DESKTOP

Ao tomar posse na Câmara Municipal, Greca promete focar na imunização da população contra Covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Tempo de leitura: 17 minutos

Da Redação

O prefeito reeleito Rafael Greca e a primeira-dama, Margarita Sansone, durante a posse na Câmara Municipal de Curitiba nesta sexta-feira (01). (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O prefeito Rafael Greca tomou posse no final da tarde desta sexta-feira (1º), na Câmara Municipal de Curitiba, tornando-se o único eleito três vezes para o cargo na história da capital. Greca vai comandar Curitiba de 2021 a 2024. Segundo ele, nesse início de novo governo, será feito um esforço de gestão para colocar em prática um programa de imunização da população de Curitiba contra a Covid-19 e para a retomada econômica.

“Quem dera eu tivesse aqui um laboratório para fabricar vacinas na Cidade Industrial de Curitiba e um instituto como o Butantan, na Universidade Federal do Paraná. Nós dependemos de outras esferas de governo, mas vamos fazer de tudo para que tenhamos o mais rápido possível os imunizantes para iniciarmos a vacinação”, disse o prefeito em seu discurso.

“Esperamos que até a Páscoa tenhamos 300 mil pessoas imunizadas, 200 mil pela vacina e 100 mil recuperadas”, acrescentou. Greca disse que não poupará esforços para que toda a população possa ser imunizada, dos profissionais de saúde, que deverão ser o primeiro grupo a ser vacinado, até os curitibinhas. “O ideal é que recebamos tanto a Coronavac, que está sendo trazida pelo governo de São Paulo, como os imunizantes que o governo federal vai comprar”, disse. O prefeito e o vice, Eduardo Pimentel, foram reconduzidos aos cargos em uma sessão na Câmara presidida pela vereadora mais votada, Indiara Barbosa (Novo), e secretariada pelo vereador Tito Zeglin (PDT). Greca assinou o termo de posse acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel Slaviero e a mulher, Paula Mocellin Slaviero. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Em um discurso emocionado, ele lembrou as três vezes que foi eleito prefeito da cidade. “Curitiba perguntou três vezes se eu a amava e eu respondi que sim”, disse. O primeiro mandato Greca foi entre 1993 e 1996, quando Curitiba completou 300 anos. Foi eleito pela segunda vez em 2016, depois de alguns anos no ostracismo político, e iniciou o mandato em 2017. Reeleito com quase 60% dos votos em primeiro turno na última eleição, em novembro, Rafael Greca vai comandar a cidade de 1,93 milhão de habitantes e que terá um orçamento de R$ 9,3 bilhões para 2021.

Plano de Recuperação

Durante seu discurso, o prefeito lembrou os desafios encontrados quando assumiu a última gestão, em 2017. “Imaginem se não tivéssemos feito o Plano de Recuperação de Curitiba, que colocou as contas do município no azul e permitiu que criássemos um fundo de emergência que hoje nos ajuda a enfrentar a pandemia. Entregamos uma cidade melhor, mais justa e mais bonita. Agora vamos trabalhar para que ela melhore ainda mais e seja mais sustentável, inovadora e ainda comprometida com as causas sociais”, disse.

Greca citou alguns projetos que devem marcar o novo mandato, como o bairro novo da Caximba, o projeto da Vila Divino, junto ao Rio Atuba, a implantação do novo Inter II, que vai beneficiar 38 bairros, a substituição da iluminação pública por lâmpadas LED, as transposições da Linha Verde, além de um esforço social humanitário, por meio da Fundação de Ação Social (FAS). Para respeitar os protocolos de distanciamento social e de prevenção da Covid-19, a cerimônia contou com um número reduzido de participantes e foi transmitida pelas redes sociais da Câmara Municipal.

O prefeito Rafael Greca em momento de emoção durante sua posse na Câmara. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Estiveram presentes à sessão de posse o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira; o comandante da 5ª Divisão do Exército, Carlos Penteado; o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), Valcir Mombach; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, Luiz Fernando Jamur, secretário de Governo; Mônica Santana, secretária de Comunicação Social; Vítor Puppi, secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento; Carlos Celso dos Santos Júnior, superintendente da Guarda Municipal; Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário de Planejamento e Administração; Luiz Damaso Guzzi, secretário de Segurança Alimentar; entre outros convidados.

