DESKTOP

Shoppings de Curitiba anunciam reabertura a partir de segunda-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Reinaldo Bessa

img 73245b8a4e9cf999c97f91c478867443 1024x681 - Shoppings de Curitiba anunciam reabertura a partir de segunda-feira
A semana começa com todos os shoppings abertos em Curitiba. (Foto: Divulgação)

Depois do anúncio da reabertura dos shoppings Barigui e Jockey Plaza, na próxima segunda-feira (25), e do Mueller, na terça (26), noticiada em primeira mão pelo portal, vários outros shoppings de Curitiba também comunicaram a reabertura a partir de segunda-feira, todos com o horário reduzido, das 12h às 20h, e adotando uma série de medidas de segurança. São eles: Pátio Batel, Crystal, Curitiba, Palladium, Estação, Ventura e Jardim das Américas, além do Shopping São José, de São José dos Pinhais – que pertence ao Grupo Soifer, proprietário do Pátio Batel.

Apenas o Mueller decidiu reiniciar as atividades na terça-feira porque na véspera fará os últimos ajustes e testes para que, conforme a superintendente, Daniela Baruch, tudo fique 100% de acordo com os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde. Todos eles informam que a reabertura segue todas as orientações preventivas das autoridades de Saúde e da própria associação do setor, a Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE). Os protocolos de reabertura adotados pelos shoppings são muito parecidos (confira no final o do ParkShoppingBarigüi).

Alguns shoppings, como o Pátio Batel e São José, ambos do mesmo grupo, e Crystal, decidiram manter o serviço de drive-thru, inaugurado para o Dia das Mães. Em todos eles, operações de cinema e entretenimento e atividades para crianças permanecem suspensas.

ACP comemora

Em nota divulgada na manhã deste sábado (23), a Associação Comercial do Paraná agradece a receptividade do governador Ratinho Jr. e do prefeito Rafael Greca em atender aos pedidos da entidade e dos empresários do setor permitindo a reabertura dos shoppings da capital paranaense. “Entendemos que a preocupação com a saúde da população é a prioridade dos governantes, mas não podemos deixar de ressaltar que os shopping centers encontram-se fechados há mais de 50 dias, gerando prejuízos enormes a uma grande quantidade de empresários e que esses prejuízos podem se transformar em fechamento definitivo de estabelecimentos comerciais e desemprego generalizado”, diz texto, assinado pelo presidente da ACP, Camilo Turmina.

LEIA TAMBÉM:

Para a ACP, a reabertura dos shoppings não provocará aglomerações uma vez que o comércio de rua da capital, reaberto desde 17 de abril, tem tido um movimento de cerca de 30% do normal, segundo Turmina. Para evitar o acúmulo de passageiros no transporte coletivo nos horários de pico definiu-se que os shoppings funcionarão das 12h às 20h e o comércio de rua das 10h às 17h. “Não incentivamos a ‘corrida’ aos shopping centers, que nas cidades onde já funcionam, demonstraram uma mudança de comportamento do consumidor, que agora tem uma permanência média de cerca de 30 a 40 minutos contra 2h30 em tempos normais”, comenta o presidente da Associação Comercial na nota. Nas seis cidades paranaenses onde os shopping centers já estavam abertos, tem havido uma redução de 70% no número de consumidores.

Protocolo de reabertura do ParkShoppingBarigüi

Confira algumas das principais medidas adotadas pelo shopping:

  1. Seguindo a orientação de ocupação dos espaços comerciais de uma pessoa por cada 9m², o shopping realizará o controle de entrada de pessoas pelas portarias de acesso A (entrada principal do chafariz), Be C (próximo ao supermercado Festval), E (entrada app de transporte), G (G1) e N (Park Gourmet).
  2. Proibido o acesso de adultos com 60 anos ou mais, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças menores de 12 anos.
  3. Proibido o acesso de pessoas com sintomas de síndrome gripal.
  4. Cancelas de acesso com sistema de aproximação sem a necessidade de se apertar botões.
  5. Controle automatizado doacesso de clientes por meio do sistema de monitoramento por câmeras.
  6. Aferição de temperatura das pessoas que ingressarem no shopping.
  7. Instalação de marcadores de distanciamento sinalizando a distância mínima.
  8. Instalação de marcadores de distanciamento nas escadas rolantes, de uma pessoa a cada três degraus.
  9. Aumento no distanciamento entre mesas da praça de alimentação, retirando cadeiras e colocando comunicação para não utilização.
  10. Uso de máscaras faciais obrigatório para todos os lojistas, funcionários e clientes.
  11. Ampliação do número de dispensadores de álcool a 70% gel antisséptico em todo o ambiente do mall.
  12. Colocação de avisos com orientações em todo o mall, portarias, elevadores, banheiros e praça de alimentação sobre a importância da higienização das mãos para prevenção de doenças.
  13. Limitação de uso dos elevadores para uma única pessoa ou para grupos de uma mesma família, respeitando a lotação máxima de cada equipamento.
  14. Suspensão temporária dos serviços do fraldário,banheiro teen, empréstimo de carrinhos elétricos, bebedouros, guarda-volumes, valet, playground, SAC Presencial (este serviço será prestado por telefone e online) e retirada de todos os lounges, incluindo HotSpot.
  15. Reforço na rotina de limpeza e higienização de corrimãos, parapeitos, mesas e cadeiras da praça de alimentação, banheiros e terminais de autoatendimento do estacionamento com o uso de Byperox (peróxido) e sanitização das áreas comuns duas vezes por semana.
  16. Instalação de tapetes sanitizantes em todas as entradas do mall para higienização dos solados dos sapatos.
  17. Animais de estimação não serão permitidos circulando pelo mall.
  18. Fechamento dos decks de estacionamento pisos G4, G5 e G6 Norte.
  19. Fechamento do portão de acesso pela BR-277.
  20. Intensificação dos cuidados com a ventilação interna do shopping para garantir a constante renovação do ar.
  21. Orientação a todos os lojistas para intensificar a limpeza e higienização das suas operações, especialmente as áreas de contato das mãos, como balcões.
  22. Suspensão temporária de todo e qualquer evento para não estimular aglomeração de pessoas.
  23. Por fim, a Multiplan contratou um médico-infectologista para auxiliar, instruir e preparar toda a equipe para a reabertura do shopping, além do cumprimento de todos os protocolos de segurança.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X