DESKTOP

Biblioteca Pública do Paraná incorpora aparelhos de última geração que permitem que cegos leiam livros e reconheçam rostos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

098a5070 d58b 465a 9725 047e4eef87a5 - Biblioteca Pública do Paraná incorpora aparelhos de última geração que permitem que cegos leiam livros e reconheçam rostos
A mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo para ler livros chega à Biblioteca Pública do Paraná. (Foto: Divulgação)

A partir de fevereiro, cegos e pessoas com visão reduzida poderão utilizar a mais moderna tecnologia de visão artificial do mundo para ler livros na Biblioteca Pública do Paraná. No próximo dia 6, o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, assina o termo de cessão de uso para a BPP de quatro aparelhos OrCam MyEye, que permitem aos deficientes visuais ler os livros, jornais e revistas disponibilizados ao público. Trata-se de um dispositivo acoplado a uma armação de óculos que fotografa os textos, escaneia e os transforma em áudio em três idiomas: português, inglês ou espanhol.

Os aparelhos foram adquiridos pelo Departamento de Política da Pessoa com Deficiência e da Assessoria de Gestão Inteligente e Inovação da secretaria. Eles já foram testados e os funcionários da BBP treinados para orientar seu uso. No total, foram adquiridos cinco aparelhos. Quatro estão sendo cedidos à Biblioteca, que utilizará dois e repassará dois a bibliotecas do interior. O quinto aparelho será destinado para uso em eventos da Secretaria, como o Paraná Cidadão e a Feira da Cidadania.

O OrCam MyEye é o dispositivo de tecnologia assistiva mais avançado do mundo para pessoas com deficiência visual ou com dificuldade de leitura que permite a leitura de textos impressos ou digitais, de perto ou de longe. O dispositivo, que pesa apenas 22,5 gramas e pode ser acoplado a qualquer par de óculos, fotografa, escaneia e transforma instantaneamente textos de qualquer superfície em áudio, sejam de livros, jornais, revistas, placas de rua, cardápios de restaurantes, nomes de lojas, mensagens do celular, folhetos etc. Além disso, reconhece rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro em tempo real. Funciona em qualquer lugar e não requer conexão com a internet.

Participarão da cerimônia de entrega à Biblioteca, além dos secretários Hudson José, de Comunicação e Cultura, e Ney Leprevost, da Sejuf, o chefe do Departamento de Política da Pessoa com Deficiência, Luiz Felipe Braga Cortes, e a diretora da BPP, Ilana Lerner Hoffmann.

Veja Também

CERTO WEB - Biblioteca Pública do Paraná incorpora aparelhos de última geração que permitem que cegos leiam livros e reconheçam rostos

1 comentário em “Biblioteca Pública do Paraná incorpora aparelhos de última geração que permitem que cegos leiam livros e reconheçam rostos”

  1. Pingback: Shopping realiza atração em horário especial para crianças autistas - Reinaldo Bessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CERTO WEB - Biblioteca Pública do Paraná incorpora aparelhos de última geração que permitem que cegos leiam livros e reconheçam rostos
X