DESKTOP

Estudante da UFPR cria plataforma que mostra casos de Covid-19 em bairros e ruas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Gabriela Fialho

WhatsApp Image 2020 05 26 at 21.03.43 1024x695 - Estudante da UFPR cria plataforma que mostra casos de Covid-19 em bairros e ruas
Apesar de não ser baseada em dados oficiais, 85% batem com os números divulgados pelas autoridades de saúde do Paraná. (Foto: Divulgação)

A plataforma ‘Juntos Contra o Covid’, criada em março por Faissal Nemer Hajar, estudante de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), possibilita consultar o risco de contaminação por bairros e até ruas das cidades brasileiras. Desde o seu lançamento, a ferramenta já recebeu mais de 108 mil contribuições. Além do site, ela pode ser acessada em dispositivos iOS e Android.

A plataforma é gratuita e o mapa é elaborado de forma colaborativa a partir de formulários respondidos anonimamente pela internet, perguntas simples, como seu estado de saúde, se teve contatos com pessoas infectadas ou se realizou viagens recentes ao exterior. Os dados coletados são transcritos em um mapa do Brasil, onde é possível analisar a incidência da doença no país.

LEIA TAMBÉM:

“O Juntos Contra o Covid” conta com a participação voluntária do público em geral, solicitando apenas alguns segundos para nos informar se você ou seus familiares estão saudáveis ou doentes. “Analisamos milhares de relatórios e os mapeamos para gerar visões nacionais da infecção pelo coronavírus, fornecendo às autoridades de saúde pública e pesquisadores informações anônimas em tempo real que podem ajudar a encerrar a pandemia e impedir que o vírus se alastre”, afirma o site oficial do projeto.

A partir das respostas, um algoritmo validado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) calcula os riscos de contaminação em determinada região e utiliza três cores: azul para baixo risco, amarelo para médio e vermelho para alto grau de risco. Os dados são atualizados com uma periodicidade mínima de cinco minutos.

Dados do Paraná

Apesar de não ser baseada em dados oficiais, 85% batem com os números divulgados pelas autoridades de saúde do Paraná. A plataforma mostra resultados parecidos com as apontadas em informações de órgãos públicos.

O Juntos Contra o Covid conta com o apoio da Amazon Web Services, da Gebit, da Cloudster e da Across e também de um financiamento coletivo via picpay e vakinha.

Para acessar a plataforma e pesquisar sua rua, bairro ou cidade, clique aqui!

Veja Também

1 comentário em “Estudante da UFPR cria plataforma que mostra casos de Covid-19 em bairros e ruas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X