DESKTOP

Associação Comercial defende redução de aluguéis de lojas e recomenda fechamento do comércio em geral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

acp 1024x842 - Associação Comercial defende redução de aluguéis de lojas e recomenda fechamento do comércio em geral
A Associação Comercial do Paraná (ACP) criou um comitê permanente para atender os associados em relação à crise provocada pelo coronavírus. (Foto: Divulgação)

A Associação Comercial do Paraná (ACP) criou um comitê permanente para atender os associados em relação à crise provocada pelo coronavírus. A iniciativa surgiu porque lojistas de shopping centers estão reivindicando que a redução do horário de funcionamento desses estabelecimentos acarrete também na diminuição de valores pagos, especialmente o aluguel das lojas. Segundo a ACP, a própria legislação brasileira sustenta “a nossa reivindicação quando ocorrem, como está acontecendo, prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior”, diz a entidade. “O coronavírus justamente foi imprevisível e não sabemos quanto tempo irá durar a situação de pandemia”, afirma o recém-empossado presidente da Associação Comercial, Camilo Turmina.

Para Turmina, ele próprio lojista de shoppings, se não houver medidas sensatas, a crise poderá se agravar ainda mais. “Esperamos um grau de conscientização mais elevado, seja da população ou dos poderes constituídos, em todos os níveis, para a sobrevivência de todos”, acrescenta. Uma solução justa e adequada, segundo ele, seria, no período de pandemia, o aluguel ser calculado sobre o percentual do faturamento até que a atividade econômica retorne ao normal.

A sugestão consta da carta enviada pela direção da Associação Comercial à Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e ao governador Ratinho Jr. “Que Deus nos ajude e os shoppings não nos cobrem o aluguel, porque os funcionários vamos ter que pagar, mesmo sem trabalharem”, disse ao portal uma empresária com loja em um dos principais shoppings de Curitiba.

As dúvidas e sugestões para o comitê permanente da ACP podem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (41) 3320-2929.

Nota oficial

No início da tarde, a Associação Comercial divulgou nota oficial em que recomenda aos associados o fechamento do comércio. Diz a nota: “Diante do esvaziamento das ruas e lojas verificado nos últimos dias e da necessidade de contenção dos contágios pelo Covid 19, o coronavírus, a Associação Comercial do Paraná, baseada nos recentes decretos baixados pela Prefeitura Municipal de Curitiba e do Governo do Estado, orienta o fechamento dos estabelecimentos comerciais a partir desta data, mesmo que tal decisão seja exclusiva de cada comerciante, com exceção dos atendimentos essenciais, como mercados, farmácias, postos de gasolina e outros. Para que as vendas não sejam integralmente paralisadas, orienta-se para o encaminhamento para as vendas on-line, na medida do possível, sempre observando as novas orientações legais que estão surgindo a cada dia no nosso Estado e no Brasil. Os comerciantes que ainda se mantêm em funcionamento já não têm conseguido arrecadar o suficiente para arcar com seus custos operacionais. A medida beneficiará a todos, trazendo mais segurança a empresários, trabalhadores e à população em geral. Serão centenas de milhares de pessoas que deixarão de circular nas cidades, reduzindo substancialmente a circulação do coronavírus. O momento pede conscientização e reflexão de todos, pois quanto antes estancarmos esta pandemia, antes retornaremos com mais força às nossas atividades comerciais. A saúde e o bem estar de todos nós estão acima do interesse econômico”.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X