DESKTOP

Inverno no Paraná terá pouca chuva e oscilações de temperaturas, prevê Simepar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

20200618 AGB Fiscalizacao AIFU 1 1024x683 - Inverno no Paraná terá pouca chuva e oscilações de temperaturas, prevê Simepar
Estação começa neste sábado com sol em todo o Paraná.  Massas de ar frio devem ser menos persistentes e, por isso, haverá grandes oscilações de temperatura em curtos intervalos de tempo. (Foto: Divulgação/AEN)

O inverno começa às 18h44 deste sábado (20) e termina às 10h31 de 22 de setembro. Segundo o Simepar, o início da estação será ensolarado em todo o estado, sem chuvas, com temperaturas amenas pela manhã e altas à tarde. O meteorologista Marco Jusevicius, coordenador de Operação do Simepar, diz que neste ano as massas de ar frio devem ser menos persistentes do que o normal. Por essa razão, o inverno apresentará grandes oscilações de temperatura em curtos intervalos de tempo. Em todas as regiões do Paraná, a temperatura média deve ficar próxima ou ligeiramente acima da normal climatológica. Há possibilidade de “veranicos”, com vários dias consecutivos secos e mais quentes do que o habitual para a estação, intercalados com períodos curtos de frio intenso.

Chuvas

A meteorologia espera o predomínio de massas de ar seco por diversas semanas, inibindo a formação de chuva de grande extensão e volume. “As chuvas devem ficar abaixo ou dentro da média histórica, sem chance de recuperação do déficit hídrico observado desde o ano passado”, explica Jusevicius. “Mesmo com a ocorrência eventual de episódios volumosos, são esperados períodos mais prolongados sem chuva significativa, indicando que o trimestre será mais seco do que a média climatológica”, diz. Também não haverá influência do fenômeno El Niño. Os modelos climáticos indicam tendência de início de um ciclo da La Niña no final do inverno no Hemisfério Sul.

Alerta de geada

Eventuais massas de ar polar podem causar geadas neste ano nas regiões próximas à divisa com Santa Catarina e na Região Metropolitana de Curitiba. Nas demais regiões essa possibilidade é mínima. O evento requer a combinação de ar frio e seco, céu limpo, vento fraco, temperatura abaixo de 5° C e umidade relativa abaixo de 70%.

LEIA TAMBÉM:

Para orientar os produtores agrícolas, já está ativo desde maio o serviço gratuito Alerta Geada, que emite previsões com antecedência de 48 e 24 horas, com base em dados da rede de telemetria do Simepar, Satélite Goes-16 e modelos de previsão do tempo. Mantido pelo Simepar e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR Paraná), o serviço divulga boletins pelo Disque Geada (43) 33914500, nas redes sociais e páginas www.simepar.br e www.iapar.br.

TABELA – Confira AQUI a tabela com valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de julho, agosto e setembro.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X