DESKTOP

Entorno do Mercado Municipal ganha estacionamento para bicicletas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Mercado Municipal de Curitiba1 - Entorno do Mercado Municipal ganha estacionamento para bicicletas
Intervenções no entorno do Mercado Municipal iniciam nesta sexta-feira. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Curitiba inicia nesta sexta-feira (5) os preparativos para a instalação de paraciclos no entorno do Mercado Municipal. Em ação conjunta das equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) e do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) da Regional Matriz, os trabalhos terão sequência no início da manhã de sábado (6), às 6h30, com a reserva das vagas de estacionamento para a ampliação da área de circulação de pedestres e ciclistas na região. A medida é para que não haja veículos estacionados no espaço. A montagem da estrutura inclui cones, cavaletes e barreiras de trânsito.

Todo o entorno do mercado contará com comunicação visual sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras e o respeito à distância mínima de 1,5m entre as pessoas. O reforço ao uso de máscaras também estará visível nos semáforos para pedestres do perímetro. O desenho do pedestre no sinaleiro está ganhando uma máscara para reforçar a necessidade de se usar a proteção ao sair de casa. A ampliação do sistema de circulação de pedestres e ciclistas faz parte das ações da administração municipal como forma de prevenção e controle ao novo coronavírus. Naquela região, a medida deverá funcionar inicialmente aos sábados, entre 8h e 18h, dias de maior movimento no mercado e lojas vizinhas.

“Durante esse período da pandemia, estamos adaptando algumas vias para receber estrutura temporária de ciclofaixas e calçadas estendidas de forma a atender pontos comerciais com grande demanda destes modais ativos de deslocamentos”, explica a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella. Segundo ela, trata-se uma ação piloto, que poderá ser estendida para outros dias da semana e outros locais da cidade com grande demanda.

Estrutura

A partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em conjunto com a Setran e as secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, de Governo Municipal e da Comunicação Social, será implantada uma ciclofaixa temporária no trecho da Avenida Sete de Setembro, desde a Rua Mariano Torres até a Rua da Paz, ao lado do Mercado Municipal. A estrutura será sinalizada com placas viárias fixadas em cavaletes e cones ao longo do trecho que fará conexão com a ciclovia existente na Mariano Torres.

LEIA TAMBÉM:

Também haverá ciclofaixa temporária no eixo da Avenida Affonso Camargo desde a Mariano Torres até a faixa de pedestres do cruzamento com a Rua General Carneiro. Além dos paraciclos em frente ao mercado, serão demarcadas áreas de estacionamento, na Rua da Paz, para motocicletas que atendem a serviços de delivery e que tiveram grande aumento de demanda neste tempo de pandemia. Para a circulação de pedestres com a garantia do distanciamento social, a área de calçada do lado direito da Sete de Setembro também será ampliada com a restrição temporária de estacionamento no trecho que inicia depois do prédio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e vai até a Rua General Carneiro.

O mesmo modelo será implantado na General Carneiro, que terá alteração na configuração dos estacionamentos e implantados gradis e sinalização para os clientes do Mercado Municipal e comércio local. Também haverá na via uma faixa compartilhada e sinalizada para ciclistas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X