Alerta laranja prevê mais queda de granizo nesta quinta-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Cíntia Mazzaro

[masterslider id=”281″]

A chuva forte que atingiu Curitiba na noite desta quarta-feira (18) pode se repetir hoje. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), há previsão de novos temporais para a região da capital paranaense, inclusive com queda de granizo, como ontem. Na região de Cascavel, no Oeste do estado, caíram pedras de gelo nesta manhã. Ainda na noite de ontem o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um alerta laranja de tempestade para esta quinta-feira (19), em Curitiba, com vigência da zero hora até às 23h59.

O alerta laranja é o terceiro entre quatro níveis e indica perigo com as tempestades. Em nota, o instituto destaca risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O texto também destaca a possibilidade de ventos intensos, que podem chegar a 100 km/h. Com essa previsão, a Defesa Civil municipal orienta que as pessoas evitem sair de casa durante uma tempestade e se estiverem na rua, que evitem se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, uma vez que Curitiba tem registrado grande incidência de raios.

Já INMET orienta que não se estacione carros próximos a torres de transmissão e placas de propagandas. Em casa, o ideal é que se desliguem aparelhos elétricos.

Chuva desta quarta-feira causou estragos por toda a cidade

Desde o início da noite desta quarta-feira, a chuva não dá trégua aos curitibanos. Em grupos de whatsapp, vários vídeos mostraram cenas dramáticas da água invadindo supermercados, escolas, ginásios de esporte, shopping e hospitais, além das inúmeras cenas de ruas alagadas.

Segundo a assessoria do Hospital Nossa Senhora das Graças, uma das calhas da cobertura da UTI Neonatal não aguentou a pressão da água e gelo e acabou se rompendo, sendo necessário evacuar parte do local, que se divide em duas áreas distintas com 10 leitos cada. De imediato foi acionada a equipe de brigadistas da instituição e os bebês foram rapidamente transferidos para a unidade que não foi atingida pela chuva. A equipe médica está avaliando a necessidade de transferência dos pacientes.

Devido ao alagamento e queda de árvores, equipes da prefeitura estão nas ruas atendendo as ocorrências. Até as 12h, a Rua Coronel Dulcídio – entre as ruas Gutemberg e Vicente Machado – ainda estava totalmente bloqueada, devido a queda de uma árvore em frente ao restaurante Las Tablas (ex 348).

De acordo com balanço da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, 13.029 pessoas foram afetadas e 3.920 residências foram danificadas em toda a região atingida pelas fortes chuvas (metade Leste do Paraná); no total, 24 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Centro e Centro-Sul do Estado sofreram as consequências.

Na cidade, foram registrados 52 pedidos de retirada de árvores ou galhos em vias públicas, que estão sendo atendidos por 14 equipes.

Confira mais alguns vídeos enviados por leitores:

Escola no bairro Água Verde.
Rua no bairro São Lourenço.

Veja Também

4 comentários em “Alerta laranja prevê mais queda de granizo nesta quinta-feira”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X