DESKTOP

IX Encontro de Tenores do Brasil reúne vozes de Curitiba, São Paulo e Manaus; assista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

tenores 1 1024x600 - IX Encontro de Tenores do Brasil reúne vozes de Curitiba, São Paulo e Manaus; assista
Vitorio Scarpi (de verde), Miquéias William (ao centro) e Eric Herrero no IX Encontro de Tenores do Brasil. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

Aconteceu no último domingo (01), às 19h, no Teatro Amazonas, em Manaus (AM), o IX Encontro de Tenores do Brasil estrelado pelo manauara Miquéias William, pelo paulista Eric Herrero e pelo curitibano Vitorio Scarpi. A primeira edição do evento foi em 2012 e desde então ganhou projeção nacional e internacional, reunindo diversos nomes da ópera. Além dos três tenores, o evento contou com os pianistas Renan Branco e Anderson Farias e com a participação especial da soprano Jai Silva.

Miquéias William, idealizador do encontro e também um dos tenores participantes, diz que apesar das dificuldades geradas pela pandemia, o evento foi maravilhoso e com um público bastante expressivo, mesmo com a capacidade do Teatro Amazonas limitada a 50% de sua lotação. “Este ano tivemos a honra de ter tenores de altíssimo nível para completar nosso espetáculo”, afirmou ao portal.

Vitorio Scarpi, de 25 anos, foi o vencedor do Prêmio Melhor Tenor na edição 2020 do maior concurso de canto lírico do Brasil, o Maria Callas, que é promovido pela Cia. Ópera São Paulo, e um de seus prêmios foi o direito de participar do evento em Manaus. “O concurso me premiou com um concerto com a Orquestra Sinfônica de Taubaté e com a participação no Encontro de Tenores do Brasil. Sou muito grato ao Paulo Abrão Esper, diretor artístico do concurso Maria Callas e diretor geral da Cia.”, completa o jovem tenor curitibano, que começa a se projetar na carreira.

Segundo Scarpi, participar do encontro de tenores foi uma oportunidade de levar seu trabalho ao estado do Amazonas, onde são realizadas diversas produções de ópera. “Fiquei muito emocionado por cantar ao lado das grandes vozes dos tenores Miquéias William e Eric Herrero, foi uma troca de experiências fantástica”, relatou.

Vitorio quer voltar para participar do Festival de Ópera, que acontece anualmente na capital amazonense e almeja interpretar um personagem em alguma produção. “Nesse ano conturbado, tenho me dedicado muito nos estudos de personagens de ópera. Manaus é uma cidade encantadora e com um povo muito receptivo, estive pela primeira vez no Teatro Amazonas e espero voltar logo”, finaliza. Em 2020, ele também venceu o concurso Linus Lerner.

LEIA TAMBÉM:

Eric Herrero acrescenta que o Encontro de Tenores, que já é um dos eventos da música erudita mais importantes do norte do país, teve um papel fundamental para a música de concerto e para a ópera, principalmente neste ano. O evento provou que, com organização, seriedade e respeito a todas as regras sanitárias exigidas pelo momento de pandemia, um espetáculo deste porte pode ser realizado sem que o público sofresse mais pela falta de arte e cultura. “Foi um prazer enorme voltar ao Teatro Amazonas, sobretudo, após meses de afastamento dos palcos devido ao isolamento”, conclui.

Sobre o Encontro de Tenores do ano que vem, William antecipa que o projeto é comemorar uma década em grande estilo, com a participação não só de tenores nacionais, mas também internacionais.

Confira abaixo alguns vídeos do concerto.


O Tenor Vitorio Scarpi intrerpreta a canção Se tu sei fra gli angeli, da ópera Fosca. (Vídeo: Portal Reinaldo Bessa)


Os três tenores e a sopano Jai Silva interpretando Brindisi, da ópera La Traviata. (Vídeo: Portal Reinaldo Bessa)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X