LEIA TAMBÉM:

Logo após a cerimônia, o prefeito, a primeira-dama, o vice Eduardo Pimentel e a mulher, Paula Mocellin Slaviero, e demais convidados seguiram para o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, para o anúncio da composição do secretariado, com os nomes do primeiro escalão para cada pasta. No local, houve uma apresentação do tenor Vitorio Scarpi e das sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca.

Confira a íntegra do discurso do prefeito na Capela dos Fundadores da Cidade no Memorial de Curitiba:

“No dia primeiro de janeiro de 2017, neste mesmo Memorial de Curitiba, lugar sagrado pela bela História de todos que nos precederam, prometi aos curitibanos entregar esta cidade, melhor, mais bonita e mais justa do que eu a recebi do meu antecessor. Missão cumprida.

A casa está arrumada. Nossa Prefeitura – antes endividada – já não deve nada. Reerguemos o Municípío do ponto de vista fiscal. Cada coisa está no seu lugar. Somos a primeira Cidade do Brasil a criar um Fundo Anti-crise. Tivemos fôlego para bancar o enfrentamento da pandemia e ainda criamos um Fundo de Aval para socorro de empresas em dificuldades, em parceria com o Sebrae. Entramos o ano no azul com 300 milhões em caixa. Sem descuidar da ideia de que cidades são como pássaros , precisam das suas 2 asas: a Economia e a Saúde.

Curitiba está recuperada e mais forte do que as dificuldades. 99 hortas foram semeadas, uma fazenda urbana está pronta para a colheita. Das pedras que nos atiraram nós pavimentamos os caminhos com 550 km de #AsfaltoNovo no perímetro urbano e o inovador programa #AsfaltoNoSaibro, 250 km de eliminação de ruas de terra, lama e poeira o que nunca houve. Temos também as primeiras ruas inteligentes, com calçadas acessíveis no Largo da Ordem e na exemplar e histórica rua Voluntários da Pátria.

Mas também há remédios em abundância nos postos de saúde e não faltam reagentes no Laboratório Municipal. AS 9 UPAS atendem com eficiência e os hospitais não tem nada a reclamar. Mas não é só isso. Conseguimos contratar 642 novos profissionais de saúde. Abrimos as UPAs do Tatuquara e da CIC, ambas exemplo de atuação e correção no cuidado com as pessoas. Um aplicativo na palma da mão permite que a Saúde Já se materialize, sem as longas filas no frio que o passado havia legado. Merecemos dois prêmios nacionais de cidade campeã em Saúde Bucal. Eliminamos a transmissão de HIV vertical de Mãe para filho. Temos uma das menores Mortalidades Materno-Infantis do mundo.

Inclusive nada faltou aos nossos doentes neste tempo de flagelo da pandemia. Chegamos a fazer 6 novos hospitais de verdade – neste Brasil dos vergonhosos hospitais de campanha – o Hospital Vitória, o Instituto de Medicina do Paraná ,a clínica da Santa Irmã Dulce dos Pobres, no Tatuquara, o Hospital Vitor Ferreira do Amaral e também reformulamos o sistema de saúde, transormamos em clínicas exclusivas COVID as UPAS da Fazendinha e do Boqueirão. Ainda ampliamos os serviços e UTIs dos Hospitais de Clínicas, Evangélico Mackenzie, do Trabalhador, Hospital Municipal do Idoso e o Hospital do Bairro Novo para que nada faltasse aos nossos doentes.

De repente a luz foi acesa. Há 60 mil pontos de luz led nos bairros. Outros 50 mil pontos estão saindo do papel para execução.

Há renovada luz nos Faróis do Saber agora transformados em Faróis da Inovação, os livros, as lan houses e as impressoras 3D para iniciar os curitibinhas no mundo do MIT (Massachussets Institute of Technology) – a ideia do faça você mesmo.

