DESKTOP

Novas suspeitas de coronavírus aparecem em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

3505782 1024x681 - Novas suspeitas de coronavírus aparecem em Curitiba
Sete suspeitas de coronavírus apareceram nesta semana em Curitiba. (Foto: Freepik)

Até a semana passada existia apenas uma suspeita de coronavírus na Região Metropolitana de Curitiba, porém, agora são sete casos sendo investigados na capital. Na segunda-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou os primeiros seis, de pacientes que seguem aguardando resultados de exames, e ontem (3) um novo caso apareceu. No Paraná, ao todo, são 14 casos sendo investigados.

A nova suspeita é de uma mulher de 56 anos que voltou recentemente de uma viagem à França. Ela procurou ajuda médica por conta de uma infecção respiratória leve com febre, tosse e coriza. Em um hospital privado, amostras foram coletadas para exames e a recomendação foi que ela não saísse de casa até que os resultados dos exames estejam prontos.

As sete pessoas estão em isolamento domiciliar voluntário. De acordo com a médica da SMS, Marion Burger, o internamento só é necessário em casos de complicações como infecção pulmonar. Um homem de 42 anos, um dos suspeitos, precisou ser internado por esse motivo, mas agora já está em casa.

A médica também explica que os pacientes devem seguir as orientações de higiene e isolamento enquanto aguardam o resultado, porque por mais que a infecção não seja por conta do coronavírus, os cuidados evitam a contaminação de outras pessoas e agiliza o processo de recuperação. Os pacientes de casos suspeitos são monitorados por telefone todos os dias para que a evolução do quadro de saúde seja verificada. Segundo a secretaria, os doentes também devem indicar as pessoas mais próximas com quem tiveram contato; elas também são monitoradas.

Cuidados básicos

O médico pneumologista, Lúcio Rasera, da Clínica Pulmonar Curitiba, listou algumas dicas para a prevenção do vírus – a matéria completa você pode conferir clicando aqui.

1 – Evite contato próximo com doentes.
2 – Evite tocar os olhos, o nariz e a boca sem prévia higiene com água e sabão.
3 – Permaneça em casa se estiver doente.
– Proteja a boca e o nariz com lenço de papel quando tossir ou espirrar e depois descarte-o (caso o faça com as mão, lave-as imediatamente).
5 – Limpe com frequência superfícies com muito contato entre diversas pessoas, como corrimãos, mesas, cadeiras, etc. A limpeza pode ser feita com desinfetante comum.
6 – Se você estiver doente ou for um profissional da saúde, use máscaras.
– Lave com frequência as mãos com água e sabão (palma e dorso). Álcool em gel 70% também pode ser usado.

LEIA TAMBÉM:

Viagens ao exterior

Dos sete casos investigados em Curitiba, três são de pessoas que foram para a Itália e quatro que foram para a França, países que já registraram transmissão local da doença. De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Oliveira, quando a estadia em países da Europa de tornou critério para investigações o aumento do número de casos suspeitos já era esperado.

Veja Também

CERTO WEB - Novas suspeitas de coronavírus aparecem em Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CERTO WEB - Novas suspeitas de coronavírus aparecem em Curitiba
X