DESKTOP

Tradicional no calendário cultural de Curitiba, Festival Folclórico de Etnias do Paraná está suspenso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

Poltava 536 1 1024x683 - Tradicional no calendário cultural de Curitiba, Festival Folclórico de Etnias do Paraná está suspenso
O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, no Festival Folclórico de Etnias do Paraná, em 2019. (Foto: Lana Seganfredo/Toca Cultural)

O Festival Folclórico de Etnias do Paraná é um evento que já faz parte do calendário anual de Curitiba há quase 60 anos, acontecendo sempre na primeira quinzena de julho e reunindo grupos de diversas etnias no palco do Teatro Guaíra. De ucranianos a japoneses, as duas semanas que integram o festival reúnem cerca de 16 mil espectadores anualmente. Esse ano, porém, o cenário é um pouco diferente. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os quase mil artistas que já tinham as datas de seus grupos confirmadas para 2020 desde fevereiro, ficaram sem saber o rumo que o festival tomaria.

A ideia inicial da Presidente da Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), Blanca Hernando Barco, era remarcar o festival para datas esparsas de novembro e talvez dezembro, conforme disponibilidade do Guaíra. E de acordo com o presidente do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, Carlos Valdir Henze Junior, o teatro estava se mostrando bastante interessado em manter o festival e procurou a Aintepar para falar sobre o assunto, porém, sinalizou que não conseguiriam manter um grande bloco de datas, “o que nem chegaria a ser um problema crítico, a meu ver”, completou Henze.

WhatsApp Image 2020 05 20 at 20.41.51 1 1024x683 - Tradicional no calendário cultural de Curitiba, Festival Folclórico de Etnias do Paraná está suspenso
O Folclore Grego Neoléa do Paraná, no Festival Folclórico de Etnias do Paraná, em 2017. (Foto: Lana Seganfredo/Toca Cultural)

No entanto, na última reunião promovida pela Associação com os presidentes dos grupos folclóricos, a maioria apresentou uma série de questões em assumir datas com o Guaíra em um cenário de indefinição de quando os grupos poderiam retornar com segurança aos ensaios e também como seria o risco desta apresentação. Alguns grupos só voltarão a qualquer atividade quando uma vacina eficaz já estiver disponível à população. Outro fator seria a possibilidade de sequer serem liberados teatros e cinemas este ano.

Da parte do Poltava, Henze também expôs a preocupação com, por exemplo, reunir 28 senhoras do departamento de dança Sênior, mais de 120 crianças da Escola Poltava e mais centenas de adultos, pontuando que não voltarão aos ensaios automaticamente atrelados ao retorno de escolas e atividades comerciais, mas sim ao entendimento amadurecido pela diretoria própria do Poltava de que o retorno é realmente indicado, seja em blocos ou na íntegra.

Festival suspenso

WhatsApp Image 2020 05 20 at 20.50.28 1024x683 - Tradicional no calendário cultural de Curitiba, Festival Folclórico de Etnias do Paraná está suspenso
O Grupo Folclórico Polonês do Paraná Wisla, no Festival Folclórico de Etnias do Paraná, em 2018. (Foto: Lana Seganfredo/Toca Cultural)

Sendo assim, a posição atual da Aintepar e que foi comunicada ao Guaíra na semana passada é a de festival suspenso, com forte possibilidade de não ocorrer neste ano, pois, como corretamente colocado na reunião, esta pandemia fará desse 2020 para sempre lembrado como atípico e um “pulo” nesta edição do festival será algo coerente com todo o cenário e não um problema em si.

Henze completou relatando que não pretende reunir 300 e tantas pessoas nos bastidores de um teatro se isso for colocar vidas em risco. “Acredito que o que pode acontecer é um Natal das Etnias no final do ano, com um número menor de pessoas e departamentos. Mas hoje eu acho inviável uma apresentação de grande porte e que envolva tantas pessoas e necessite de tantos ensaios preparatórios”, finalizou.

Uma nova posição, definitiva, ficou para ser marcada para agosto, aí já correndo o risco de sequer datas disponíveis o Teatro Guaíra ter.

LEIA TAMBÉM:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X