Há luz sobre as pedras que nos lançaram opositores cegos de ambição. Luz nos FABLabs públicos, nos Worktibas públiocs, nas Salas do Empreendedor das 10 Ruas da Cidadania.

Esta é Luz dos Pinhais, capaz de tornar novas todas as coisas, essa luz de inovação que brota no Vale do Pinhão. e no telhado da Prefeitura.


O Parque do Barigui se tornou vitrine de energia limpa, produzindo toda a energia que consome na Hidrelétrica Nicolau Kluppel e no seu Salão de Atos Solar.

Isso é o que queremos para esta cidade inteligente. Sempre e cada vez mais. Vamos agora, em parceria com a COPEL e o grupo internacional de Cidades contra o Aquecimento Global C-40, licitar e erguer a Piramide Solar da Caximba, transformar em terminais solares a Rodoferroviária, os Terminais do Pinheirinho, do Boqueirão e de Santa Cândida. Aos poucos renovaremos a f Ensinaremos ao mundo, tendo o Sol por parceiro e testemunha, que uma cidade de 2 milhões de habitantes pode e deve ser ambientalmente correta.

Nisto avançamos ao plantarmos 120 mil árvores por ano, ao espalharmos colmeias de abelhas nativas em todos os 44 parques e bosques, em muitas das 800 praças. Ao multiplicarmos as Reservas Particulares de Proteção e Preservação do Patrimônio Natural.

Ao incentivarmos os Eco-Cidadãos, os recicladores de lixo, o novo horizonte de alimentarmos fornos de cimenteiras, gerando nova energia não poluidora com CDRs – Combustíveis derivados de resíduo, e estimulando um consórcio de todas as cidades metropolitanas na gestão de resíduos sólidos. Cada dia estamos mais próximos do ideal de um aterro sanitário zerado, do sonhado fim do passeio e enterro do lixo. Já somos a capital mais limpa e mais saneada do Brasil , três vezes campeã nesta gestão no ranking da ABES. Somos ainda uma das 10 cidades do mundo Amigas dos Animais, referência da nossa política de castração e manejo das populações de cães e gatos. Nosso Zoo é referência nacional e mundial em preservação da vida selvagem.

Abrimos 30 poços artesianos profundos, para emergência hídrica, em todos os quadrantes de Curitiba. Em janeiro começaremos o processo de distribuição desta água preciosa que o subsolo sagrado de Curitiba armazenou para nós.

Está pronto o projeto do Grande Manancial do Futuro, no Parque Regional do Rio Iguaçu, das nascentes aos areais de Fazenda Rio Grande e Araucária

Os que fazem desertos não nos impedirão de colher flores e frutos. Os semeadores somos nós nessa cidade bendita, lugar abençoado, nesse Paraná das searas que alimentam o mundo.

Nossa política de Segurança Alimentar e Nutricional vai do única Mercado Municipal do Brasil com desperdício zero, a 6 Restaurantes Populares, 47 Armazéns de Família, 3 Mercados Municipais que logo serão solares, 3 #MesasSolidárias, 99 Hortas Comunitárias – na semana já vou abrir a centésima! E a primeira Fazenda Urbana do País. A inovação, eu creio, une o arado ao computador.

Brotam em meu coração de Prefeito renovadas energias. Pulsa em mim a geminação das sementes a se tornarem folhas de verde novinho.

Quero a melhor Educação do Brasil para os Curitibinhas. Além da Sala de Aula, além da TV Escola que este ano foi êxito pedagógico e referência de resiliência do magistério. Orgulho de Curitiba e do Brasil.

Quero intensificar o programa de aulas na paisagem urbana, as Linhas do Conhecimento.

Quero vencer mais Olimpíadas de Matemática e certames mundiais de Robótica, como aquele que distinguiu no Brasil e no mundo nossa Escola Durival de Brito e Silva, finalista da First Lego League em Biblos no Libano, em 2019.


Inovação também na mobilidade e nos transportes, além do Estar Digital, da renovação da frota e da Bilhetagem automática, êxitos desta gestão.

