DESKTOP

Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

IMG 20190911 124213 1 1024x362 - Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19
Mais de 85 mil exames são realizados mensalmente no Laboratório Caboracy Kosop. (Foto: Divulgação/LabCK)

Fundado em 1983, o Laboratório Caboracy Kosop (LabCK) opera 24h por dia, sete dias por semana para atender a demanda do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, onde fica sua sede. No Estado do Paraná, o LabCK é a referência em atendimento laboratorial para a Central de Transplantes do Estado e, consequentemente, para os pacientes de transplante de órgãos.

Mais de 85 mil exames realizados mensalmente

Dr. Ricardo Kosop 1 1024x921 - Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19
O diretor médico e infectologista do LabCK, Dr. Ricardo Kosop. (Foto: Divulgação/LabCK)

Somando o número de atendimentos do hospital aos pacientes diretos da região metropolitana (particulares e convênios), são mais de 85 mil exames realizados por mês. Para garantir a eficiência no atendimento, o laboratório possui uma equipe altamente qualificada. A tarefa é desafiadora, já que são mais de 1.200 exames diferentes no portfólio. “Nos dedicamos para garantir um diagnóstico ágil e preciso, desde os exames mais corriqueiros como hemograma até os exames de alta complexidade, como um painel genético para câncer de mama”, comenta o Diretor Médico e infectologista, Dr. Ricardo Kosop.

Equipamentos de alta tecnologia com toque humano

IMG 20190911 124345 1024x606 - Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19
O Laboratório Caboracy Kosop conta com equipamentos de última geração, desde o armazenamento até aparelhos de coleta. (Foto: Divulgação/LabCK)

A principal missão de todo laboratório de análises clínicas é justamente entregar confiabilidade dos resultados, já que eles podem ser determinantes para a orientação dos médicos no processo diagnóstico e de tratamento dos pacientes. No LabCK, a busca por aprimoramento passa pela inovação e investimento em tecnologia sem perder a essência da Medicina: a visão centrada no ser humano.

A empresa conta com equipamentos de última geração, desde os utilizados no armazenamento de insumos até aparelhos que auxiliam para uma coleta mais precisa e menos invasiva. Um exemplo disso é o VeinViewer, que emite um feixe luminoso de LED capaz de “projetar” as veias sobre a pele, funcionando como um GPS. Assim, o dispositivo reduz as chances da coleta causar injúrias em pacientes mais frágeis, como os idosos ou pacientes em quimioterapia.

Independente da idade, todos os pacientes são tratados de forma especial no LabCK. As crianças, por exemplo, contam com uma área de Coleta Kids dedicada. Após os exames de sangue, eles recebem até mesmo um certificado de Paciente Mirim. De acordo com Mariana Kosop, Diretora Administrativa e responsável pela ideia, os certificados fazem o maior sucesso entre os pequenos.

DSC02935 836x1024 - Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19
A área de Coleta Kids do laboratório. (Foto: Divulgação/LabCK)

Saúde empresarial em foco durante a pandemia

Desde o início da pandemia de Covid-19, cada vez mais as empresas têm percebido a importância de garantir um ambiente de trabalho seguro para seus colaboradores. Parte disso envolve o investimento na saúde e cuidados com a equipe. Para atender esse tipo de demanda, recentemente o LabCK lançou sua divisão de Saúde Corporativa, responsável por atender as empresas na área de medicina do trabalho, oferecendo suporte laboratorial para exames admissionais/demissionais, periódicos, toxicológico e até mesmo exames direcionados como é o caso dos testes de Covid-19.

“Temos recebido diversas empresas solicitando exames de Covid-19 para seus funcionários. Essa parceria tem se mostrado importante para garantir a segurança no ambiente de trabalho, auxiliando na manutenção dos serviços e na retomada gradativa da economia”, afirma o médico infectologista, Dr. Ricardo Kosop. Enquanto Diretor Médico do LabCK, uma das funções do Dr. Ricardo é coordenar o suporte diagnóstico nas fases pré e pós-analítica, ou seja, orientando quais (e quando) os exames precisam ser solicitados, além de auxiliar na interpretação dos mesmos. “Muito mais que ‘vendermos exames’, nossa preocupação principal é agregar valor ao desfecho diagnóstico para todos os envolvidos: pacientes, familiares, empresas e sociedade”, complementa.

DSC02947 1 1024x576 - Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19
O Laboratório Caboracy Kosop tem mais de 1.200 exames diferentes no portfólio. (Foto: Divulgação/LabCK)

“A visão do médico dentro de um laboratório clínico é essencial, pois se cria uma ponte cada vez mais sólida entre os médicos, pacientes e equipe técnica do laboratório. O resultado disso é podermos oferecer soluções diagnósticas adequadas para as diversas doenças, levando em consideração as particularidades tanto dos pacientes quanto da realidade dos nossos médicos. Como médico infectologista, sinto que meu papel é ainda mais importante não só neste momento de pandemia ocasionado por um vírus novo, mas também porque as doenças infecciosas seguem sendo um dos principais grupos de doenças que acometem nossa população. Ter um especialista dentro do laboratório que consegue tanto orientar os médicos na prescrição racional de exames, na interpretação dos mesmos e na incorporação de novos exames de ponta é um diferencial que pouquíssimos laboratórios clínicos possuem em nosso país”.

