DESKTOP

Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Depois de mostrar e falar sobre as atrações turísticas de Curitiba e região por causa da pandemia, a arquiteta Daniela Barranco volta a abordar lugares fora do Brasil em sua coluna de viagens. Ela mostra a charmosa Victoria, capital da província Colúmbia Britânica, no Canadá.

A canadense Colúmbia Britânica

Daniela Barranco

FOTO 6 min 1 1024x768 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

Capital da província Colúmbia Britânica, no Canadá, Victoria está localizada ao sul da Ilha de Vancouver. É possível chegar de avião ou ferry-boat – que parte de duas cidades: Vancouver, no Canadá, ou Seattle, nos EUA.

A romântica cidade de Victoria é a capital das férias do Canadá e o principal ponto turístico do noroeste do Pacífico, com o clima mais ameno do país e uma vista incrível do mar. Seu caráter único está profundamente enraizado em seus 150 anos de história e sua herança colonial britânica, que ainda é muito forte na região. O antigo posto colonial está repleto de jantares cosmopolitas, uma vida noturna ativa e diversas opções de programas culturais.

FOTO 8 min 768x1024 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

O que mais me chama a atenção nesta ilha é que os vitorianos mostram seu amor pelo mundo natural cultivando jardins de flores a cada passo. Cestos floridos pendurados adornam os postes de luz da cidade em uma celebração de aromas e cores vivas, simbolizando a paixão de Victoria pela jardinagem. As flores desabrocham durante todo o ano, o que torna a exploração do ar livre agradável em qualquer estação. Samambaias e líquenes colorem o solo da floresta durante o inverno. Na primavera, uma explosão de trílios e orquídeas intensifica o efeito antes de dar lugar a arbustos exuberantes com mirtilo, salmonberry, amora silvestre, salal e uva Oregon.

FOTO 1 min 1 768x1024 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Beacon Hill Park, em Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

Claro que para dar nomes a essas flores eu tive que pesquisar, mas mesmo que você não tenha conhecimento de nomenclaturas de plantas, te garanto que não vai passar pelas ruas sem notá-las e se encantar.

A cidade tem uma arquitetura charmosa, lojinhas variadas e uma atmosfera amigável, com moradores genuinamente simpáticos. Caminhando pelo distrito LoJo, você encontra edifícios coloridos do início do século 19 da era da corrida do ouro que revestem os dois lados da rua. Eles abrigam uma variedade de lojas e boutiques ecléticas, desde roupas de moda local a joias e decoração para casa. Lindos armazéns de tijolos antigos agora abrigam lojas de design local, bares, padarias e charmosos restaurantes.

FOTO 9 1 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

Um dos pontos mais bonitos da ilha e um lugar perfeito para iniciar um passeio é o Inner Harbour. Da para passar horas à beira-mar observando o vai e vem dos barcos e hidroaviões. Deste local saem passeios para observar a abundância de baleias da região. E ao lado do píer estão duas construções maravilhosas.

FOTO 5 min 1 1024x768 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Inner Harbor, Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

O Empress Hotel, coberto de hera, é um famoso marco de Victoria. O Empress é conhecido por servir o chá da tarde em seu elegante saguão superior e uma estrutura que vale a pena a visita. O prédio foi construído entre 1904 e 1908, recebendo o nome em homenagem à Rainha Victoria quando ela foi nomeada Imperatriz da Índia. O hotel conta com cerca de 477 quartos e oferece um estilo arquitetônico dos châteaux ingleses da era eduardina (do Rei Eduardo).

FOTO 4 min 1 1024x710 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Fairmont Empress Hotel, Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

O Parliament Building, conta com uma arquitetura majestosa com um lindo jardim. Sua impressionante fachada de 150m de comprimento, cúpula central e dois pavilhões finais apresentam a imponência do lugar. A combinação de simetria barroca rigorosa, uso de cúpulas e massas escultóricas com as superfícies rusticadas do estilo renascentista fazem dessa edificação uma grande obra construída entre 1893 e 1897. À noite, a fachada é iluminada oferecendo uma imagem de tirar o fôlego.

FOTO 7 min 1 1024x768 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Parlamento de Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

Se você gosta de andar, vale a pena ir do centrinho até o Fisherman’s Wharf. Este lugar é como um píer, onde há vários restaurantes e casinhas flutuantes. Quem quiser pode fazer um passeio de caiaque ou simplesmente comer um fish&chips. Outros pontos legais para quem curte passeios culturais são o Royal BC Museum e a Art Gallery of Greater Victoria, com obras de Emily Carr, uma artista canadense bem popular no país.

FOTO 3 min 1024x768 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
A arquiteta Daniela Barranco no Butchart Gardens, em Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

E, por último, meu lugar preferido e mais apaixonante de toda ilha, o Butchart Gardens. Localizado a aproximadamente 21 km de Victoria, estão 55 acres de uma estupenda exposição de flores aberta ao público. Jennie Butchart queria recriar algumas belezas naturais dos restos da pedreira industrial da família. Ali estão mais de 700 espécies e mais de 1 milhão de plantas que florescem durante todo o ano, formando uma paisagem muito colorida e culturalmente diversa. Os canteiros se dividem em cinco áreas: Jardim de Rosas, Lagoa da Estrela, Jardim Japonês, Jardim Submerso e Jardim Italiano, além de um Pavilhão Infantil, onde está um belo carrossel. Um cenário que parece saído de uma pintura ou de um filme.

FOTO 2 min 1 1024x768 - Um lugar para se apaixonar, a canadense Colúmbia Britânica é o tema da coluna de Daniela Barranco
Butchart Gardens, em Victoria, Canadá. (Foto: Acervo pessoal)

Até 1867, ano em que o Canadá foi fundado como país, Victoria fazia parte de uma região disputada entre a Coroa Inglesa e a empresa mineradora Hudson’s Bay Company. Com a fundação do Canadá, Victoria se tornou oficialmente a capital da província canadense Colúmbia Britânica, permanecendo como tal até hoje.

LEIA TAMBÉM:

Por esse motivo, encontramos na cidade diversas construções com características da arquitetura vitoriana. Atualmente a cidade é uma mistura do antigo charme britânico com a modernidade do novo mundo. Se você gosta de passeios ao ar livre e aventuras esportivas, a lista de opções é imensa. Tem até opções de esqui na neve em montanhas da ilha.

O que não falta nesta ilha é motivo para se apaixonar!

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X