Boletim Covid mostra o caminho dos testes de Covid-19 dentro do laboratório

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Na coluna Boletim Covid dessa semana, assinada pela equipe do laboratório de análises clínicas Caboracy Kosop, mais conhecido como LabCK. você fará um tour pelo laboratório, acompanhando o caminho percorrido pelos exames, e também entenderá quem pode fazer o teste, se é necessário fazer jejum ou algum preparo especial, entre outras informações. Confira.


Veja como são feitos os testes de Covid-19 dentro de um laboratório

Laboratório Caboracy Kosop

Eco Equipamento Point of Care 1 1024x581 - Boletim Covid mostra o caminho dos testes de Covid-19 dentro do laboratório
Os testes de Covid-19 devem ser feitos, preferencialmente, pelos pacientes com sintomas e suspeita de contágio, apesar de todas as pessoas poderem realizá-lo. (Foto: Divulgação/LabCK)

Nunca uma categoria de exames foi tão popular e, ao mesmo tempo, gerou tantas dúvidas quanto os testes de detecção de Covid-19. Isso é natural, afinal, desde o início da pandemia, eles se tornaram estratégia fundamental no combate à doença e passaram a fazer parte da rotina da nossa sociedade.

Mas para onde vão as amostras depois da coleta, como elas são processadas e qual é a importância do laboratório para garantir a precisão dos resultados? “Como é algo novo para as pessoas em geral, é comum surgirem dúvidas e curiosidades sobre os testes. Mas as técnicas em si são algo amplamente praticado e dominado pelos laboratórios há décadas.”, comenta o Dr. Cesar Kosop, sócio diretor e responsável técnico pelo LabCK.

Quem pode fazer os testes? É necessário jejum?

Todas as pessoas podem realizar os testes de Covid-19, mas preferencialmente os pacientes com sintomas e suspeita de contágio devem realizá-lo. Não há necessidade de jejum ou nenhum outro tipo de preparo especial do paciente antes da coleta. “O auxílio de um profissional capacitado é fundamental para informar aos pacientes quais são os testes adequados para eles, uma vez que cada tipo de teste possui uma janela de coleta adequada”, comenta Paula Rothbarth, Assessora Científica do LabCK.

A coleta realizada dentro da janela indicada para cada metodologia, transportada em temperatura e meio adequados são os primeiros passos importantes para reduzir a probabilidade de o exame indicar um falso negativo ou falso positivo.

Dra Paula Rothbarth 1 768x1024 - Boletim Covid mostra o caminho dos testes de Covid-19 dentro do laboratório
Dra. Paula Rothbarth, assessora científica do LabCK. (Foto: Divulgação/LabCK)

Entenda como são processados os testes de Covid-19

Conforme explicado nessa matéria especial, existem diferentes metodologias para a coleta e processamento das amostras visando a detecção do vírus SARS-coV-2, causador da doença Covid-19. Do ponto de vista da análise laboratorial, a primeira grande diferença é o método de coleta: Swab nasal (o famoso cotonete) e coleta de sangue. Os exames RT-PCR e Pesquisa de Antígeno são realizados através da amostra de mucosa da região nasal. Já os exames sorológicos (que buscam por anticorpos do organismo contra a Covid-19) são feitos a partir da coleta de sangue.

O caminho que cada um dos tipos de amostras segue dentro do laboratório de análises clínicas pode ser conferido no vídeo abaixo, produzido pelo Laboratório Caboracy Kosop (LabCK).

Watch this video on YouTube.

(Vídeo: Divulgação/LabCK)

“Sabemos o peso da responsabilidade que é realizar um diagnóstico que vai impactar a vida das pessoas. Por isso, nos concentramos em garantir qualidade em cada uma das etapas: passando pela escolha dos fornecedores e equipamentos, coleta bem realizada, processos internos e também orientação dos pacientes”, comenta o Dr. Cesar Kosop.

Especificidade e sensibilidade: o que significam e por que são importantes?

Dois termos que aparecem relacionados aos resultados dos testes de Covid-19 são a especificidade e sensibilidade dos exames. Esses são os dois parâmetros que determinam o nível de “precisão” dos exames, independente do tipo de amostra utilizada. A especificidade significa a “precisão” do reagente utilizado no exame em se ligar somente aos elementos indicativos de presença do vírus. Já a sensibilidade se refere à capacidade de abrangência, ou seja, de quantificar o máximo desses elementos.

O exame RT-PCR, por exemplo, possui tanto sensibilidade quanto especificidade de 100%. Já a Pesquisa de Antígeno para Covid-19 possui sensibilidade de 85% e especificidade de 95%. “Do ponto de vista técnico, ambos são muito próximos e igualmente confiáveis. A vantagem da Pesquisa de Antígeno é o custo benefício para o paciente e a agilidade na entrega do resultado, que se dá em até 24h”, reforça o Dr. Cesar Kosop. Para garantir esses níveis de confiabilidade, é importante observar a janela de realização dos testes, que tanto para o RT-PCR quanto para a Pesquisa de Antígeno, deve ocorrer entre o 1º e 7º dia de sintomas (idealmente entre 3º e 5º dia).

jamie 2 768x1024 - Boletim Covid mostra o caminho dos testes de Covid-19 dentro do laboratório
Dr. Cesar Paul Kosop, sócio diretor e responsável técnico pelo LabCK. (Foto: Divulgação/LabCK)

Novidade: coleta móvel também aos sábados e domingos


Devido à alta demanda e desejo de oferecer maior comodidade aos pacientes, o LabCK ampliou o horário de atendimento da Coleta Móvel, que a partir de setembro está ocorrendo também aos sábados e domingos, das 8h às 18h. O serviço de Coleta Móvel cobre toda Curitiba e Região Metropolitana, realizando tanto os exames de rotina, quanto os testes de Covid-19.

Os coletadores são especialmente treinados e seguem rigorosamente as orientações da secretaria de saúde com relação à higienização e uso de equipamentos de proteção, para garantir segurança e comodidade aos clientes.

LEIA TAMBÉM:

Confira valores para realizar os testes de Covid-19

Atualmente, o LabCK realiza quatro tipos de exames para detecção do Covid-19: RT-PCR, Pesquisa de Antígeno, Sorologia IgM/IgG e Sorologia IgG. Os valores variam de R$ 89,90 a R$ 310 por exame. Para a coleta móvel, o agendamento pode ser realizado pelo Whatsapp (41) 41 9877-8334 ou ainda pelo aplicativo Online (disponível na Google Play e Apple Store). O LabCK oferece também Assessoria Médica e Científica para orientar quais exames são indicados em cada caso.

Conteúdo exclusivo e dicas de saúde

O LabCK produz conteúdos ativamente para suas redes sociais, trazendo dicas e orientações sobre os cuidados com a saúde, desmistificando dúvidas comuns dos pacientes e mostrando o os bastidores de um laboratório de análises clínicas. Os interessados podem acompanhar pelos endereços labck.com.brfacebook.com/labkosop e instagram.com/labkosop.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X