentava as aulas de vôlei do colégio. Hoje, ela tem aulas de Português e Matemática para aprimorar seu aprendizado.

PORTAL DO BESSA: Você tem algum hobby?
ANA CAROLINA: É difícil dizer qual dessas atividades é um hobby, tudo que eu faço é com muito amor e curtindo cada detalhe.

PORTAL DO BESSA: O que você mais gosta de pintar?
ANA CAROLINA: Eu não tenho nenhum tema de preferência, gosto de pintar toda nova proposta apresentada.

PORTAL DO BESSA: Soubemos que a Carol tem obras fora do Brasil. Como foi isso?
ANA MARTA: A Carol expõe seus quadros no “Espaço Carol” do Hospital IPO, inclusive esse nome foi escolhido por profissionais das artes que, após conviverem um pouco com ela, perceberam que ela representa um grupo de pessoas que enxerga a vida de um modo diferente, com o coração. Na primeira exposição, um senhor se encantou com duas telas e comprou uma para enviar para a galeria do Hadassa Hospital, em Israel, e a outra ficou em São Paulo. Mais tarde, esse mesmo senhor comprou uma tela que foi para Miami e outra para Nova York. E logo depois, na época da Copa do Mundo na Rússia, ele levou um dos quadros para o Corinthia Hotel St. Petesburg, onde a seleção brasileira ficou hospedada. Depois da Copa, o mesmo cliente encomendou um quadro com o tema futebol para ser colocado no quarto em que o Neymar ficou hospedado.

PORTAL DO BESSA: Como você vê a Síndrome de Down no mundo de hoje?
ANA CAROLINA: Inclusão, pois não tem cura. São as pessoas mais felizes do mundo.

PORTAL DO BESSA: O que te deixa feliz e o que te deixa chateada? (A irmã responde)
ANA MARTA: O que a deixa feliz é ver outras pessoas felizes. Poucas vezes ela fica chateada. Normalmente isso acontece quando ela demora para conseguir algo que quer, seja material ou algum objetivo pessoal nas suas atividades. Em alguns períodos ela fica bastante emotiva e diz: “Eu choro um pouquinho e passa”.

PORTAL DO BESSA: Qual sua opinião sobre inclusão social?
ANA CAROLINA: Eu acho que crianças precisam se desenvolver através de atividades para participar do mundo e serem respeitadas. Não podem ficar em seus quartos sem atividades que as façam felizes.

PORTAL DO BESSA: Você acha que os portadores da Síndrome de Down têm boas oportunidades de trabalho?
ANA CAROLINA: Tem bem mais pessoas com Down trabalhando do que antes.

PORTAL DO BESSA: Em que a Ana gostaria de trabalhar se pudesse escolher?
ANA MARTA: Ela curte muito quando vende seus quadros, porém, não atribui a esta atividade a palavra trabalho. Inclusive, nem contamos para a Carol quando precisa pintar algumas encomendas, pois quando ela se sente pressionada fica ansiosa.

PORTAL DO BESSA: Você tem algum ídolo? Quem?
ANA CAROLINA: O padre [o padre e cantor sertanejo] Alessandro Campos, não perco um programa dele.

PORTAL DO BESSA: Qual seu maior sonho Carol?
ANA CAROLINA: Continuar pintando e ser famosa.

Veja Também

19 comentários em ““Uma criança com Down é o futuro de felicidade dos pais”, diz Ana Carolina de Faria, portadora da síndrome”

  1. Boa tarde,
    Conheço a Carol e sou um dos coordenadores do Espaço Cultural IPO, parabéns pela excelente matéria, um mérito imensurável. Ficamos nós muito felizes.
    Muito obrigado a toda equipe do Portal Bessa.
    Um grande abraço e boa semana.

  2. Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

  3. I like the helpful info you provide to your articles.
    I’ll bookmark your weblog and take a look at again here frequently.
    I’m relatively sure I’ll be informed lots of new stuff right right here!

    Best of luck for the next!

  4. Great blog right here! Additionally your website a lot up
    fast! What web host are you the usage of? Can I am getting your affiliate hyperlink to your host?
    I desire my website loaded up as quickly as yours lol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X