Como prosperar seu negócio durante a pandemia? Confira na coluna Educação Financeira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Dicas para empresários na Pandemia

Laura Döring

12357 1 1024x683 - Como prosperar seu negócio durante a pandemia? Confira na coluna Educação Financeira
Abuse de todas as plataformas digitais e de informação que estão disponíveis para implementar seu “novo” negócio. (Foto: Divulgação/Freepik)

Todas as energias voltadas para os empresários durante a pandemia têm gerado muita discussão do que é possível criar, para que mesmo queles que não têm condições de operar nesse momento continuem funcionando.

Crise no mercado

Quando falamos do mercado financeiro para empresários, é importante voltar alguns anos atrás, quando houve a crise de 2014, 2015. Essa crise gerou muito desemprego, e por consequência surgiram empresários da necessidade de empreender. Muitos empresários não sabiam como empreender e, por esse motivo, não criaram estratégias para seu negócio funcionar. Sem essas estratégias, muitos conseguiram chegar até a época da pandemia, porém, não tendo fluxo de caixa e reserva financeira, agora estão necessitando de crédito e não sabem como fazer para continuar com suas empresas saudáveis.

Por mais que esse assunto pareça “batido”, cada dia vão surgindo novas possibilidades de dar a volta por cima, e a palavra, que já viralizou e até virou clichê, “reinventar-se” foi muito bem utilizada por bastantes empresários para o bem de suas empresas.

Reserva de emergência e Payback

O brasileiro é muito otimista, até na hora de fazer negócios, principalmente quando se pensa em criar uma reserva de emergência. Nós esquecemos de criar essa reserva porque não queremos pensar no pior. Mas quando não temos estratégia definida para nosso negócio, não sabemos quando ele vai começar a faturar ou também quando virá uma crise, na qual será necessária essa reserva de emergência.

O Payback (tempo de retorno sobre o investimento) que leva de 2 a 5 anos dependendo da empresa, estaria começando a dar resultado agora. Por isso, essas dicas são fundamentais para as empresas pelo menos passarem por esse momento.

Dívidas e recursos

Em primeiro lugar verifique todas as suas dívidas, renegocie seus empréstimos, aproveitando que os bancos estão com as taxas e condições nunca vistas antes no Brasil. Mesmo se você não tiver dívidas, seu negócio vai precisar de recurso para se manter, caso não esteja faturando. Existem muitas alternativas a serem estudadas antes de adquirir o primeiro crédito que aparecer.

Funcionários

Quanto aos funcionários, antes de demitir, analise se esse funcionário pode te ajudar de alguma forma, como por exemplo um gerente de loja trabalhar de analista ou até mesmo de entregador. Não é demérito para ninguém nesse momento, ajudar e fazer com que o negócio continue funcionando.

Home office é uma alternativa que muitas pessoas estão fazendo e que economiza tanto com o espaço físico como com o transporte dos funcionários. Outro ponto importante a lembrar é que demitindo um funcionário você terá gasto com a rescisão, então se esse é o momento de economizar, não faz sentido essa despesa extra. E se a empresa não está operando, por que não fazer um contrato de adiantamento de férias? Mesmo já tendo dado os 30 dias de férias, pode adiantar férias do próximo ano, por que não? Aposto que isso fará seu funcionário ficar muito mais tranquilo, sabendo que ficará por pelo menos mais um ano empregado.

Subsídios do governo

Outra alternativa interessante é o subsídio do governo para pagamento dos salários, isso pode ajudar e muito a manter seus funcionários trabalhando. Sabemos que quanto menos desemprego, mais a economia gira, pois o indivíduo continua consumindo de outros negócios, evitando também a demissão de funcionários de outras empresas.

Atente-se às mudanças

É importante frisar que, cada dia surgem diferentes opções e quem não se informar será engolido pela turbulência de informação e criação de novas modalidades de negócio.

Então abuse de todas as plataformas digitais e de informação que estão disponíveis para implementar seu “novo” negócio. Encare sua nova realidade e comece a trazer novas funcionalidades e ideias, que podem não só fazer seu empreendimento continuar funcionando, como fazer dar lucro e prosperar verdadeiramente.

E mesmo que você não saiba fazer, contrate alguém que saiba também, pois é um investimento pequeno frente ao retorno que isso pode trazer em um futuro muito próximo.

LEIA TAMBÉM:

Parcerias com empresas que estão surfando na onda da pandemia é uma alternativa excelente. Sim, tem muitos negócios prosperando e podem ser complementares ao seu negócio. Pesquise qual ramo de atuação de empresa é seu complemento e não hesite em perguntar, existem muitos empresários querendo parceiros nesse momento.

Zona de conforto não existe mais nessa nova realidade, então a busca constante por conhecimento e para atrair novos prospects qualificados utilizando as plataformas digitais vão fazer toda diferença. Já pensou que o perfil do seu novo cliente pode ter mudado?
As dicas vão surgindo a cada dia, cada semana, que a pandemia se estende.

Já estamos conseguindo, com criatividade, dar a volta por cima. Se você tiver ideias, está fazendo algo diferente, compartilhe conosco pelas redes sociais, pois quanto mais informação pudermos compartilhar, mais empresas serão poupadas e empregos mantidos.

Um beijo e até a próxima coluna.

WhatsApp Image 2020 07 29 at 17.26.27 1024x1024 - Como prosperar seu negócio durante a pandemia? Confira na coluna Educação Financeira

Lembre-se: a cada 15 dias você pode conferir a #dicadalaura no Instagram e no Facebook do Portal Reinaldo Bessa.


Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Laura Doring

laurapb2 150x150 - Como prosperar seu negócio durante a pandemia? Confira na coluna Educação Financeira

Administradora de empresas, pós graduada em vendas e marketing pela FAE, especialista em gestão comercial pela Fundação Getúlio Vargas, e neurovendas pela Esic de Madrid. Atua como especialista em consultoria financeira, previdência privada, consórcio, corretagem de seguros, agente de investimento e gestora de equipe de vendas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Laura Doring

laurapb2 150x150 - Como prosperar seu negócio durante a pandemia? Confira na coluna Educação Financeira

Administradora de empresas, pós graduada em vendas e marketing pela FAE, especialista em gestão comercial pela Fundação Getúlio Vargas, e neurovendas pela Esic de Madrid. Atua como especialista em consultoria financeira, previdência privada, consórcio, corretagem de seguros, agente de investimento e gestora de equipe de vendas.

X