DESKTOP

Palácio Garmatter, de 1920, será restaurado e ganhará nova função

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Tempo de leitura: 1 minuto

Reinaldo Bessa

O prédio da antiga residência e açougue da família Garmatter, no Setor Histórico de Curitiba. (Foto: Inspire-C Arquitetura, Urbanismo e Patrimônio Cultural Eireli ME)
O prefeito Rafael Greca com os herdeiros do Açougue Garmatter, Ricardo e Reinaldo Garmatter, e a arquiteta Mariana Gastaldi. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

O prédio da antiga residência e açougue da família Garmatter, no Setor Histórico de Curitiba, na esquina da Travessa José Bonifácio com a Rua Nestor de Castro, será restaurado pelo projeto Rosto da Cidade. A proposta foi apresentada nesta terça-feira (25) ao prefeito Rafael Greca pelos bisnetos de Júlio Garmatter, Reinaldo e Ricardo Garmatter, e pela arquiteta Mariana Gastaldi. A ideia é transformá-lo em unidade comercial e de serviço. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está analisando o pedido de Potencial Construtivo para o Palácio Garmatter, inaugurado em 1920 e classificado como de interesse histórico para a cidade. “É um projeto muito interessante para a cidade. Vamos integrá-lo ao Rosto da Cidade, fazendo uma moldura digna para a Catedral Basílica de Curitiba, dialogando do outro lado com a rua com a esplêndida restauração do palacete José Hauer, hoje sede da Defensoria Pública”, disse Greca na reunião, da qual também participaram o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Mattos.

Pela proposta apresentada pelos herdeiros e por Mariana, serão restaurados os dois mil metros quadrados do imóvel. Segundo a arquiteta, serão recuperadas partes originais, atualmente descaracterizadas pelo tempo. No imóvel, de quase 100 anos, funcionava o Açougue Garmatter, no térreo. Nos andares superiores ficava a residência da família e nos fundos eram produzidos itens como banha, defumados e embutidos, que por muito anos abasteceram consumidores da cidade.

Veja Também

16 comentários em “Palácio Garmatter, de 1920, será restaurado e ganhará nova função”

  1. Ronalde Fernandes Lima Rêgo

    [email protected]. Um patrimônio hístórico não só requér restaurações , más , em volta do mesmo , o remanejamento e coibição dos pichadores e mais elementos , quê transitam nas emediaçóes , quê levaram uma má imagem aos turistas e freqüentadores do Palácio Guarmather .

  2. Lourete Maria Guesse

    Eu com 74 anos fico feliz em pisar de novo neste estabelecimento ,pois comprei carne muitas vezes neste local .
    Parabéns metas vezes.

  3. The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you werent too busy looking for attention.

  4. I do not even know how I ended up here, but I thought this post was good.
    I don’t know who you are but definitely you’re going to a famous blogger if you aren’t already ;
    ) Cheers!

  5. Greetings! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform
    are you using for this site? I’m getting sick and tired of WordPress
    because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the direction of a
    good platform.

  6. I’ll immediately take hold of your rss feed as I can’t to
    find your email subscription link or e-newsletter service.
    Do you’ve any? Kindly allow me understand in order
    that I could subscribe. Thanks.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X