Casa Culpi, em Santa Felicidade, será liceu de gastronomia da Escola de Turismo de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A Casa Culpi abrigará o liceu de gastronomia da Escola de Turismo de Curitiba. (Foto: Divulgação)

Curitiba vai ganhar um espaço de capacitação profissional na área de gastronomia que funcionará na Casa Culpi, construída por imigrantes italianos em 1887 na região de Santa Felicidade. O local irá integrar a Escola de Turismo, anunciada recentemente pelo prefeito Rafael Greca, como reforço à formação de profissionais e empreendedores do setor. A iniciativa faz parte das medidas adotadas pela prefeitura para fortalecer a economia da cidade. O projeto é assinado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as obras serão executadas com recursos próprios do município.

De propriedade do município desde de o início da década 1990, o imóvel, no estilo colonial italiano, localizado na Avenida Manoel Ribas, 8.450, é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) cadastrada como Patrimônio Histórico Edificado da Cidade. Comprada e restaurada pelo município, passou a funcionar como memorial da imigração italiana, administrado em parceria com a comunidade.

Construída por Giovanni Baptista Culpi, em 1887 a Casa Culpi foi residência da família e também armazém de secos e molhados, tornando-se importante ponto de encontro da comunidade italiana no final do século 19 e início do século 20. A Colônia de Santa Felicidade, então cinturão verde da cidade, se desenvolveu no entorno da picada aberta pelos colonos e depois transformada em estrada carroçável para o escoamento dos produtos.

Estrategicamente situada no caminho que se transformou na Estrada do Cerne, ligando a capital ao Norte do Paraná, e cujo trecho urbano recebeu o nome de Avenida Manoel Ribas.

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X