Monique Benoski

Muitos semáforos para pedestres de Curitiba estão de cara nova especialmente para esse período de pandemia. O pedestre ilustrado nos sinaleiros agora usa máscara. Foram escolhidos 20 cruzamentos em locais com muita circulação. A ação reforça a necessidade de usar equipamentos de proteção individual ao sair de casa e já pode ser vista em alguns pontos da cidade como no cruzamento da Avenida Affonso Camargo com a Rua Governador Agamenon Magalhães, no Jardim Botânico; na esquina da André de Barros com a Marechal Floriano Peixoto e entre a Rua XV de Novembro e Barão do Rio Branco, no Centro.
A intervenção em prol do uso de máscaras também está nos ícones de pedestres perto da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (esquina entre as ruas Camões e XV de Novembro), do Terminal Guadalupe (entre as ruas João Negrão e Pedro Ivo) e nos arredores da estação-tubo Carlos Gomes (Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua Pedro Ivo). De acordo com a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella, o objetivo da campanha é caminhar junto com o Maio Amarelo, de prevenção a acidentes e mortes no trânsito.
Proteja-se

Rosangela também deixou claro que a ideia é não sair de casa, mas se for necessário, deve-se usar máscara. O obrigatoriedade do uso deste equipamento de proteção começou em Curitiba no dia 17 de abril. Ao mesmo tempo também começou um trabalho de orientação da população por parte da Guarda Municipal, sobre todas as medidas de prevenção. Segundo a Agência Estadual de Notícias, desde o início do mês, cerca de 42,9 mil pessoas foram abordadas com informações sobre as medidas de prevenção à Covid-19. “Nesse período, os guardas foram até 1.407 locais de incidência e reincidência de aglomerações”, completa o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
LEIA TAMBÉM:
- Restaurante La Varenne reabre com novos ambiente e pratos no cardápio
- Estudante da UFPR cria plataforma que mostra casos de Covid-19 em bairros e ruas