DESKTOP

Maria Fumaça centenária volta a circular entre Morretes e Antonina, a partir de novembro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

passeio maria fumaca curitiba 1110x685 1 1024x632 - Maria Fumaça centenária volta a circular entre Morretes e Antonina, a partir de novembro
Após 30 anos sem operar regularmente, a locomotiva centenária voltará a funcionar diariamente. (Foto: Divulgação/SMCS)

A partir no dia 21 de novembro, a histórica Maria Fumaça volta a circular entre as cidades de Morretes e Antonina, no Litoral paranaense. Após 30 anos sem operar regularmente, a locomotiva centenária voltará a funcionar diariamente. A inciativa é da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade sem fins lucrativos que promove a conservação do patrimônio histórico ferroviário brasileiro. A comercialização será feita pela Serra Verde Express, operadora do trem que liga Curitiba a Morretes.

A reativação da linha férrea, de 16 quilômetros, é fruto do protocolo de intenções firmado no ano passado pelo governo do estado e pela empresa Rumo Logística. Com o novo ramal, os turistas poderão conhecer as duas cidades históricas passando pela Mata Atlântica de trem. As últimas excursões que transportaram turistas de maneira regular usando a linha aconteceram na década de 1990.

LEIA TAMBÉM:

Conhecida dos curitibanos por circular na cidade durante o período que antecede o Natal, a Maria Fumaça despertou o carinho do público e se tornou um dos mais esperados atrativos natalinos de Curitiba. As viagens entre Morretes e Antonina vão permitir uma experiência ainda mais especial já que acontecerão ao longo de todo o ano com duração de cerca de 60 minutos.

A Serra Verde participa do projeto disponibilizando o sistema de venda online dos bilhetes. “Essa é uma grande vitória da ABPF e do turismo ferroviário do país” comenta Adonai Aires Filho, diretor da Serra Verde Express.

Atrações

A programação inicial prevê atrações locais dentro dos vagões. Há, inclusive, projetos envolvendo os produtos típicos do Litoral. A Maria Fumaça trará mais movimento à histórica estação ferroviária de Antonina, que foi restaurada nos últimos anos.

A estação está ligada à história ferroviária do Paraná, iniciada com a inauguração do trecho Curitiba-Paranaguá, em 1885. A construção ocorreu em 1916, após o incêndio que destruiu a antiga estação.

Já a estação ferroviária de Morretes existe desde 1883, mas seu prédio original foi substituído por um novo edifício de concreto e alvenaria em estilo art déco na década de 1950. “É algo que toda a população espera, retomar a ligação diária desse trecho histórico. O Paraná cresceu a partir das locomotivas do Litoral, e queremos usar esse caminho para contar um pouco sobre a importância da Mata Atlântica e das outras possibilidades do município”, afirma Allana Cristina Araújo, responsável pela programação turística da prefeitura de Antonina.

Promoção

Para o período de lançamento do passeio, moradores de Curitiba terão uma oportunidade especial com a promoção “Trem em Dobro”. Até 31 de outubro, a compra do bilhete para o passeio tradicional da Serra Verde Express dá direito ao passeio de Maria Fumaça com escolha de saída de Morretes ou Antonina, em qualquer um dos horários disponíveis.

O valor da promoção é a partir de R$205, por pessoa, sendo necessária a apresentação de comprovante de residência em Curitiba ou Região Metropolitana. As compras podem ser feitas diretamente no site www.serraverdeexpress.com.br pelo whatsapp (41) 9211-1726 ou diretamente na bilheteria da Estação Rodoferroviária de Curitiba (Av. Presidente Affonso Camargo, 330).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X