Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

A importadora Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme, que está entre os 20 melhores tintos de Bordeaux de acordo com a revista inglesa Decanter. Confira abaixo na coluna Vinhos e Gastronomia.

Vinho francês Château Caronne Ste. Gemme está entre os 20 melhores tintos de Bordeaux

Porto a Porto

maison - Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia
Propriedade onde é produzido o Château Carrone Ste. Gemme. (Foto: Divulgação)

O vinho francês Château Caronne Ste. Gemme, elaborado pelo produtor Nony Borie, está entre os 20 melhores tintos de Bordeaux de acordo com a revista inglesa Decanter.

Bordeaux continua sendo a área produtora de vinho mais influente do mundo, a força motriz por trás do mercado mundial de vinhos finos. Embora conhecida pelos châteaux premiados na famosa Classificação de 1855, a região é, em geral, uma ótima fonte de vinhos tintos de estilo típico e clássico.

Fatores como uma série de boas safras, maior investimento em vinhedos e técnicas aprimoradas de vinificação nos últimos anos resultaram em níveis de qualidade mais elevados. Com mais de 10 mil hectares de vinhas e produção anual de cerca de 800 milhões de garrafas, Bordeaux é um grande e bem-sucedido negócio.

François Nony 2 1 1024x1024 - Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia
O produtor François Borie, proprietário dos renomados Château Caronne Ste. Gemme e Château Labat. (Foto: Divulgação)

Se antigamente apenas 10% da produção era famosa pelo destacado terroir, hoje as coisas mudaram significativamente. A competição com vinhos de outras áreas da França impulsionou o investimento em qualidade e o resultado é que denominações que antigamente não eram renomadas estão ganhando espaço e oferecendo vinhos de destacada qualidade.

Château Caronne Ste. Gemme na revista inglesa Decanter

Chateau Caronne Ste Gemme 1 701x1024 - Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia
O vinho francês Château Caronne Ste. Gemme, elaborado pelo produtor Nony Borie. (Foto: Divulgação)

O tinto Château Caronne Ste. Gemme, elaborado no chamado Haut-Médoc, na Margem Esquerda, recebeu 92 pontos da revista inglesa Decanter e está entre os 20 melhores de Bordeaux.

Nas palavras do avaliador: “Há muita vida neste belo Haut-Médoc. Fresco e floral no nariz, com complexidade extra de algumas herbáceas. Macio e fácil no paladar, há muita estrutura para envelhecer por, pelo menos, mais cinco anos. Carvalho bem integrado, com um final longo e saboroso. Caronne Ste-Gemme é um vinho altamente confiável da Margem Esquerda.”

Vinhedo do Château Caronne Ste Gemme

autumn - Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia
Vinhedos do Château Caronne Ste. Gemme, em Bordeaux, uma das principais regiões vinícolas do mundo (Foto: Divulgação)
autumn - Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia
the flowering - Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia
Vinhedos do Château Caronne Ste. Gemme, em Bordeaux, uma das principais regiões vinícolas do mundo (Foto: Divulgação)
the flowering - Porto a Porto apresenta o vinho francês Château Caronne Ste. Gemme; confira na coluna Vinhos e Gastronomia

O vinhedo do Château Caronne Ste Gemme é conhecido desde o século XVII. Os vinhos desse vinhedo têm sutileza e personalidade, são elegantes, clássicos, gastronômicos e longevos. Na composição da safra 2015, as uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (34%) e Petit Verdot (6%). A vinificação segue o modelo dos Grand Crus: fermentação em inox, maceração de 3 semanas, estágio de 12 meses em barrica francesa de 225 litros, 25% renovadas a cada ano. O vinho é engarrafado 20 meses depois da colheita.

LEIA TAMBÉM:

Pontuações

Château Caronne Ste. Gemme 2014

Recebeu 90-91 pontos do crítico James Suckling; e 92 pontos na Decanter.

Château Caronne Ste. Gemme 2015

Recebeu 93 pontos do crítico James Suckling.

Todos os vinhos do produtor Nony Borie são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Informações retiradas do artigo “Top 20 Bordeaux reds under £20”, publicado na edição de julho da revista Decanter, em texto do Master of Wine Andy Howard MW.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X