DESKTOP

Sanepar divulga nova tabela de rodízio de Curitiba e RMC até dia 17; veja a lista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Gabriela Fialho

iStock 953696040 1 1024x683 - Sanepar divulga nova tabela de rodízio de Curitiba e RMC até dia 17; veja a lista
A Sanepar reforça que o horário de término do rodízio não representa o retorno imediato da água. (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (14), a Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar) divulgou um novo rodízio no sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana que pode afetar moradores sem caixa d‘água em ao menos 93 bairros da capital e RMC. Segundo a companhia, nesta semana o nível do Rio Miringuava caiu para menos de 30%, o que levou necessidade de intensificar o rodízio nas regiões abastecidas pelos reservatórios.

Na nova lista serão afetados bairros de Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Almirante Tamandaré, Colombo e Tijucas do Sul. O serviço pode ser restabelecido até terça-feira, dia 19, dependendo da área.

LEIA TAMBÉM:

A Sanepar reforça que o horário de término do rodízio não representa o retorno imediato da água às torneiras. O abastecimento é retomado, gradativamente, após a reabertura, para evitar alta pressão e rompimento de rede.

Dicas de Consumo

A empresa orienta que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao coronavírus. A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem. Confira algumas dicas:

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

– Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Caixa d´água  

Só ficarão sem água durante este período os moradores que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Avisos por SMS

A Sanepar envia SMS (mensagem de texto para o celular) com avisos de falta d‘água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel. Atualmente, no Paraná, cerca de 2 milhões de clientes já foram cadastrados para receber avisos em seu telefone celular.

Confira a tabela completa:

tabela 01 - Sanepar divulga nova tabela de rodízio de Curitiba e RMC até dia 17; veja a lista
tabela 02 - Sanepar divulga nova tabela de rodízio de Curitiba e RMC até dia 17; veja a lista
tabela 03 - Sanepar divulga nova tabela de rodízio de Curitiba e RMC até dia 17; veja a lista

Você também pode conferir a tabela AQUI.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X