DESKTOP

Reserva Natural Salto Morato reabriu para o público

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

ViewImage - Reserva Natural Salto Morato reabriu para o público
A Reserva Natural Salto Morato possui 2.253 hectares e está inserida na Grande Reserva Mata Atlântica. (Foto: Divulgação/José Paiva)

A Reserva Natural Salto Morato, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em Guaraqueçaba (PR), foi reaberta neste mês seguindo todos os protocolos de segurança e saúde pública em razão do coronavírus. Fechada desde março para o público, a unidade de conservação voltou a receber turistas de maneira controlada e somente com visitas agendadas. Localizada em um território reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, a reserva possui 2.253 hectares e está inserida na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil.

As trilhas que levam à cachoeira de cerca de 100 metros de altura que dá nome à reserva e à figueira centenária que cria uma ponte viva sobre o Rio do Engenho voltarão a receber turistas. A entrada no reserva será limitada a 20 pessoas por dia e, no caso de grupos, será respeitado o distanciamento de no mínimo dez metros. A entrada de idosos e gestantes ainda não será permitida, sendo liberada somente a partir da fase amarela.

LEIA TAMBÉM:

“O turismo é um setor importante para o município e muitas pessoas dependem da renda gerada por essa atividade para a sua sobrevivência. Diante da retomada das atividades em outras unidades de conservação e seguindo uma série de cuidados previstos pelas autoridades, podemos voltar a oferecer experiências para os visitantes, sempre de forma gradual e preservando a saúde dos colaboradores, da população de Guaraqueçaba e dos próprios turistas”, explica a coordenadora de Áreas Protegidas da Fundação Grupo Boticário, Marion Silva.

protocolo desenvolvido para Salto Morato segue quatro ondas – vermelha, laranja, amarela e verde – que determinam a quantidade de visitantes e grupos diários permitidos, os dias de funcionamento e os serviços disponíveis para o visitante. A fase iniciada a partir deste sábado é a laranja. “Com este protocolo, queremos fazer com a que a reserva seja um ambiente seguro para todos, minimizando as chances de transmissão do coronavírus. Estamos seguindo normativas rigorosas de higiene sanitária, com limpeza frequente de nossas estruturas”, explica Marion.

Serviço:
Funcionamento de quinta-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 16 horas.
Uso de máscara obrigatório. A entrada de idosos e gestantes ainda não é permitida.
Agendamento de visitas pelo WhatsApp (41) 98827-4134.
Localização: Rodovia PR-405, Comunidade Morato, Guaraqueçaba (PR)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X