Escritório Baggio Schiavon Arquitetura comemora 40 anos com exposição no MON e lançamento de livro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A mostra ocupará a sala de vidro no vão central do Museu Oscar Niemeyer a partir desta terça-feira (Foto: Divulgação)

É impossível contemplar o sky line de Curitiba e não ver uma obra assinada pela dupla de arquitetos Manuel Baggio e Flavio Schiavon para diferentes construtoras que atuam no segmento de alto padrão. Nos últimos 40 anos, eles desenharam algumas centenas de edifícios residenciais e comerciais que chamam a atenção pela criatividade, elegância e arrojo das formas. Recentemente, o escritório Baggio Schiavon Arquitetura (BSA) ultrapassou a marca de mil obras que compõem a paisagem não só de Curitiba, mas do interior do Paraná e de cidades de outros estados.

E para marcar essas quatro décadas de trabalho, uma exposição retrospectiva foi montada para contar a bem sucedida trajetória da dupla. Batizada de 40 + 40, a mostra ocupará a sala de vidro no vão central do Museu Oscar Niemeyer (MON) a partir desta terça-feira até 31 de março. A data de abertura, 22.2.22, segundo Flavio Schiavon, guarda múltiplos e submúltiplos de 40. “Optamos por trazer uma linha cronológica do trabalho do escritório justamente para mostrar toda a complexidade dos desafios arquitetônicos e de outras áreas. Encaro como uma prestação de serviços à comunidade ao dividir 40 renomados edifícios que vão inspirar os projetos que virão amanhã”, explica Schiavon.

Livro será lançado no dia 10 de março, também no MON (Foto: Divulgação)

Além da exposição, a comemoração inclui um luxuoso livro intitulado “40 + 40 Baggio + Schiavon Quarenta Anos de Arquitetura” (347 páginas, em português e inglês), que registra Curitiba a partir do plano preliminar elaborado pelo urbanista Jorge Wilheim, além de todos os demais planos envolvidos no desenvolvimento da cidade. O livro, escrito pelos sócios do escritório com a colaboração dos também arquitetos Consuelo Cornelsen e Salvador Gnoato, com fotos em grande parte de Leonardo Finotti, será lançado no dia 10 de março, também no MON. “Gostamos muito do que fazemos e lapidamos nossa atuação para lidar com todas as condicionantes físicas de um terreno, condições impostas por legislações e normas técnicas”, diz Manuel Baggio, para quem a capacidade de aprender ao longo da vida profissional potencializou a criatividade da dupla.

Exposição com emoção

Com projeto de Consuelo Cornelsen, que trocou a arquitetura pela profissão de produtora cultural, o trabalho da dupla Baggio e Schiavon será apresentado por uma lente humana. “O que me impressiona na obra da BSA são as gentilezas urbanas, a forma como eles enxergam o ser humano dentro da cidade”, diz Consuelo. Ela dá um spoiler da mostra: “Queria tornar a exposição curiosa para o público e para isso lancei mão de alguns artifícios, como a criação de um painel de interatividade. Os visitantes terão a oportunidade de, literalmente, entrar e viver na cidade. Fazer uma imersão”, adianta.

A Exposição 40 + 40 foi organizada dentro da sequência Fibonacci (sequência numérica que produz uma espiral) e do número de ouro. “Não será uma apresentação estática. Queremos incitar surpresa através da exposição de vídeos, divididos em totens de alturas diferentes, sincronizados com trilha sonora futurista (Souvenir of China, de Jean Michel Jarre). Teremos uma cidade em ebulição, sem legendas. A interpretação é individual. Dedicaremos espaço ao que foi realizado, mas, sobretudo, pensaremos no futuro, em uma Curitiba ainda melhor”, afirma Cornelsen.

LEIA TAMBÉM:

Sala de reuniões na varanda

De acordo com Flavio Schiavon, uma nova geração de empreendimentos imobiliários está por vir. São novos edifícios que estão sendo pensados como um verdadeiro desafio para os profissionais que vão projetá-los. “São projetos que querem atender os anseios de uma população que não quer mais do mesmo, tanto em edifícios corporativos, quanto residenciais”, avalia. Uma das tendências, segundo ele, é colocar as vísceras do edifício para fora, com salas de reunião na varanda, dando qualidade de vida para os profissionais.

Assista ao vídeo da exposição:

SERVIÇO:

Exposição 40 + 40 Baggio Schiavon Quarenta Anos de Arquitetura
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico – Curitiba
Período: 22 de fevereiro de 2022 a 31 de março de 2022
Saiba mais sobre a Baggio Schiavon Arquitetura em www.bsa.com.br

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X