Porto a Porto sugere combinações de queijos e vinhos na coluna da semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

A importadora Porto a Porto sugere combinações de queijos e vinhos de acordo com algumas características como quantidade de gordura, maciez, doçura ou quantidade de sal do queijo e leveza do vinho, também sua idade, se é seco, doce, mais ou menos ácido. Confira abaixo na coluna Vinhos e Gastronomia.


Queijos e vinhos: a combinação perfeita

Porto a Porto

Preparar uma tábua de queijos para combinar com vinhos é delicioso. Porém, apesar de parecer uma escolha extremamente fácil, pode dar muito trabalho. Isso porque a gente está acostumado a combinar vinhos tintos pesados com Parmesão, Gruyère ou até mesmo com o delicado Brie, mas, segundo especialistas, os vinhos que melhor acompanham os queijos são os brancos, pelo menos em 70% dos casos.

A explicação é simples: deve-se pensar nas principais características do queijo (mais ou menos gordura, mais ou menos macio, mais ou menos doçura ou ainda sal) e nas características do vinho (leve, encorpado; jovem ou envelhecido; seco ou doce; mais ou menos ácido).

O queijo pode ser de vaca, búfala, cabra ou ovelha. Os animais podem estar em inúmeras regiões do mundo, sujeitos a formas diversas de alimentação e tratamento, fatores que influenciam a iguaria. Também deve-se considerar se o queijo é fresco, mole, curado, azul ou temperado.

Para te ajudar, separamos algumas combinações testadas e aprovadas. Confira!


Queijos e vinhos

Bairrada Brut Messias Blanc de Blancs e queijo Brie 1024x1024 - Porto a Porto sugere combinações de queijos e vinhos na coluna da semana

Brie e Camembert são queijos maturados por fungo, que combinam com espumantes secos ou com vinhos tintos com poucos taninos. Experimente o Brie, caracterizado pela textura macia e delicada, com o Espumante Messias Bairrada Brut. Se a opção for o cremoso e aveludado Camembert, a dica é o tinto leve Pouca Roupa.


Nuestro 8 Meses Premium Fincas 1024x1024 - Porto a Porto sugere combinações de queijos e vinhos na coluna da semana

Vinhos brancos de médio corpo ou ainda tintos com taninos macios, como o argentino Alfredo Roca Fincas Chardonnay e o espanhol Nuestro 8 Meses pedem queijos como Gouda e Maasdam, respectivamente.


Marques de Borba VInhas Velhas tinto 1024x1024 - Porto a Porto sugere combinações de queijos e vinhos na coluna da semana

Tintos encorpados, porém com taninos finos, serão os companheiros ideais para os de massa dura, caracterizados pelos sabores mais fortes. Experimente o Grana Padano com o piemontês Barolo Ludo DOCG; Parmegiano Reggiano com o português Marquês de Borba Vinhas Velhas tinto.


Os queijos azuis ficam maravilhosos quando acompanhados de vinhos doces, sejam eles fortificados, como o Vinho do Porto X Madeira X Marsala, ou de colheita tardia, como o Nederburg Noble Late Harvest. Já o queijo de ovelha mais famoso de Portugal, o Serra da Estrela, fica delicioso com o fortificado Vinho do Porto Messias 10 anos, o que costumamos chamar de harmonização étnica.


* Para entender esse e outros conceitos do vinho, baixe o livro digital O Mundo do Vinho da Porto a Porto gratuitamente aqui.


LEIA TAMBÉM:


Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X