Vem aí também o BRT no Grande Anel Inter 2 com o desenho dos ônibus que Curitiba ofereceu ao mundo inteiro, imitado em 250 cidades. 38 bairros conhecerão a canaleta exclusiva, com um novo modal de transporte, modernos Ônibus Elétricos, nos 28 km deste percurso de transporte mais solicitado pelos curitibanos.

O Ligeirão que liga Santa Cândida a Praça do Japão na Páscoa estará chegando ao Pinheirinho, ao Capão Raso e ao Portão. Também o Ligeirão chegará até a Cidade Industrial de Curitiba, vindo de Pinhais, pelo eixo Leste-Oeste. Assim honraremos a nominação de Curitiba como modelo. Afinal o BRT curitibano foi listado como um dos 50 projetos mais influentes do mundo em 2019.

Todas nossas obras serão concluídas. Nada ficará inacabado. A Linha Verde Norte está em obras, 4 novas transposições suas serão licitadas e realizadas. Viaduto sem alça é coisa do passado. #Xô tranqueira continuará a ser o nosso lema.

Tudo que é antigo voltará a ficar novo. Com a benção de um tempo de cura reabriremos novamente o Teatro Paiol, iluminando-o com Novas Ideias, Paiol Digital das grandes noites de inovação. Faremos Cultura de Inovação, unindo a tradição da Fundação Cultural à estrutura moderna do ICAC e da Agência Curitiba de Inovação.


Na rua Engenheiros Rebouças vamos abrir a primeira Escola Pública de Inovação , será seu embrião a tradicional Escola Municipal da Vila Torres em sede nova. O antigo Moinho Fontana, já Engenho de Inovação, será o primeiro prédio público inteligente e certificado da Cidade – quiçá do Brasil.

Queremos que a genialidade dos curitibinhas dos Farois do Saber, transformados em gestores de startups, se multiplique pelas Redes Digitais. Vamos fazer por merecer os prêmios já recebidos: Prêmio Mundial do Habitat de 1996, Curitiba é Primeiro lugar no ranking da Connected Smart Cities.

Somos uma das 21 cidades inteligente do Intelligent Community Forum (ICF).
Somos a Primeira capital brasileira a integrar o programa mundial City Possible.

Em Barcelona, na Fira de 2019, fomos reconhecidos como uma das seis cidades mais inteligentes do mundo, agraciados com o World Smart City Awards.

Nossa amada Curitiba ainda integra o ranking das 21 cidades inteligente do Intelligent Community Forum (ICF) 2019.

Demos e daremos também um futuro para nosso passado: O Programa Rosto da Cidade limpou o que estava pichado. E não há monumento histórico – do Belvedere a Catedral – que não tenham a pintura com resina antipichação.


Para glória da nossa Cultura, salvamos todos os bustos de bronze das praças públicas, replicados em cópias 3D – em pedra esculpida com água, os originais acervados neste Memorial, livres de serem derretidos por cobiçosos de vender seu bronze em troca de drogas no mercado negro.

Nossos cemitérios municipais – policiados pela GM – vigiados pela Muralha Digital permanecerão preservados, campos santos da Memória coletiva, repositário de uma herança a ser honrada em cada gota dos que tem sangue curitibano e brasileiro. Cemitérios são sementeiras da Eternidade das Cidades civilizadas.

Esta é a gestão do brilho do ICAC na Capela Santa Maria e na difusão cultural maciça pela internet. É a gestão do novo Cine Passeio/do Belvedere do prefeito Cândido de Abreu restaurado junto às Ruínas de São Francisco revitalizadas com a Galeria da Madeira, Arte e Artesanato tão nosso/Da Galeria das 4 Estações no Jardim Botânico, com a Estufa completamente restaurada, novamente brilhando em iluminação cênica/É a gestão do Bondinho da rua XV e do Passeio Público devolvidos às famílias. O Coreto do Passeio Público renovado se transformou em Coreto Digital, a nossa aposta para levar música aos corações angustiados em tempos de pandemia, sucesso no nosso Natal com isolamento respiratório, capaz de levar um brilho de esperança às famílias de seus 450 mil visitantes no último dezembro. Nosso legado cultural culmina com o Parque São Lourenço transformado em Jardim de Esculturas João Turin, um Memorial Paranista a esta Cidade onde fiz tantos Memoriais Étnicos. Expressão de amor à Terra e à Gente do Paraná e do Brasil, com a obra do mais criativo dos nossos artistas.