Aumento de casos de Covid-19 preocupa o laboratório

Recepção 1 1024x415 - Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19
O laboratório já atendeu mais de 600 pacientes da Covid-19. (Foto: Divulgação/LabCK)

Desde a primeira semana de abril, o Laboratório de Análises Clínicas Caboracy Kosop, vem realizado a coleta de testes Covid-19. Até o presente momento já atendeu mais de 600 pacientes e viu a procura por exames subirem em 404% nas últimas quatro semanas. De abril para junho os resultados positivos cresceram 1.080%. Tais resultados são informados à vigilância epidemiológica do município por meio do Centro de Controle de Infecções Hospitalar, do Angelina Caron.

De acordo com o Dr. Ricardo Kosop, “O LabCK procura contribuir em várias frentes no combate à pandemia. Desde antes dos primeiros casos atingirem o Brasil, realizamos diversas estratégias de comunicação social – como publicações em audiovisual e imagens nas redes sociais – para informar e esclarecer o público quanto aos diversos aspectos desta nova doença, sempre nos alinhando com o que há de mais atual do ponto de vista técnico-científico. Quanto aos exames especificamente, buscamos aprimorar os testes laboratoriais não só para detectar a Covid-19 como também nas demais doenças respiratórias que sabidamente circulam nos meses mais frios em nossa região, e com a chegada do inverno tendem a aumentar os casos – como Influenza, pneumonia pneumocócica e vírus sincicial respiratório (RSV). Assim, o LabCK busca atuar de forma relevante e proativa no combate à Covid-19 nas diversas frentes: na excelência dos serviços, no cuidado aos seus colaboradores e famílias e também no seu papel social de informar e oferecer exames de qualidade para pacientes e médicos”.

“É um momento muito difícil e desafiador para todos nós. Sem dúvida não esperávamos uma pandemia, mas ela é uma constante em toda a história da humanidade e certamente sairemos mais fortalecidos e preparados. Ao mesmo tempo em que temo e me preocupo com todas as pessoas envolvidas, sinto que trabalhar como médico e estar dentro do LabCK nunca foi tão recompensador e desafiador. Fico feliz em poder contar com um time tão inspirado e que tem colocado toda sua energia para manter a excelência no trabalho. O resultado é a satisfação de nossos pacientes e colegas médicos por poderem contar com um suporte diagnóstico confiável e seguro neste momento de incertezas”, afirma Dr. Ricardo Kosop.

Opções e valores de exames para detectar a Covid-19

ColetaMovel - Laboratório da região de Curitiba é referência em testes para a Covid-19
O serviço de Coleta Móvel, que cobre Curitiba e região metropolitana. (Foto: Divulgação/LabCK)

Os testes de Covid-19 têm demonstrado papel importante no combate à pandemia, pois permitem isolar os indivíduos infectados e direcionar os tratamentos. Até o momento, o Paraná já recebeu do Ministério da Saúde 1,1 milhão de testes, sendo 407,9 mil testes rápidos (sorológico) e 721,4 mil RT-PCR (biologia molecular).

Atualmente, o LabCK realiza quatro tipos de exames para detecção da Covid-19:

  • RT-PCR
  • Antígeno
  • Sorologia IgM/IgG
  • Teste Rápido IgG

O RT-PCR, considerado o “Padrão Ouro” para diagnóstico de COVID-19 e o Antígeno, versão com melhor custo-benefício, são testes para serem realizados nos primeiros sete dias de sintomas (idealmente entre o 2º e o 5º dias). Do 8ª dia em diante (idealmente, a partir do 12ª dia), já se detecta os anticorpos da classe IgG e IgM contra o vírus em nosso organismo, assim pode-se realizar o teste sorologia IgM/IgG.

Os valores variam de R$ 89,90 a R$ 310 por exame.

O LabCK tem atendido os pacientes tanto na própria matriz, anexa ao Hospital Angelina Caron, quanto pelo serviço de Coleta Móvel, que cobre a área de Curitiba e região metropolitana.

O agendamento pode ser realizado pelo Whatsapp (41) 99992-0252 ou ainda pelo aplicativo online.

Vale lembrar que o LabCK está seguindo rigorosamente as orientações da secretaria de saúde com relação à higienização e uso de equipamentos de proteção, para garantir comodidade e segurança dos clientes.

LEIA TAMBÉM:

Conteúdo exclusivo nas redes sociais

Sabendo da importância que a informação exerce sobre os cuidados com a saúde, o LabCK mantem ativas as redes sociais sempre trazendo informações úteis e conteúdos explicativos para seus seguidores.

Os interessados podem acompanhar pelos endereços labck.com.br, facebook.com/labkosop e instagram.com/labkosop.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X