Arquiteta une o prazer das viagens à inspiração para seus projetos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Reinaldo Bessa

A arquiteta Daniela Barranco, que passa a colaborar com o portal, na editoria de Viagens. (Foto: arquivo pessoal).

Paisagens exuberantes, experiências únicas e memórias incríveis. Muito mais do que conhecer um novo lugar, explorar um destino significa abrir a mente para ver o mundo com outros olhos. Afinal, são as culturas, vivências e as pessoas que dão sentido às buscas pessoais de cada um. As palavras são da arquiteta curitibana Daniela Barranco, que passa a dividir com os leitores do portal suas experiências em viagens pelos mais variados destinos do planeta, começando pelo exótico Sri Lanka. Ela idealizou o projeto “O mundo como inspiração” para trazer um pouco de cada experiência dos lugares visitados a seus trabalhos, sejam residenciais, comerciais, institucionais, corporativos ou de interiores. Por entender que as pessoas são reflexo do que viveram, Daniela pretende mostrar em cada coluna como elementos, lembranças e objetos de viagens podem ser utilizados dentro de casa.

Acompanhe abaixo o primeiro texto de Daniela para o portal Reinaldo Bessa.

Os encantos do Sri Lanka

Rico em cultura, país oferece experiências únicas para quem aprecia destinos exóticos

Daniela Barranco

 
 
 
 
 

Com vasto patrimônio histórico e cultural, o Sri Lanka é um país peninsular, localizado ao sul da Índia. Recheado de paisagens de encher os olhos, que incluem praias e florestas, o antigo Ceilão tem um povo simpático e sorridente. Sua cultura é marcada por muita arte, artesanato, joias, seda, chá, especiarias e a ayurveda – milenar sistema de saúde indiano, que propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional.

Na gastronomia, o curry e o arroz são a base da alimentação local. Os pratos são vivos, cheios de cores e de temperos como gengibre, chili, leite de coco, cardamomo e cominho. O país também é muito conhecido pela produção e consumo do Ceylon Tea, chá preto de caráter amadeirado e profundamente perfumado, considerado um dos melhores do mundo. A bebida típica é servida no início do dia e após todas as refeições.

As folhas são colhidas por mulheres tâmiles – um grupo étnico nativo do Sri Lanka – que pontuam as montanhas de chás com seus sáris coloridos. É lá, entre as belas colinas da região de Bogawantalawa, que encontra-se o Ceylon Tea Trails – Relais & Chateaux, o único hotel do mundo localizado dentro de uma plantação de chá. Lá, cinco residências de plantadores da era colonial, construídas entre os anos de 1802 e 1948, enquanto o Sri Lanka ainda era colônia britânica, encantam por oferecer uma experiência única.

Cada um dos bangalôs históricos, que possuem de 4 a 6 quartos, tem o seu próprio caráter distintivo e oferece uma estadia de luxo ao hóspede, cada qual com sua piscina, mordomo, chef de cozinha e equipe de casa. Os quartos e suítes são exclusivos e decorados em estilo inglês neo-colonial ou clássico, contendo antiguidades e móveis de luxo da época. Entre as diversas atividades oferecidas pelo hotel, a principal delas é um passeio pela fábrica de chás Dilmah, que confere uma experiência completa aos hóspedes, que podem participar desde a colheita da folha até a degustação do chá.

Outro local de visitação imperdível no Sri Lanka é o Heritage Kandalama. Situado em uma propriedade de 230 hectares, a 11 km da antiga cidade de Dambulla, o hotel de luxo de cinco estrelas possui uma atmosfera relaxante, que representa o estilo arquitetônico do “modernismo tropical”. Uma verdadeira obra prima do mais respeitado arquiteto do Sri Lanka, Geoffrey Bawa, famoso por harmonizar suas obras com o ambiente natural.

As impressionantes características naturais provaram ser um desafio de design que o arquiteto enfrentou minimizando o impacto da construção no local. Nenhuma máquina de movimentação de terra foi usada e as formações rochosas consideráveis foram mantidas, tornando-se um elemento importante no projeto final.

Veja Também

17 comentários em “Arquiteta une o prazer das viagens à inspiração para seus projetos”

  1. Parabéns Dani, belo projeto !!! Vou acompanha-la conhecendo as novas culturas e me inspirando para as próximas viagens . Beijo grande . Soraya Ribas

  2. Have you ever thought about including a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is important and everything.
    However just imagine if you added some great images or
    video clips to give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and clips, this website could certainly be one
    of the best in its niche. Amazing blog!

  3. We’re a bunch of volunteers and starting a new scheme in our community.
    Your website offered us with valuable information to work on. You’ve performed an impressive process
    and our entire community can be grateful to you.

  4. Attractive part of content. I simply stumbled upon your web site and in accession capital to assert that I get
    actually loved account your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing on your
    augment and even I fulfillment you get entry to constantly quickly.

  5. Great site you have here but I was curious about if you knew of any forums that cover the same topics discussed in this article?
    I’d really like to be a part of group where I can get opinions from other
    experienced individuals that share the same interest. If you have any suggestions, please let me know.
    Thanks a lot!

  6. The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you werent too busy looking for attention.

  7. I seriously love your website.. Very nice colors & theme.
    Did you develop this web site yourself? Please reply back as I’m wanting
    to create my own blog and would like to find out where you got this from or exactly what the theme is named.
    Thank you!

  8. I truly love your blog.. Very nice colors & theme. Did
    you create this website yourself? Please reply back as I’m wanting
    to create my very own website and want to know where you got this
    from or exactly what the theme is called. Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X