Monique Benoski

O Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná ganhou novas instalações com apoio da Associação dos Amigos do HC e em parceria com a Megamania. A revitalização custou aproximadamente R$ 244 mil e a nova sede comporta cerca de 1800 consultas por mês, sendo em média 70 por dia. O local contempla uma estrutura mais adequada e confortável aos pacientes e acompanhantes e também permite melhor trabalho, ensino e pesquisa da equipe de psiquiatras, médicos residentes, estudantes de medicina e demais profissionais que atuam no setor.
De acordo com o professor e chefe do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR, Marco Antonio Bessa, o Serviço de Psiquiatria atende pacientes do Hospital de Clínicas que foram encaminhados por outras especialidades médicas do hospital e das Unidades de Saúde de Curitiba. O atendimento é feito por nove psiquiatras e 15 médicos residentes, que recebem supervisão dos psiquiatras e professores do Departamento de Psiquiatria da UFPR. “Com a mudança de sede, futuramente será possível buscar a ampliação das atividades dos ambulatórios e também pleitear novas vagas de residência”, comenta.
A nova sede

A nova sede trata-se de uma casa nas proximidades do Hospital de Clínicas, que estava desativada desde a mudança do Setor de Administração de Pessoas para o Centro Administrativo do HC, obra realizada em 2018 para reunir os setores Administrativo, Financeiro e de Gestão de Pessoas dentro do hospital.
O engenheiro responsável do Hospital de Clínicas, Argemiro Antônio de Souza Júnior, conta que antes a estrutura interna era grande e sem divisórias e agora, com 360, 58 m², o imóvel possui a casa principal com dez consultórios, recepção, sala de espera, sanitários e área administrativa, além de uma edícula adaptada para a utilização das equipes com vestiários masculino e feminino, copa e um auditório para aulas e conferências presenciais e à distância. “Um espaço muito mais adequado ao Serviço de Psiquiatria”, diz.
Para o professor Bessa, as novas instalações proporcionam melhor atendimento aos pacientes e um avanço para o campo acadêmico. “A nova sede significa um passo importante para o desenvolvimento da Psiquiatria no Paraná, tanto na assistência quanto no ensino, pesquisa e extensão. Trará benefícios para os pacientes e para todos os profissionais envolvidos”, afirma.

De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a nova sede representa mais uma conquista da Associação em benefício do atendimento aos pacientes, seus familiares, acompanhantes de tratamento e de trabalho aos profissionais de saúde. “A casa maior e mais adequada e proporciona melhores condições de atendimento e um espaço de ensino e discussão dos casos contribuindo para a formação dos estudantes e residentes do HC”, conclui.
LEIA TAMBÉM:
- Agosto terminou com queda nas mortes e estabilidade de casos no Paraná
- Erastinho, o primeiro hospital oncopediátrico da Região Sul, abre as portas da esperança em Curitiba
Sobre os serviços

O espaço reúne o ambulatório de Psiquiatria Geral e os ambulatórios especializados em Esquizofrenia, Transtornos de Humor, Psiquiatria Geriátrica, Dependência Química de Adultos e Dependência Química de crianças e adolescentes, além do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência com atendimento no Centro de Neuropediatra. Nos ambulatórios é feito o diagnóstico e tratamento de pacientes com depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência de álcool, tabaco e drogas, entre outros transtornos.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: