DESKTOP

Secretaria da Saúde distribui preservativos e lubrificantes para prevenção de doenças no Carnaval

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

normal DSC 8609 - Secretaria da Saúde distribui preservativos e lubrificantes para prevenção de doenças no Carnaval
Secretaria da Saúde do Paraná se atenta à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no Carnaval. (Foto: Divulgação/SESA)

A Secretaria da Saúde do Paraná acaba de distribuir 4 milhões de preservativos masculinos, 90 mil preservativos femininos e 250 mil unidades de gel lubrificante para as 22 regionais de saúde do estado. Os preservativos serão repassados a todos os municípios paranaenses para entrar em ação durante o Carnaval para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), como sífilis, HIV e hepatites.

As DSTs são doenças causadas por mais de 30 vírus e bactérias por meio do contato, sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. De acordo com a Secretaria de Saúde, a maioria dos casos de infecção pelo HIV no país é registrada na faixa de 20 a 34 anos e o preservativo é o meio mais eficaz de proteção.

A chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria, Mara Franzoloso, também ressalta que uma pessoa pode estar infectada por mais de um vírus ao mesmo tempo e contrair Infecção Sexualmente Transmissível (IST) várias vezes ao longo da vida. “As ISTs aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/AIDS, por exemplo”, destaca

normal b3092863440a47c18667ac4b46149a46 - Secretaria da Saúde distribui preservativos e lubrificantes para prevenção de doenças no Carnaval
O Carnaval de Antonina. (Foto: Cristiano Oliveira/Arquivo TV Paraná Turismo)

Além dessa ação, também serão promovidas atividades do Verão Maior, na região Noroeste, por meio da 14ª. Regional de Paranavaí e secretarias municipais de Porto Rico, Porto São José e Marilena. Nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro, os dias de Carnaval, serão feitos alguns testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis nos três locais com praias de água doce que recebem muitos visitantes. Em Porto Rico a ação será na Casa de Vidro; em São José, no início do Calçadão, e em Marilena na unidade de saúde da orla.

LEIA TAMBÉM:

Quando uma pessoa é diagnosticada com alguma das doenças, é encaminhada para o tratamento, que acontece por meio da distribuição de medicamentos como antivirais, antirretrovirais, antimicrobianos e penicilina, entre outros. Gestantes contaminadas recebem acompanhamento do pré-natal até o parto, além da Fórmula Infantil (leite) para crianças expostas ao HIV, garantindo a nutrição até os seis meses de idade.

A Secretaria de Saúde permite o acesso gratuito ao diagnóstico e os exames ficam prontos em cerca de 30 minutos.

Veja Também

2 comentários em “Secretaria da Saúde distribui preservativos e lubrificantes para prevenção de doenças no Carnaval”

  1. Pingback: Guarda Municipal ganha novas armas; equipamentos serão entregues em cinema público - Reinaldo Bessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X