DESKTOP

Com apoio dos Amigos do HC, Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas ganha nova sede

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

editada001 1 1024x683 - Com apoio dos Amigos do HC, Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas ganha nova sede
A nova sede é uma casa nas proximidades do Hospital de Clínicas. (Foto: Marketing Amigos do HC)

O Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná ganhou novas instalações com apoio da Associação dos Amigos do HC e em parceria com a Megamania. A revitalização custou aproximadamente R$ 244 mil e a nova sede comporta cerca de 1800 consultas por mês, sendo em média 70 por dia. O local contempla uma estrutura mais adequada e confortável aos pacientes e acompanhantes e também permite melhor trabalho, ensino e pesquisa da equipe de psiquiatras, médicos residentes, estudantes de medicina e demais profissionais que atuam no setor.

De acordo com o professor e chefe do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria da UFPR, Marco Antonio Bessa, o Serviço de Psiquiatria atende pacientes do Hospital de Clínicas que foram encaminhados por outras especialidades médicas do hospital e das Unidades de Saúde de Curitiba. O atendimento é feito por nove psiquiatras e 15 médicos residentes, que recebem supervisão dos psiquiatras e professores do Departamento de Psiquiatria da UFPR. “Com a mudança de sede, futuramente será possível buscar a ampliação das atividades dos ambulatórios e também pleitear novas vagas de residência”, comenta.

A nova sede

editada003 1024x683 - Com apoio dos Amigos do HC, Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas ganha nova sede
O local contempla uma estrutura mais adequada e confortável aos pacientes, acompanhantes, profissionais e estudantes. (Foto: Marketing Amigos do HC)

A nova sede trata-se de uma casa nas proximidades do Hospital de Clínicas, que estava desativada desde a mudança do Setor de Administração de Pessoas para o Centro Administrativo do HC, obra realizada em 2018 para reunir os setores Administrativo, Financeiro e de Gestão de Pessoas dentro do hospital.

O engenheiro responsável do Hospital de Clínicas, Argemiro Antônio de Souza Júnior, conta que antes a estrutura interna era grande e sem divisórias e agora, com 360, 58 m², o imóvel possui a casa principal com dez consultórios, recepção, sala de espera, sanitários e área administrativa, além de uma edícula adaptada para a utilização das equipes com vestiários masculino e feminino, copa e um auditório para aulas e conferências presenciais e à distância. “Um espaço muito mais adequado ao Serviço de Psiquiatria”, diz.

Para o professor Bessa, as novas instalações proporcionam melhor atendimento aos pacientes e um avanço para o campo acadêmico. “A nova sede significa um passo importante para o desenvolvimento da Psiquiatria no Paraná, tanto na assistência quanto no ensino, pesquisa e extensão. Trará benefícios para os pacientes e para todos os profissionais envolvidos”, afirma.

editada005 1024x683 - Com apoio dos Amigos do HC, Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas ganha nova sede
O local possui a casa principal com dez consultórios, recepção, sala de espera, sanitários e área administrativa. (Foto: Marketing Amigos do HC)

De acordo com o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, a nova sede representa mais uma conquista da Associação em benefício do atendimento aos pacientes, seus familiares, acompanhantes de tratamento e de trabalho aos profissionais de saúde. “A casa maior e mais adequada e proporciona melhores condições de atendimento e um espaço de ensino e discussão dos casos contribuindo para a formação dos estudantes e residentes do HC”, conclui.

LEIA TAMBÉM:

Sobre os serviços

editada004 1024x683 - Com apoio dos Amigos do HC, Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas ganha nova sede
O atendimento é feito por nove psiquiatras e 15 médicos residentes. (Foto: Marketing Amigos do HC)

O espaço reúne o ambulatório de Psiquiatria Geral e os ambulatórios especializados em Esquizofrenia, Transtornos de Humor, Psiquiatria Geriátrica, Dependência Química de Adultos e Dependência Química de crianças e adolescentes, além do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência com atendimento no Centro de Neuropediatra. Nos ambulatórios é feito o diagnóstico e tratamento de pacientes com depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência de álcool, tabaco e drogas, entre outros transtornos.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X