Cemitério Municipal ganha sistema de videomonitoramento para inibir furtos e vandalismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos do Cemitério Municipal. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O combate aos constantes furtos e vandalismo ocorridos em cemitérios de Curitiba está ganhando um aliado, ou melhor, uma aliada: câmeras de segurança. Um sistema de videomonitoramento implantado pela prefeitura no Cemitério Municipal São Francisco de Paula permite detectar movimentos mesmo em pontos com total escuridão e em meio a chuvas e outros eventos climáticos.

As imagens são monitoradas na Muralha Digital em tempo real. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Com sensibilidade térmica, as novas câmeras integram o projeto Muralha Digital. Por meio de unidades de processamento gráfico integradas, também será reduzido o número de alarmes falsos acionados por objetos ou veículos. Segundo a Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração e de Gestão de Pessoal, parceira do Muralha Digital, a meta é estender a iniciativa para os demais cemitérios municipais da cidade futuramente.

Vários ângulos são captados pelas câmeras em toda área do Cemitário Municipal, 24 horas. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A implantação de câmeras de alta tecnologia no Cemitério Municipal faz parte de um projeto maior executado pela prefeitura para ampliar a segurança no local. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente ampliou os muros e instalou sobre eles concertinas (redes laminadas) para dificultar a ação de criminosos. As intervenções começaram no início de 2020 e são fruto de estudos feitos pela Superintendência de Obras e Serviços da secretaria com a intenção de aumentar a segurança e preservando as características originais do cemitério, que data de 1854.

LEIA TAMBÉM:

Além do aumento dos muros e reforço da segurança, os portões laterais tiveram os vãos superiores fechados com a colocação de grades fixas. Segundo a prefeitura, o número de ocorrências já diminuiu drasticamente com essas medidas. Também no início do ano passado, o Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas fez a troca das lâmpadas dos postes republicanos da Praça Padre João Sotto Maior, que fica em frente ao cemitério. As lâmpadas tradicionais foram substituídas por LED, garantindo mais luminosidade e economia.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X