Da Redação

A prefeitura de Curitiba ativou nesta quinta-feira (3) a antiga Maternidade Victor Ferreira do Amaral, no bairro Água Verde, exclusivamente para pacientes de Covid-19. Com capacidade para 54 leitos, sendo oito de UTI, o VFA é o terceiro hospital ativado pela prefeitura de Curitiba durante a pandemia do novo coronavírus e que será gerenciado pela Secretaria Municipal da Saúde por meio de convênio com o Complexo Hospital de Clínicas do Paraná. Os outros dois hospitais exclusivos de Covid-19 são o Instituto de Medicina do Paraná e o Hospital Vitória. O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, visitaram as instalações antes da chegada dos primeiros pacientes.
O Victor Ferreira do Amaral faz parte do pacote de 174 novos leitos SUS exclusivos que serão ativados pela prefeitura neste mês: 50 de UTI e 124 de enfermaria. As novas ativações representam um aumento de 23% na capacidade hospitalar para tratamento da Covid-19 em Curitiba, passando de 756 leitos em atividade para 880.
O prefeito Rafael Greca destacou o grande esforço para garantir assistência à população, mas ressaltou a necessidade da colaboração das pessoas em manter os cuidados básicos de segurança. “De nada serve fazer aglomeração, não serve à sua saúde e não serve à cidade”, disse durante a visita, também acompanhada pela diretora-geral do Hospital de Clinicas, Claudete Reggiani, pelo diretor da Fundação Estatal de Saúde (Feas), Sezifredo Paz, e pelo presidente da Urbs, Ogeni Pedro Maia Neto. Em julho a prefeitura também contou com o hospital Irmã Dulce, que antes de virar unidade de estabilização psiquiátrica serviu de retaguarda de leitos clínicos para liberar vagas de Covid-19 no Hospital do Idoso.

Nesse momento de escalada da pandemia, dentro da estratégia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba duas UPAs da capital tiveram mudanças na rotina de atendimento. A UPA Boqueirão virou uma unidade de leitos clínicos específica de Covid. Já a UPA Fazendinha passou a funcionar como retaguarda, recebendo pacientes não-Covid do Hospital do Idoso, liberando vagas de Covid.
Mortos na cidade já passam de 1,7 mil
Curitiba registrou, nesta quinta-feira (3), 1.380 novos casos de Covid-19 e 13 óbitos de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. Dez dessas mortes ocorreram nas últimas 48 horas. As novas vítimas são sete homens e seis mulheres com idades entre 55 e 86 anos. Apenas uma mulher, de 56 anos, não tinha fator de risco para complicações da Covid-19. Até agora são 1.788 mortes na cidade provocadas pela doença desde o início da pandemia.
Com os novos casos confirmados, 82.647 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 68.042 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. São 12.817 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.
UTIs do SUS
Nesta quinta-feira, a taxa de ocupação dos 344 leitos está em 93%. Todos os pacientes que são internados com quadro de síndrome respiratória aguda grave vão para os leitos exclusivos Covid-19 e não apenas os casos confirmados da doença. No momento restam 24 leitos livres.
LEIA TAMBÉM:
- Minicafeteria curitibana de café “to go” abre primeira franquia em Balneário Camboriú
- Mais de 80% das escolas particulares do Paraná retomaram atividades presenciais
Números da covid-19 em 3 de dezembro:
1.380 novos casos
13 novos óbitos (10 nas últimas 48h)
Números totais
Confirmados: 82.647
Casos Ativos: 2.817
Recuperados: 68.042
Óbitos: 1.788
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: