Da Redação

O fim de semana teve 209 ações de fiscalização e inspeções realizadas pelas equipes da prefeitura de Curitiba em estabelecimentos comerciais de diferentes bairros da cidade. Desde a sexta-feira (27) até a noite de domingo (29), fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo, técnicos da Vigilância Sanitária e guardas municipais participaram de incursões em bares, restaurantes, lojas de departamento, de materiais de construção, mercados e empresas para assegurar a adequação ao Decreto 1600/2020, que impõe regras devido à pandemia da covid-19.
Nos três dias, 35 estabelecimentos foram interditados. Deste total, 33 tiveram as atividades paralisadas durante as Aifus-covid (Ações de Fiscalização Integradas). Nas Aifus – realizadas por fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – 16 estabelecimentos foram notificados por descumprimento à Resolução 01/2020 e em sete vistorias foram expedidas notificações por comércio irregular. As Aifus-covid foram direcionadas a bares e casas noturnas, em locais com histórico de aglomerações.
Somente no domingo (29), a operação, que teve início à tarde e se estendeu até a noite, esteve em oito bares nos bairros São Francisco e Centro Cívico, um restaurante no Centro Cívico e uma casa noturna no Batel. Os oito bares foram interditados, um recebeu também notificação por comércio irregular. O restaurante foi notificado para falta de adequação à Resolução 01/2020. Durante os três dias, nas Aifus-covid foram fiscalizados 52 estabelecimentos em diferentes bairros que resultaram na interdição de 33, 16 notificações por descumprimento à Resolução 01/2020 e sete notificações por comércio irregular.
Outros 25 estabelecimentos que haviam sido denunciados pela população estavam sem atividade no momento da fiscalização. “A fiscalização foi intensificada com uma força-tarefa integrada entre governo do estado e prefeitura para inibir a aglomeração na cidade e no comércio, uma medida de combate ao coronavírus”, diz o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Vigilância Sanitária
Já as equipes da Vigilância Sanitária, acompanhadas da Guarda Municipal, inspecionaram 157 estabelecimentos entre a tarde de sexta-feira (27) e o sábado (28). Foram aplicadas 13 infrações e duas interdições: uma loja de departamentos esportivos no Centro, na tarde de sexta-feira, e um bar dentro de um estádio de futebol no Capão Raso, no sábado. Na sexta-feira, a Vigilância Sanitária inspecionou 133 estabelecimentos e fechou uma grande loja de departamento no Centro. Oito empresas foram notificadas, entre elas um cartório. Entre os autuados dois supermercados no bairro Boqueirão e uma loja de departamentos no bairro Boa Vista. Nestes locais, além de aglomerações, havia pessoas sem máscara.
LEIA TAMBÉM:
- Jucepar digitaliza 100% dos pedidos de abertura e fechamento de empresas a partir de 1º de dezembro
- Mostra individual “Inquietações”, de Vicenzo Smntt, leva a reflexões na arte
No sábado, as inspeções aconteceram em 12 pontos de comércio, entre supermercados, lojas de departamento e pontos de comércio na região do Bairro Alto e Atuba. Foram lavrados dois autos de infração e feitas cinco orientações em lojas de material de construção, comércio de bebidas e de embalagens pela ausência de controle de acesso, de definição da capacidade máxima de pessoas no interior do estabelecimento e de procedimento para organização de fluxo de entrada e saída de pessoas no acesso único a loja.
Todas as ações de fiscalização e inspeção foram focadas especificamente no cumprimento dos protocolos de prevenção ao novo coronavírus, como distanciamento social e uso de máscara e outras regras sanitárias. Novas ações serão realizadas ao longo da semana.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: