Campanha incentiva doação de sangue e cadastro de medula óssea em cinco estados brasileiros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

As doações de sangue caíram quase pela metade durante a pandemia. (Foto: Ravena Rosa/Agência Brasil)

Segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas e o ideal é que cada pessoa doe pelo menos duas vezes ao ano. No entanto, durante a pandemia, o número de doadores caiu quase pela metade. Para incentivar esse gesto de amor que salva vidas, todos os anos é realizada a campanha Sangue Fraterno, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul.

Em Curitiba, mensagens de incentivo serão projetadas em fachadas de edifícios da cidade como forma de incentivar doações de sangue e cadastro de medula óssea, no próximo dia 10. A ação será realizada em cinco estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

O coordenador médico do Hospital Cajuru, José Fernando Rodriguez, lembra que a demanda por sangue sempre é alta, seja por doenças crônicas, para pessoas que precisam de transfusões ou por perdas de sangue em traumas e acidentes. “Mesmo em tempos de pandemia, a demanda sempre esteve alta. O que a gente percebeu é que pelas restrições de circulação, as doações ficaram reduzidas e isso impactou sim o trabalho dos hospitais, porque independente da causa a demanda sempre existiu. Então agora, com as retomadas de atividades e circulação, a gente espera que os estoques voltem a sua normalidade”, destaca.

LEIA TAMBÉM:

De acordo a diretora-geral do Hemepar, Liana Labre de Souza, o momento é de alerta. “Precisamos de doação. Nosso estoque de plaquetas e hemácias está muito baixo. E com a chegada de feriados e finais de semana, a demanda aumenta, especialmente pelo número de acidentes. A ajuda da população é fundamental, podendo desta forma salvar vidas”, afirmou.

Sangue Fraterno

Anualmente, a campanha mobiliza colaboradores ligados a Província Marista Brasil Centro Sul e possíveis doadores nas regiões onde atua, sempre com o objetivo de impactar o maior público possível. Ao todo, são mais de 10 mil colaboradores atuantes em atividades religiosas, de saúde e educação em cinco estados brasileiros.

Para ampliar o alcance da campanha, a Unimed Federação do Estado do Paraná, que conta com mais de 11.052 médicos cooperados, 6.683 colaboradores e 1.550.937 beneficiários, também está colaborando na divulgação da campanha Sangue Fraterno em seus canais internos de comunicação e nas redes sociais.

Como participar da campanha

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações. Quem estiver em condições de doar, deve entrar em contato com o banco de sangue mais próximo da sua casa para obter informações detalhadas e agendar a doação. Para quem doar nas unidades do Paraná, pode informar o código 1059 para identificar que realizou a doação motivado pela campanha.

É possível contribuir com a Campanha Sangue Fraterno sendo um doador ou então ajudando a compartilhar essa ideia nas redes sociais, usando #sanguefraterno. Para mais informações sobre o local mais próximo para doação e demais dúvidas acesse a página da campanha: https://solidariedadequeaquece.marista.org.br/sangue-fraterno/

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Caroline Scoz Alves

Diretora Técnica da SulLaser Locações de Equipamentos Médicos e Estéticos a Laser, e Membro da Academia Americana de Laser. É proprietária do Centro de Especializado em Laser mais equipando do Paraná, A Clínica Senz. Além de ministrar treinamentos de capacitação, ela se dedica a palestras e demais atividades voltadas a área da Estética a Laser no Brasil e no exterior. Com mais de 14 anos de experiência na área, a Dra. Caroline é formada em Fisioterapia em 2004 pela UP, possui Mestrado de Tecnologia da Saúde pela PUC/PR, Curso de formação em Dermato-Funcional pela Belle Bonelli (Ludmila Bonelli em Belo Horizonte), Curso de Cosmeatria e Laser em London South Bank University; Membro da Sociedade Americana de Laser, Fellow na Universidade da Califórnia em Laserterapias, Curso de Laser terapia, Laser & Aesthetic Skin Therapy: What’s the Truth? (November 03-04, 2017) pela Harvard Medical School nos EUA, Feellow – Dr. Klaus Hoffmann em St. Josef-Hospital de Bochum na Alemanha (Março de 2018), Curso de Formação “Cynosure Laser Technology Course” em Hannover, (March, 03, 2018) pela Cynosure na Alemanha, Curso de Formação Asclepion na Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (Outubro de 2018).

Veja Também

1 comentário em “Campanha incentiva doação de sangue e cadastro de medula óssea em cinco estados brasileiros”

  1. Pingback: Campanha incentiva doação de sangue e cadastro de medula óssea – Tem Quote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X