Coluna da Porto a Porto fala da visita do célebre enólogo português José Maria Soares Franco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Conteúdo patrocinado

José Maria Soares Franco no Brasil

O célebre enólogo português esteve no Brasil para degustações de vinhos Duorum

José Maria Soares Franco divulgação 1024x681 - Coluna da Porto a Porto fala da visita do célebre enólogo português José Maria Soares Franco
José Maria Soares Franco, um dos principais nomes da enologia mundial. (Foto: Divulgação)

Um dos principais nomes da enologia mundial, José Maria Soares Franco, visitou o Brasil essa semana e passou por Porto Alegre e Curitiba, cidades nas quais conduziu degustações de vinhos da premiada vinícola Duorum, projeto que marca sua carreira em parceria com o também enólogo João Portugal Ramos. Foram degustações comentadas, para um seleto grupo de convidados, de rótulos elaborados no Douro e já consagrados entre o consumidor brasileiro.

Duorum 1 divulgação 1024x582 - Coluna da Porto a Porto fala da visita do célebre enólogo português José Maria Soares Franco
A premiada vinícola Duorum marca a carreira de José Maria Soares Franco em parceria com o também enólogo João Portugal Ramos. (Foto: Divulgação)

Natural de Lisboa, o gosto pela terra e pela natureza levaram José Maria a optar por uma Licenciatura em Agronomia (1972/1977) e por um estágio na Estação Vitivinícola Nacional (1978), em Dois Portos, numa época em que não existiam enólogos, mas provadores. Era o caso de Fernando Nicolau de Almeida, o célebre criador do primeiro Barca Velha, em 1952, e figura emblemática de A.A Ferreira (a Casa Ferreirinha, posteriormente adquirida pelo Sogrape), onde Soares Franco ingressou em 1979.

Lá José Maria foi responsável pela produção de vinhos do Douro e Porto durante 28 anos, de 1979 a 2007 (incluindo o mítico Barca Velha). Colaborou ainda intensamente na reestruturação vitícola e enológica da região iniciada no início dos anos 1980. Quando decidiu fazer um vinho próprio, convidou seu amigo de longa data João Portugal Ramos e os dois abraçaram este projeto pensado para a região do Douro, nos excepcionais terroir de Cima Corgo e Douro Superior.

Duorum 3 divulgação 683x1024 - Coluna da Porto a Porto fala da visita do célebre enólogo português José Maria Soares Franco
A Duorum iniciou suas atividades em 2007. (Foto: Divulgação)

A Duorum iniciou suas atividades em 2007. Os vinhos apresentam características únicas e são resultados de um árduo trabalho em busca da excelência. “Desde o começo sabíamos que queríamos criar um vinho com equilíbrio e harmonia entre maturação e frescura, que seja, gastronômico, que é o perfil da nossa marca”, disse o enólogo.

Duorum é uma expressão latina que significa “de dois”: projeto de dois enólogos, de duas regiões de Portugal e uvas de duas altitudes. O enólogo já disse que este trabalho representou sua volta as origens, pois tudo iniciou do zero, inclusive os vinhedos. A filosofia de trabalho é baseada no respeito à paisagem ancestral da Região Demarcada do Douro, considerada Patrimônio Mundial, e a principal política é o desenvolvimento rural sustentável.

LEIA TAMBÉM:

Duorum 2 divulgação 1024x678 - Coluna da Porto a Porto fala da visita do célebre enólogo português José Maria Soares Franco
Duorum significa “de dois”: projeto de dois enólogos, de duas regiões de Portugal e uvas de duas altitudes. (Foto: Divulgação)

Os vinhos Duorum que estão no Brasil são Tons de Duorum, Duorum Colheita, Duorum Reserva Vinhas Velhas, Duorum Porto Vintage DOC e Duorum Porto Vintage Vinha de Castelo Melhor. Das safras disponíveis destaque para as seguintes premiações: Duorum Reserva Vinhas Velhas 2017 com 90 pontos no Robert Parker e 93 na Wine Enthusiast; Duorum Porto Vintage 2007 com 91 pontos no Robert Parker; e Duorum Vintage Port Vinha do Castelo Melhor 2008 com 94 pontos na Wine Spectator.

Os vinhos DUORUM são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Veja Também

1 comentário em “Coluna da Porto a Porto fala da visita do célebre enólogo português José Maria Soares Franco”

  1. Pingback: Tendências do mundo dos vinhos: rosés; confira na coluna da Porto a Porto - Reinaldo Bessa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X