DESKTOP

Amigos do HC completam 34 anos com grandes conquistas para o maior hospital do Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

hc 1 - Amigos do HC completam 34 anos com grandes conquistas para o maior hospital do Paraná
Há 34 anos, um grupo de amigos percebeu que poderia contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, assistência à saúde e com a formação dos profissionais de saúde do Complexo Hospital de Clínicas. (Foto: Divulgação)

Uma das mais tradicionais instituições de Curitiba, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas comemora 34 anos nesta sexta-feira (18). O aniversário também marca os quatro anos do Programa Dedica dos Amigos do HC, que atende crianças e adolescentes vítimas de violência de natureza grave e gravíssima. Diferente dos anos anteriores, devido à pandemia, neste ano a entidade não realizará o tradicional Barreado de Aniversário, que será substituído pelos eventos online “Tudo vai ficar bem” e “Queijos e Vinhos”, ambos restritos aos seus colaboradores, conselheiros e convidados.

Para quem quiser celebrar e apoiar os Amigos do HC, será aberto ao público o Jantar Delivery V Noite Italiana, no dia 26 de setembro. O jantar será preparado pelo chef Eudemar Cavalcanti e terá toda a renda revertida para a campanha “Construindo o Amanhã”, em prol da revitalização do Serviço de Infectologia do HC com a implementação de um sistema de ventilação indicado para locais de tratamento de doenças infectocontagiosas como a Covid-19.

Apenas este ano, os Amigos do HC já obtiveram grandes conquistas para o hospital da UFPR: A nova sede do Serviço de Psiquiatria e as revitalizações da Central de Agendamento; a porta de entrada do hospital para consultas, exames e internações; as novas instalações da Clínica Cirúrgica 2 para os internamentos pré e pós-operatório de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Oftalmologia; dos Ambulatórios de Especialidades Pediátricas; além do apoio e atendimento às necessidades do hospital durante a pandemia.

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paula Filho, essas conquistas representam o resultado do propósito da associação em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, seus familiares e acompanhantes e mais motivos para comemorar. “A você que nos ajudou registro que esse agradecimento, que não é meu, mas de milhões de pacientes atendidos, familiares e acompanhantes”, diz.

Há 34 anos, um grupo de amigos percebeu que poderia contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento, assistência à saúde e com a formação dos profissionais de saúde do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Assim, no dia 18 de setembro de 1986, nascia em Curitiba a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR (AAHC), carinhosamente chamada por todos de Amigos do HC.

LEIA TAMBÉM:

A entidade é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que se dedica à promoção da saúde pública, tendo como foco a melhora na qualidade do atendimento aos pacientes em tratamento e seus familiares e acompanhantes. O Complexo Hospital de Clínicas, que é composto pelo próprio HC e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral, conta com 3,5 mil funcionários, entre médicos, profissionais de saúde e demais áreas, além da atuação de mais de 330 professores e 600 residentes da área de saúde. Em 2019, foram realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos.

Além da dedicação ao Complexo HC, desde 2016, os Amigos do HC também prestam assistência gratuita a crianças e adolescentes vítimas de violência grave e gravíssima por meio do Programa DEDICA (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente). Atualmente, o programa realiza cerca de seis mil atendimentos por ano, sendo aproximadamente 300 pacientes por semana. Os casos são encaminhados ao Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e outros centros de atendimento. O programa oferece assistência psicológica, social, proteção legal, psicanalítica e médica, sendo modelo nacional de atendimento a crianças e adolescentes.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X