DESKTOP

Tenor curitibano Vitorio Scarpi vence o maior concurso de canto lírico do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

8339C5DD 8AB8 481C 94E1 AEFEA60ED4C6 1 1024x682 - Tenor curitibano Vitorio Scarpi vence o maior concurso de canto lírico do Brasil
O tenor Vitorio Scarpi, no 2º Jantar Concerto do Coro Masculino Ottava Bassa, no Clube Concórdia, em Curitiba. (Foto: Arnaldo Neto)

O jovem curitibano Vitorio Scarpi, de 24 anos, ganhou o Prêmio Melhor Tenor da 18º edição do maior concurso de canto lírico do Brasil, o Maria Callas. O resultado saiu neste sábado (27) e, além desse prêmio, Vitorio também ganhou uma participação na 9ª Edição do Encontro de Tenores do Brasil de Manaus e no concerto da Orquestra Sinfônica de Taubaté – Temporada 2020, eventos que poderão acontecer ainda esse ano de acordo com a melhora do cenário da pandemia. O jovem, que começou sua jornada no canto lírico em 2018, faz parte do Coro Masculino Ottava Bassa e é diretor artístico do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, ambos em Curitiba.

Ao lado dele, outros 9 cantores ganharam prêmios como Melhor Soprano, Mezzo-soprano ou Contralto, Barítono, Baixo ou Baixobarítono, Contratenor ou Contraltista e Prêmio “José Esper Netto” (in memoriam), de melhor cantor escolhido pelo público no Facebook, entre outras participações em recitais e concertos importantes. O único prêmio que ainda não teve o resultado divulgado é o Cultura Artística, que dará ao vencedor uma bolsa de estudos dentro do programa Magda Tagliaferro.

O Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, que é realizado pela Cia Ópera São Paulo, foi criado em 1993 pelo tenor Paulo Abrão Esper e pela pianista Maria Rasetti com o objetivo de difundir ainda mais o trabalho da Cia e também abrir portas para jovens cantores brasileiros. Normalmente o concurso é realizado em forma de audições presenciais, porém, esse ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, foi realizado remotamente. Na fase eliminatória participaram 74 candidatos e, desses, 21 foram escolhidos para a final – em seu formato original existe também uma fase semi-final no concurso.

20134860 A153 4FB7 86E4 72C2C99ED8A8 1024x682 - Tenor curitibano Vitorio Scarpi vence o maior concurso de canto lírico do Brasil
O vencedor do prêmio Melhor Tenor da 18ª Edição do Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, Vitorio Scarpi. (Foto: Arnaldo Neto)

De acordo com Vitorio Scarpi, o Maria Callas é o maior e mais importante concurso de canto lírico do Brasil e a sensação de ganhar é indescritível. “Por ter uma carreira ainda curta dentro do canto lírico, como estudante e profissional, não esperava ganhar na minha primeira tentativa do concurso mais importante do segmento aqui no Brasil”, conta. Vitorio ressalta que tem por perto pessoas muito boas e comprometidas que sempre lhe dão as melhores orientações e dicas, como seu professor de canto e maestro Alexandre Mousquer e sua pianista Priscila Malanski.

A banca de jurados é composta por maestros, cantores e professores nacionais e internacionais do mundo da ópera. Entre os 20 nomes da cena lírica mundial que compuseram o juri 2020 estão Luiz Fernando Malheiro (Brasil), diretor artístico e regente titular da Orquestra Amazonas Filarmônica e diretor artístico do Festival Amazonas de Ópera (FAO), Sabino Lenoci (Itália), criador e editor chefe da revista L’Opera – International Magazine de Milão, Richard Martett (França), redator chefe da revista Opéra Magazine de Paris, Adelia Issaa Issa (Brasil), soprano com importante carreira nos teatros de ópera e na discografia brasileira e Verónica Vilarroel (Chile), soprano com carreira nos principais teatros de ópera do mundo.

LEIA TAMBÉM:

Para Vitorio, ganhar esses prêmios o incentiva e mostra que as portas estão se abrindo para ele. “Me faz querer crescer cada vez mais. Quero um dia poder cantar óperas de compositores famosos, na Europa ou nos Estados Unidos”. O cantor tem orgulho de ser curitibano e diz que levará o nome da cidade por onde quer que vá.

Confira o vídeo que o tenor Vitorio Scarpi fez para o portal e também o vídeo da fase final do concurso.

O tenor Vitorio Scarpi manda recado ao Portal Reinaldo Bessa. (Vídeo: Portal Reinaldo Bessa)
O tenor Vitorio Scarpi e a pianista Priscila Malanski, no vídeo da fase final do concurso. Música: Che Gelida Manina – G. Puccini. (Vídeo: Arquivo Pessoal)

Veja Também

2 comentários em “Tenor curitibano Vitorio Scarpi vence o maior concurso de canto lírico do Brasil”

  1. Elizabeth S Wistuba

    Grande talento do canto lírico desponta em Curiba. Continuaremos sempre torcendo pelo êxito em sua carreira. Vitório tem um grande potencial de voz e dá um show na interpretação. Estamos encantados. 👏👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X