Também avançamos em Defesa Social, propondo ampla e irrestrita cooperação com todas as esferas de Governo, a PM, a PC, a PF, contratamos 1600 Guardas Municipais e a Muralha Digital se desenha como a nossa defesa num futuro que já chegou. No próximo dia 5, na rua São Pedro, junto ao IPPUC e ao Instituto Cidades Inteligentes apresentaremos a invulgar Sala da Situação e Policiamento – com o que existe de mais moderno no mundo no enfrentamento do crime organizado.

Que aliás é feito também pela FAS no seu invulgar enfrentamento contra a opressão dos vulneráveis. Este instrumento gerador de Igualdade de Oportunidades para todos, ferramenta da Resgate Social e conquistas humanitárias, que agora já avança para 15 mil reinserções familiares, quase três mil só neste ano, começando a formar para o trabalho, nos seus exemplares Liceus de Ofícios. #RuaNãoÉMoradia #SarjetaNãoÉMesa Ninguém é descartável, ninguém é tão invisível que possa ser abandonado nas ruas a massa de manobras políticas ou presa fácil para quadrilhas de prostituição e narcotráfico. Não permitiremos descarte humana nesta gestão, como não o permitimos nas outras duas. Todas as Vidas importam.

Eu convido todos à paz, harmonia e à concórdia. Convido o presidente da República Jair Bolsonaro e o Governador Ratinho Junior à Paz Política.

É uma alegria três vezes redobrada, pela terceira vez servir a cidade que é o meu berço. Que é o nosso caminho e que será nossa herança e nosso legado.

Para exorcizar o tempo difícil, os versos de Walt Whitmann, que escreveu o Carpe Diem, nos exortando a não perder nenhum tempo, mesmo aquele que parece difícil.


Aproveita o dia,
Não deixes que termine sem teres crescido um pouco.
Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos.
Não te deixes vencer pelo desalento.
Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever.
Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.
Não deixes de crer que as palavras e as poesias sim podem mudar o mundo.
Porque passe o que passar, nossa essência continuará intacta.
Somos seres humanos cheios de paixão.
A vida é deserto e oásis.
Nos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em protagonistas de nossa própria história.
Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua, tu podes trocar uma estrofe.
Não deixes nunca de sonhar, porque só nos sonhos pode ser livre o homem.
Não caias no pior dos erros: o silêncio.
A maioria vive num silêncio espantoso. Não te resignes, e nem fujas.
Valorize a beleza das coisas simples, se pode fazer poesia bela, sobre as pequenas coisas.
Não atraiçoes tuas crenças.
Todos necessitamos de aceitação, mas não podemos remar contra nós mesmos.
Isso transforma a vida em um inferno.
Desfruta o pânico que provoca ter a vida toda a diante.
Procures vivê-la intensamente sem mediocridades.
Pensa que em ti está o futuro, e encara a tarefa com orgulho e sem medo.
Aprendes com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam.
Não permitas que a vida se passe sem teres vivido…

Vamos inaugurar o ano da Vacina.
Não vamos desistir dos nossos sonhos. Como eu queria que nossa Prefeitura pudesse produzir imunizantes. Precisamos de todas as vacinas, de todos os Governos, de todas as Nações, de todas as consciências. Só assim daremos juntos um passo à frente. Mostraremos que somos de verdade uma #CidadeInteligente.


Buscamos cada vez mais a excelsa benção da Luz dos Pinhais.

O paraíso na Terra depende de mim, de Eduardo e de você, mas depende muito mais da união de todos nós.

De braços dados com a Esperança, esta que é a melhor e a mais virtuosa companheira das Almas.

Vamos fazer desta nova Prefeitura um novo exemplo para o Brasil e o Mundo.

Assim seja!”

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X