50 km/h passa a ser a velocidade máxima padrão em Curitiba

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Da Redação

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A Superintendência de Trânsito vai padronizar em 50 km/h o limite de velocidade em diversas ruas de Curitiba. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Depois das avenidas Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e Presidente Kennedy, a Superintendência de Trânsito vai dar continuidade à padronização em 50 km/h como limite de velocidade em diversas ruas de Curitiba. A alteração já inclui também as ruas João Bettega, Desembargador Westphalen e Engenheiros Rebouças. O projeto, que começou em 2020, vai se estender nos próximos meses para vias como Victor Ferreira do Amaral, Júlia da Costa, Princesa Izabel, Almirante Tamandaré, Ângelo Sampaio, João Negrão e XV de Novembro, entre outras.

De acordo com a superintendente de Trânsito da prefeitura, Rosangela Battistella, com exceção das vias rápidas Avenida Comendador Franco e Linha Verde, que mantêm o limite de 70km/h, as demais passarão por essa mudança que tem como foco, além de organizar o trânsito, evitar e reduzir a gravidade dos acidentes.

A Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza (ligação entre os bairros Campina do Siqueira e CIC) e a Avenida Mascarenhas de Moraes (Santa Cândida-Atuba) são algumas das vias que permanecerão com limite permitido de 60 km/h.

Tendência

Rosangela Battistella explica que diversos estudos comprovam que a velocidade média e a fluidez no trânsito melhoram em vias urbanas com velocidades regulamentadas em 40 km/h e em 50 km/h, além da força-tarefa possuir embasamentos técnicos de engenharia da via, como geometria, demanda de tráfego e análise da acidentalidade.

“Ações reconhecidas mundialmente, como o Programa Vida no Trânsito, chancelado pela Organização Mundial da Saúde, que agora entra em sua segunda década de ação pela segurança no trânsito, e o Visão Zero recomendam a adoção de redução de velocidade nas vias urbanas”, diz a superintendente da Setran. Iniciado na Suécia e incorporado por diversas cidades ao redor do mundo, o Visão Zero no Trânsito propõe intensificar intervenções na infraestrutura viária, ações de educação e de fiscalização de trânsito de forma a minimizar as consequências do erro humano.

Motocaixas

O projeto de alteração na sinalização da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, virá atrelado à implantação de motocaixas entre as ruas Frei Orlando e Paulo Kissula. A sinalização que delimita espaço exclusivo para que motociclistas aguardem a abertura do sinal verde à frente dos demais veículos é outra mudança com o objetivo de garantir mais segurança e evitar acidentes envolvendo motocicletas.

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Pioneira da iniciativa na cidade, a Victor Ferreira do Amaral recebeu a primeira motocaixa em frente ao Detran, em 2018. De lá para cá, o projeto foi expandido para algumas das principais vias da cidade. Confira:

  • Avenida Silva Jardim: 20 cruzamentos em uma extensão de 4,1 quilômetros entre as ruas Teixeira Soares e Conselheiro Laurindo;
  • Avenida Visconde de Guarapuava: 16 cruzamentos em uma extensão de 2,2 quilômetros entre as ruas General Carneiro e Desembargador Motta;
  • Avenida Wenceslau Braz: quatro motocaixas por sentido (Linha Verde e Portão), em trechos de 2,5 quilômetros;
  • Avenida Presidente Kennedy: 15 cruzamentos entre as avenidas República Argentina e Marechal Floriano Peixoto, nos dois sentidos;
  • Linha Verde: 20 cruzamentos nas pistas sentido Norte e sentido Sul, entre a Avenida Comendador Franco e a Rua Izaac Ferreira da Cruz;
  • Avenida Marechal Floriano no cruzamento com a Marechal Deodoro;
  • Avenida Victor Ferreira do Amaral nos dois sentidos, em frente ao Detran.

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