Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Reinaldo Bessa

O portal Reinaldo Bessa tem o prazer de anunciar a estreia de mais uma coluna: a Construção e Moradia, assinada pela jovem equipe da Incorporadora Altma, de Curitiba. Mensalmente, ela trará as principais novidades do mercado imobiliário, que não parou de crescer mesmo durante a pandemia. A coluna abordará a questão da moradia sob diversos ângulos e aspectos, com tudo o que isso implica nos dias atuais. A primeira é sobre uma novidade que já é realidade em algumas capitais brasileiras e agora chega a Curitiba por meio da Altma: a moradia por assinatura. Acesse agora e confira.

Moradia por assinatura: o que é essa novidade que está chegando a Curitiba?

Gabriel Falavina – Altma Incorporadora

housi decor 1 1024x682 - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
Na moradia por assinatura, até a decoração segue o padrão Housi. Os apartamentos são entregues mobiliados e equipados com cooktop, geladeira, cama, sofá, TV a cabo e Internet. (Foto: Divulgação/Altma Incorporadora)

Como é bom começar algo novo, especialmente se a missão é compartilhar ideias, alguma experiência, e provocar um debate, ainda que virtual, sobre inovação na área imobiliária. Antes de mais nada, quero me apresentar. Sou Gabriel Falavina, sócio e diretor de desenvolvimento imobiliário da Altma, uma empresa curitibana formada por jovens profissionais que, depois de passar por grandes incorporadoras, se uniram, movidos pelo propósito de colocar inovação na construção civil voltada para os empreendimentos residenciais.

E, para a estreia da coluna no portal do querido jornalista Reinaldo Bessa, a escolha do tema foi fácil: moradia por assinatura. É que esse modelo de negócios, – que começou em São Paulo e já está em expansão também em cidades como Porto Alegre, Fortaleza e Recife –, está chegando a Curitiba e deve dar uma “sacudida” no mercado imobiliário do Paraná, assim como fez nas outras capitais.

MG 4083 1 683x1024 - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
O sócio e diretor de desenvolvimento imobiliário da Altma, Gabriel Falavina. (Foto: Divulgação/Altma Incorporadora)

O que é moradia por assinatura?

Pois bem, mas o que é moradia por assinatura? Vou começar explicando o que não é. Moradia por assinatura não é um tipo de airbnb, embora esteja associada a um aplicativo. Também não é flat, tampouco um tipo de hotel, porque não é algo voltado à hospedagem e sim moradia. Criado pela startup paulistana Housi, esse modelo pode ser comparado a um streaming da locação. Isso mesmo. É um tipo de “Netflix” da moradia, porque, através de uma plataforma 100% digital, a rede Housi é como um “catálogo” de apartamentos com o mesmo padrão – da decoração à rede de serviços oferecida dentro do condomínio – em diferentes cidades.

Vibe lavanderia compartilhada 1 1024x758 - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
Os empreendimentos da rede oferecem serviços por demanda, como lavanderia compartilhada, bike e car sharing. (Foto: Divulgação/Altma Incorporadora)

Funciona assim: o locatário acessa o aplicativo, escolhe o imóvel, a cidade onde vai morar (por alguns dias ou vários meses), paga o valor da assinatura com o cartão de crédito e está feito o contrato. A moradia por assinatura não tem burocracia, nem fiador, nem o aprisionamento do prazo mínimo de 1 ou 2 anos. E, nos empreendimentos Housi, é instalada uma rede de serviços por demanda como lavanderia coletiva, bike e car sharing, coworking, central de delivery e áreas comuns que parecem as de condomínios clubes. É tudo fácil, rápido, bonito e prático.

Rede Housi em Curitiba

Vibe coworking - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
Além de áreas de lazer e de serviços, o primeiro empreendimento de moradia por assinatura de Curitiba terá espaços compartilhados, como essa sala coworking. (Foto: Divulgação/Altma Incorporadora)
Vibe coworking - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
Vibe sala de reuniões scaled - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
Sala de reunião do empreendimento. (Foto: Divulgação/Altma Incorporadora)
Vibe sala de reuniões scaled - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
Vibe estações de trabalho e videoconferência scaled - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia
Estações de videoconferência do primeiro empreendimento de moradia por assinatura de Curitiba. (Foto: Divulgação/Altma Incorporadora)
Vibe estações de trabalho e videoconferência scaled - Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia

Esse modelo de negócios, que logo estará disponível no Paraná, considera uma demanda óbvia por opções de moradia que permitam estar em diferentes lugares do mundo, por opção ou necessidade de deslocamento e mobilidade. E não há hotel que proporcione o aconchego do lar. Ao mesmo tempo, as gerações que não têm a casa própria como objetivo de vida preferem investir o que ganham em experiências e viagens. E, por isso, alugam em vez de comprar imóveis. Então, uma opção de moradia que permita a troca de endereço sem que se perca o conforto de estar em casa é o que o mercado ainda não oferecia e agora começa a oferecer.

LEIA TAMBÉM:

Assim que ouvi falar da rede Housi, pensei que Curitiba deveria estar nesse “circuito”. Uma cidade que é capital do turismo de negócios e sede do Vale do Pinhão; uma metrópole com rede de serviços e tantas oportunidades, ainda cercada de uma Região Metropolitana com incontáveis indústrias de diferentes ramos precisa entrar na rede de moradias por assinatura. E o resultado está aí: a Altma vai construir o Vibe, o primeiro condomínio residencial da rede Housi no Paraná, que será lançado em outubro e entregue em 2023. Na próxima coluna, vou apresentar o projeto. Até lá!

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

1 comentário em “Portal estreia nova coluna sobre o mercado da construção civil e os novos conceitos de moradia”

  1. Pingback: Nova Vibe: empreendimento traduz tendência de compartilhamento e mobilidade nas moradias - Ademi PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.