DESKTOP

MON abre segunda edição da exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

mon 1 - MON abre segunda edição da exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”
Os visitantes do Museu Oscar Niemeyer (MON) poderão conferir, a partir desta quinta-feira (20), a segunda edição da exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”. (Foto: Sérgio Guerini/Divulgação MON)

O Museu Oscar Niemeyer abre nesta quinta-feira (20) a segunda edição da belíssima exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”. Inaugurada em março de 2018, a mostra teve uma renovação de cerca de 50% das peças expostas e passou a ser dividida por núcleos de regiões e civilizações. Na nova configuração o público conseguirá visualizar melhor como era uma pequena casa no Japão ou o gabinete de um mandarim literato na China do século 17, por exemplo.

Há dois anos o diplomata Fausto Godoy, de São Paulo, doou ao MON uma coleção de quase três mil peças de arte asiáticas reunidas por ele ao longo de sua carreira como embaixador em países como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar. Para a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, a chegada da coleção ao acervo do MON o elevou ao patamar dos grandes museus internacionais. Segundo Godoy, a principal diferença entre as duas montagens da exposição é que essa segunda edição apresenta uma seleção regional e temática.

O diplomata explica que, após a renovação, a exposição apresenta vários novos destaques. Um deles é o recipiente para pincéis (Bitong) da Dinastia Ming (1368-1644). Outro é a cama com dossel feita com madeira jacarandá, do século 18, da região de Hyderabad, na Índia. Na primeira sala, o público poderá também ver de perto pequenos unguentários de vidro do século 1 a.C. “São peças raras, com pouquíssimos exemplares em exibição no mundo e que mostram a influência grega e romana naquela região, naquele período da história da humanidade”, diz o ex-embaixador.

mon 2 - MON abre segunda edição da exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”
Inaugurada em março de 2018, teve uma renovação de cerca de 50% das peças expostas. Dividida agora por núcleos de regiões e civilizações, a mostra tornou-se mais didática. (Foto: Sérgio Guerini/Divulgação MON)

A exposição também apresenta gravuras, papéis e tapetes criados em diferentes tempos de guerras, dispostos numa sala específica, chamada por Godoy de Arte e Política. São obras como xilogravuras da Revolução Cultural da China, desenhos e pôsteres da Guerra do Vietnã e tapetes da Guerra do Afeganistão feitos por crianças.

SERVIÇO

Exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses”
Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999)
A partir de 20 de fevereiro – Quinta-feira
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas-feiras entrada gratuita

Veja Também

1 comentário em “MON abre segunda edição da exposição “Ásia: a terra, os homens, os deuses””

  1. Pingback: Exposição fotográfica que homenageia Curitiba está de volta - Reinaldo Bessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X