Em comemoração ao Dia do Idoso, centenária Socorro aos Necessitados promove congresso sobre o tema

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Congresso Brasileiro sobre Instituições de Longa Permanência para Idosos será em comemoração ao Dia do Idoso e aos 100 anos desde a fundação da entidade Socorro aos Necessitados. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, é o Dia Internacional da Pessoa Idosa. Para celebrar a data e os 100 anos de sua fundação, a entidade Socorro aos Necessitados, de Curitiba, realizará o Congresso Brasileiro sobre Instituições de Longa Permanência para Idosos, com o tema “ILPI, uma instituição social ou de saúde?”.

O evento, na modalidade on-line, ocorrerá nos dias 7 e 8 de outubro e deverá reunir cerca de mil profissionais das áreas da saúde e assistência social, empreendedores e comunidade em geral para debater a realidade do serviço de assistência ao idoso no Brasil. Serão abordadas questões morais, legais, éticas e de saúde e qual o papel dos setores público e privado, da família, da sociedade em geral e, principalmente, das pessoas que atuam nesta área.

As inscrições já estão abertas e custam a partir de R$ 35,00 e o total arrecadado será revertido para o Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, que abriga cerca de 100 idosos na capital paranaense e é mantido pela tradicional entidade. “Diante da crescente demanda por serviços voltados às pessoas idosas, há que se discutir as limitações e as potencialidades nas diferentes realidades destas instituições, num país tão heterogêneo como o Brasil. As novas realidades sociais, familiares e econômicas do país, principalmente a pandemia da Covid-19, diminuíram a invisibilidade das ILPIs”, afirma o presidente do congresso, o geriatra José Mário Tupiná Machado.

Entre os temas que serão apresentados por especialistas de diversos estados estão “Onde viver a velhice?”, “ILPI e a liberdade protegida”, “Equipe multiprofissional de assistência”, “Covid-19 nas ILPI” e “Cuidados Paliativos”. Ao todo, serão 39 palestrantes e 14 moderadores vindos de Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e também dos Estados Unidos.

Segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) em 2010 o Brasil contava com 3.548 instituições de longa permanência onde vivem cerca de 83.870 idosos. Destas, 65,2% são filantrópicas; 6,6% são públicas e 28,2% privadas. De acordo com estudo do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) em parceria com o Ipea, no Paraná apenas nove instituições são públicas, o que corresponde a 3,9% das 229 ILPIs do estado.

LEIA TAMBÉM:

Referência nacional

A Socorro aos Necessitados é considerada uma das primeiras instituições assistenciais do Brasil a prestar atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A equipe da entidade é formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeuta, nutricionistas, assistentes sociais e farmacêuticos.

Serviço:
Congresso Brasileiro sobre ILPIs – Instituições de Longa Permanência para Idosos
Data: 7 e 8 de outubro de 2021
Horário: Das 18h30 às 22h30
Evento: Modalidade 100% on-line
Inscrições através de Contribuição Social: A partir de R$ 35,00
www.congressoilpi.com.br
Telefone: (41) 3266-3813 (41) 98898-2384 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X