DESKTOP

Governo do PR ativa sistema de conexão e distribuição de máscaras 3D

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

normal 27032020IMG 8321 - Governo do PR ativa sistema de conexão e distribuição de máscaras 3D
A máscara-escudo nasceu na República Tcheca e chegou ao Brasil com as impressoras 3D. (Foto: Ari Dias/AEN)

O Governo do Estado ativou uma aba no site www.coronavirus.pr.gov.br para conectar toda a cadeia de fabricação de máscaras de proteção (face shield) para ajudar os profissionais da saúde. O objetivo da medida, que foi implementada no fim de semana, é integrar ainda mais fornecedores de matéria-prima (profissionais ou empresas com impressoras 3D) e médicos e enfermeiros que atuam no combate ao novo coronavírus. A máscara-escudo nasceu na República Tcheca e chegou ao Brasil pouco tempo depois com as impressoras 3D disponibilizadas por empresários, universitários, pesquisadores e prefeituras.

Além da plataforma online para ampliar a participação de doadores, o governo fará a distribuição de todo o material produzido aos hospitais cadastrados em todo o estado. A iniciativa é da Superintendência de Inovação da Casa Civil. O governo paranaense aderiu a um movimento espontâneo da sociedade civil chamado Atitude 3D e disponibilizou servidores e veículos da Casa Civil e da Defesa Civil para distribuir os equipamentos de proteção que estavam sendo fabricados pela rede de empreendedores para hospitais públicos e privados. Em 15 dias foram entregues 8 mil máscaras a hospitais e unidades básicas e outras 14 mil estão em produção. A aba no portal oficial do governo do estado ajuda a organizar as necessidades para levar as máscaras para uma cidade onde não há nenhum produtor.

LEIA TAMBÉM:

Foram abertas três áreas no portal: a de fornecedores de matéria-prima permite a essas empresas apresentar os materiais disponíveis para doação e a sua localização; a dos makers mapeia os idealizadores com suas impressoras 3D e a de demanda é um formulário aberto a profissionais e instituições da saúde que desejam receber o material. “É um micro-ecossistema de inovação dentro dessa rede gigante de startups e idealizadores do Paraná. Com o site, mapeamos fabricantes de matéria-prima, aproximamos os makers dos médicos e podemos atender as necessidades de municípios do interior”, explica o superintendente de Inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski. Segundo ele, à medida que a capacidade de produção aumentar, será possível expandir a distribuição do equipamento para outros profissionais que também estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus.

Veja Também

2 comentários em “Governo do PR ativa sistema de conexão e distribuição de máscaras 3D”

  1. Pingback: Prefeitura anuncia nova etapa da vacinação contra a gripe para idosos

  2. Pingback: Feirinha do Largo da Ordem vira online para não deixar artesãos sem renda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X