DESKTOP

Câmara Municipal de Curitiba planeja transmitir sessões com tradução em Libras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
 Representantes da Câmara Municipal de Curitiba e da Assembleia Legislativa do Paraná se reuniram para acertar os detalhes da parceria. (Foto: Carlos Costa/CMC)

As sessões plenárias da Câmara Municipal de Curitiba em breve ganharão a tradução em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, usada para promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. O modelo adotado no legislativo municipal será o mesmo já usado na Assembleia Legislativa do Paraná. Todas as atividades do plenário, devem ter a interpretação simultânea de tradutores.

Representantes das duas casas legislativas se reuniram nesta semana para acertar os detalhes da parceria. A Assembleia Legislativa estreou o sistema em agosto de 2019. A iniciativa, que faz parte de um convênio firmado entre a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e a Mesa Executiva da Alep, permitindo que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar pela TV Assembleia e pelos demais canais de comunicação da Casa de Leis as sessões.

LEIA TAMBÉM:

Inclusão e diversidade

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 466 milhões de pessoas com deficiência auditiva em todo o mundo, sendo só no Brasil quase 10 milhões (IBGE). Entre elas, 80% dos surdos têm dificuldades com as línguas escritas e dependem das línguas de sinais para sua comunicação.

Um dos equívocos mais comuns é acreditar que todos eles utilizam a mesma língua de sinais no mundo todo. Atualmente são falados 7.117 idiomas em diferentes países e com as línguas de sinais funciona do mesmo jeito. Existem entre 138 e 300 tipos de língua de sinais utilizadas ao redor do planeta. Isso acontece porque cada lugar possui sua própria cultura e identidade. Por conta disso, a língua foi se desenvolvendo organicamente, independentes das línguas orais, e evoluindo com o passar do tempo.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

blank

Veja Também

blank

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X