DESKTOP

Praças recebem réplicas de bustos de personalidades de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

00300289 - Praças recebem réplicas de bustos de personalidades de Curitiba
Júlia Wanderley lecionou no Colégio Tiradentes e foi a primeira a aceitar em suas classes alunos negros, lembrou o prefeito Rafael Greca. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Alvos frequentes de vandalismo, os bustos de bronze de grandes nomes da história de Curitiba estão sendo devolvidos às praças e logradouros públicos por meio de réplicas. Os originais foram restaurados e estão sob a guarda do Memorial da Cidade, no Largo da Ordem. As réplicas, feitas por meio do programa Rosto da Cidade, começaram a ser instaladas em maio. Nesta terça-feira (09), o busto da professora Júlia Wanderley voltou a compor a paisagem da Praça Santos Andrade, com direito à inauguração pelo prefeito Rafael Greca, que, aliás, posou para as fotos sem máscara.

Greca lembrou que a escultura é do artista paranaense João Turin, assim como o relevo A Pedagogia, encravado no pedestal de granito que suporta o busto de Júlia Wanderley. Também voltaram à Praça Santos Andrade os bustos de Santos Andrade, Plínio Tourinho, Lysimaco Ferreira da Costa, Padre Idelfonso Ferreira e Victor Ferreira do Amaral. Das 21 réplicas feitas pelo município, 12 já foram reinstaladas, também nas praças Maria Polenta, Zacarias e Osório. A retirada e manutenção dos originais em bronze em exposição visa prevenir tentativas de furto e vandalismo das peças, que são patrimônio da cidade. O Memorial de Curitiba está fechado em razão da pandemia do novo coronavírus, mas a população poderá ver os bustos novamente assim que o local for reaberto.

LEIA TAMBÉM:

O programa Rosto da Cidade consiste na recuperação do patrimônio histórico de Curitiba. Já foram concluídas benfeitorias em 24 imóveis públicos e 67 particulares. A atuação em imóveis particulares foi permitida após a aprovação de um projeto do Executivo na Câmara Municipal. Com seis etapas, é desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e as secretarias do Meio Ambiente e de Obras Públicas. Atualmente são seis projetos em execução.

Recuperação dos bustos

Os bustos originais são escaneados e digitalizados em 3D. Uma máquina faz a leitura desse projeto e começa a esculpir em um bloco de granito, reproduzindo todos os detalhes, como rugas e fios de cabelo. A empresa vencedora da licitação acaba de entregar a última das réplicas feitas. Cada um dos bustos leva de cinco a sete dias para ser reproduzido.

Lista das réplicas

Claudino dos Santos – na Praça João Cândido
Romário Martins – Praça Santos Dumont
Plínio Alves Monteiro Tourinho – Praça Santos Andrade
Padre Ildefonso Xavier Ferreira – Praça Santos Andrade
Carlos Gomes – Praça Carlos Gomes
Raul Messing – Boca Maldita
Emílio de Menezes – Boca Maldita
Emiliano Perneta – Boca Maldita
Alfredo Parodi – Praça Rui Barbosa.
Lysimaco Ferreira da Costa – Praça Santos Andrade
Maria Polenta – Jardinete Maria Polenta
Santos Andrade – Praça Santos Andrade
Julia Wanderley – Praça Santos Andrade
Visconde de Guarapuava – Praça Eufrásio Correia
Teixeira Soares – Praça Eufrásio Correia
Leôncio Corrêa – Boca Maldita/Praça Osório
Barão do Serro Azul – Praça Miguel Couto (Pracinha do Batel)
Victor Ferreira do Amara – Praça Santos Andrade
Zacarias Góes de Vasconcelos – Praça Zacarias
Abilon Souza Naves – Jardinete Zeferino Krukoski
Desembargador Henrique Lenz Cesar – Praça Nossa Senhora de Salete

00300283 1 - Praças recebem réplicas de bustos de personalidades de Curitiba
O prefeito Rafael Greca acompanhou a instalação da réplica do busto de Júlia Wanderley na Praça Santos Andrade. Detalhe: ele estava sem máscara no momento da posar para as fotos. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X