Aprenda a calcular o custo de produção do seu produto na coluna de Laura Döring

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Laura Döring

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Laura Döring te ensina a fazer seu produto ou serviço dar lucro. (Foto: Divulgação/Freepik)

Olá querido leitor, tudo bem? Empreender, como já vimos na coluna anterior, não é tão simples, exige muita disciplina e também estudo, do próprio produto ou serviço, do mercado, dos clientes e do cenário em que esse produto ou serviço será comercializado. Mas você sabe como fazer seu produto ou serviço dar lucro?

Existem vários tipos de empreendedores, aqueles que estão sempre aprendendo e se desenvolvendo e os que “seguem a manada”. E infelizmente, para empreender, muitos empresários acabam aprendendo errado, por ter como base empreendedores que também aprenderam errado e então cria-se um ciclo vicioso, onde até o estudo da lucratividade para seus produtos ou serviços é feito da maneira errada.

E para iniciarmos a forma correta de precificar os produtos e serviços precisamos encontrar o preço de equilíbrio, que é (como o nome diz) o equilíbrio entre a oferta e a demanda, sem ter prejuízo com a venda. Em um produto no qual a oferta está muito mais alta que a demanda, para gerar a concorrência, a empresa precisa baixar o preço para conseguir vender e manter a concorrência. Um exemplo claro é a venda de máscaras artesanais, que no início eram vendidas com uma média de vinte reais a unidade, e agora já são encontradas à uma média de cinco reais.

A precificação do produto faz com que a empresa mantenha sua boa reputação, já que preços muito baixos podem diminuir a credibilidade do produto, perdendo o valor da marca.

E saber o markup do seu produto ou serviço é fundamental para o sucesso da sua empresa. Principalmente devido às oscilações de preço de mercado, entre oferta e demanda, para não ter margem negativa (perder dinheiro).

E você sabe o que é Markup?

Markup é a forma de fazer a conta do custo de produção do seu produto (coluna anterior) mais a sua lucratividade. Normalmente, calculamos em percentual de lucro e, com base nesse lucro, conseguimos obter desconto sem risco de ficar abaixo do custo de produção, portanto, sem risco de perder dinheiro.

Mas como é feito o cálculo do Markup?

Digamos que eu tenha um produto em que o custo de produção é de R$ 100 e eu quero obter o lucro de 30% em cima do custo do produto. Normalmente é feita a conta de R$ 100 + 30% = R$ 130. Será que essa formula está correta? Então em cima desse resultado eu resolvo dar um desconto de 25%. R$130 – 25% = R$ 975. Percebe que esse resultado não é correto? O custo mínimo do seu produto é de R$ 100, então você está perdendo dinheiro ao fazer a conta “de padeiro” como chamamos. Sabe por que esse resultado dá negativo? Porque 25% de R$ 130 é muito maior do que 30% de R$ 100. Mas então, como eu consigo fazer uma conta onde mesmo dando desconto eu não perca dinheiro?

Quando se trata de percentual, o melhor a fazer é desmembrar o valor para não correr risco de fazer a conta errada. Essa fórmula deve ser usada para todos os tipos de venda, em todas as áreas de atuação. Medicina, direito, empresas de produtos, de serviços, ou seja, ninguém está livre dessa fórmula.

Um médico esteticista pode utilizar para a venda de um produto como toxina botulínica, por exemplo. Ele então deve colocar o valor unitário do produto acrescido dos custos intangíveis como aluguel do consultório, água, custo da consulta, etc, (rateado pelo total das vendas mensais, claro).

Ou um dentista, que para fazer uma restauração, pode utilizar o custo unitário de uma resina mais os custos intangíveis para chegar ao preço que vai cobrar do seu paciente. Podemos passar o dia todo falando de diversas situações, porém, deixei exemplos em que normalmente os profissionais que mais precisam de uma precificação bem feita não utilizam a fórmula correta.

Então vamos dar um exemplo com a fórmula, para guardar e seguir daqui em diante:

Lucro de 30% de um custo unitário de R$ 100

R$ 100 : (100 – 30) X 100 =

R$ 100 : 70 X 100 = R$ 142,80

Agora vamos calcular o desconto de 25% desse produto:

R$ 142,80 X (100 – 25) : 100 =

R$ 142,80 X 75 : 100 = R$ 1071,42

Percebe que dessa vez o preço de desconto não ficou abaixo do custo unitário do produto?

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Então guarde essas fórmulas, pratique e sempre que precisar procure um profissional para ajudar na formação de preço dos seus produtos.

E nunca esqueça: nesse momento todos juntos faremos a diferença!

Um beijo, até a próxima coluna.

Laura Doring

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Administradora de empresas, pós graduada em vendas e marketing pela FAE, especialista em gestão comercial pela Fundação Getúlio Vargas, e neurovendas pela Esic de Madrid. Atua como especialista em consultoria financeira, previdência privada, consórcio, corretagem de seguros, agente de investimento e gestora de equipe de vendas.

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Administradora de empresas, pós graduada em vendas e marketing pela FAE, especialista em gestão comercial pela Fundação Getúlio Vargas, e neurovendas pela Esic de Madrid. Atua como especialista em consultoria financeira, previdência privada, consórcio, corretagem de seguros, agente de investimento e gestora de equipe de vendas.

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