DESKTOP

Casa que abriga o Instituto Cidadania e Voluntariado está de cara nova

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Cíntia Mazzaro

casamuzzillo.reinaldobessa - Casa que abriga o Instituto Cidadania e Voluntariado está de cara nova
Pintura da Casa Muzzillo, que abriga o Instituto Cidadania e Voluntariado, e faz parte do programa Rosto da Cidade. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Está em fase final, a recuperação da fachada da Casa Muzzillo, localizada na esquina da Rua Ébano Pereira com a Alameda Augusto Stellfeld, no Centro. A obra faz parte do programa Rosto da Cidade, que tem o objetivo de recuperar patrimônios históricos de Curitiba. Após os últimos retoques de pintura, o imóvel receberá a aplicação da resina antipichação.

A casa, que abriga atualmente o Instituto Cidadania e Voluntariado, foi construída no início dos anos 1900 pelo arquiteto italiano José Muzzillo e foi moradia da sua família até 1955. Na década de 1980, o imóvel passou a pertencer ao poder público e abrigou diversos órgãos, como a Biblioteca Sidônio Muralha e a Associação dos Meninos de Curitiba (Assoma).

Com seis etapas de execução, o Rosto da Cidade é uma ação conjunta desenvolvida pelo Ippuc, Fundação Cultural de Curitiba e as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas. A Casa Muzzillo é o vigésimo prédio público atendido pelo programa, que também já realizou trabalhos de limpeza e pintura em 11 imóveis privados.

A atuação em imóveis particulares é permitida após aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal de Curitiba. Também fazem parte das ações da Prefeitura a melhoria da iluminação pública e da acessibilidade.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X