DESKTOP

Urbs aumenta a frota de ônibus para 80% a partir desta segunda-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

00299331 1 - Urbs aumenta a frota de ônibus para 80% a partir desta segunda-feira
Urbs está aumentando a frota de ônibus disponível em Curitiba para 80%. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Com a reabertura dos shoppings e consequente aumento da população nas ruas e no transporte coletivo, a Urbanização de Curitiba (Urbs) está aumentando a frota de ônibus disponível na cidade. O aumento será de 65% para 80% da frota total de 1,5 mil ônibus a partir dessa segunda-feira (25). Apesar do número de passageiros ainda estar muito abaixo do normal – 260 mil por dia contra 756 mil antes do isolamento – a previsão da Urbs é de que o fluxo de pessoas aumente em 20% a partir dessa semana.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, explicou que, com o reforço, a linha Inter 2 vai funcionar com 100% da frota nos dias úteis, as linhas expressas Pinheirinho-Rui Barbosa, Santa Cândida-Capão Raso e Circular Sul vão operar com 90% da capacidade nos horários de pico, as linhas alimentadoras, que atuam na região Sul da cidade, vão funcionar com 100% nos horários de maior movimento e a linha Boqueirão-Centro Cívico será reforçada de manhã e de noite.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, essa readequação será diariamente monitorada por câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) e uma frota reserva estará a postos para entrar na ativa em caso de necessidade. “É uma fase de transição. Vamos passar de uma fase mais aguda da pandemia, com maior isolamento, para o chamado novo normal, com um número maior de pessoas circulando, mas ainda com restrições. Teremos que monitorar de perto como isso vai acontecer até a volta da normalidade”, disse Greca.

Além disso, Maia Neto explicou que essa reorganização das linhas é uma forma de antecipação para tornar o transporte mais eficaz para atender a nova demanda que sairá às ruas.

Outras orientações

00299332 - Urbs aumenta a frota de ônibus para 80% a partir desta segunda-feira
A previsão da Urbs é de que o fluxo de pessoas aumente em 20% a partir dessa semana. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

De acordo com a Urbs, os ônibus das principais linhas só podem sair dos terminais com lotação máxima de 50%, para evitar aglomeração. Existem marcações em todos os terminais para que os passageiros mantenham uma distância de pelo menos 1,5 metro entre si. Folders com as principais orientações – uso de máscaras, distanciamento, janelas abertas nos veículos – estão sendo distribuídos. Dentro dos ônibus, cartazes, faixas e painéis eletrônicos trazem informações sobre a prevenção da Covid-19. O trabalho de orientação de fiscais e agentes da Guarda Municipal, que também ganhou o apoio do Exército, vai ser continuar – 80 soldados entre 5h30 e 8h30 nos principais terminais, Pinheirinho, Santa Cândida, Cabral, Centenário de Boqueirão, e entre 16h30 e 19h30 nas estações-tubo das praças Carlos Gomes, Rui Barbosa e na estação Central.

LEIA TAMBÉM:

Comércio, escolas, idosos

00299333 1 - Urbs aumenta a frota de ônibus para 80% a partir desta segunda-feira
Prefeito Rafael Greca pede para que os idosos evitem usar o transporte coletivo. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Numa visão otimista, Maia Neto diz que é preciso que o comércio de rua e os shoppings trabalhem em horários alternativos para que o sistema de transporte coletivo não fique sobrecarregado, principalmente nos horários de pico. O ideal é que as frotas operem com folga para evitar aglomerações e obedecer as normas de prevenção do novo coronavírus.

Mesmo com a reabertura do comércio, as escolas continuam fechadas, o que deve manter o movimento no transporte coletivo ainda abaixo da média normal, de acordo com a Urbs.

Outro pedido por parte da Prefeitura é que os idosos – grupo de risco da Covid-19 – evitem usar os ônibus. O movimento de passageiros da terceira idade ainda é de aproximadamente 17 mil por dia. “Não queremos que os idosos se exponham ao risco de transmissão, então fiquem em casa”, concluiu o prefeito.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X