Premiado chef Lênin Palhano anuncia seu primeiro restaurante em Curitiba; assista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

restaurante obst.lugar
Os chefs Lênin Palhano e Julia Schwabe. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

Após sete anos no comando do Nomade, restaurante do Nomaa Hotel, o chef Lênin Palhano decidiu partir para carreira solo. Nos próximos dias ele inaugura o Obst (pronuncia-se óbsti), seu primeiro restaurante, na Alameda Prudente de Moraes, no Centro. O nome é uma abreviação de obstinado, segundo Lênin, de 34 anos, que soma 15 anos de uma premiada carreira. Em parceria com o sommelier José Vinícius Chupil e com o empresário Marcelo Muggiati Vaz, o novo espaço será inaugurado em meados de dezembro e terá um conceito inédito em Curitiba. Assista ao vídeo exclusivo com Lênin Palhano no final desta matéria.

Com capacidade para 55 pessoas, o restaurante fica numa casa térrea e terá mesas internas (uma delas na cozinha) e na calçada, cobertas por um toldo. O balcão dentro da cozinha, semelhante aos de restaurantes orientais, comportará quatro pessoas, com valor fechado e no modelo “às cegas”, sem escolha de cardápio. “O cliente vai poder nos ver trabalhando, enquanto servimos um menu surpresa, com o que tivermos de melhor naquele dia”, explica Lênin.

De acordo com Palhano, a pandemia despertou sua vontade de ter um negócio próprio. À frente do Obst, ele dará continuidade à identidade de seu trabalho, com a utilização de produtos frescos de pequenos produtores e com uma sutil ênfase ao viés regional, além da preocupação na formação de novos chefs de cozinha. A jovem chef Julia Schwabe, de 28 anos, que integrava sua equipe no Nomade, comandará todo o serviço da casa no dia a dia.

Conceito


Lênin Palhano e Julia Schwabe falam sobre o conceito do novo espaço. (Vídeo: Portal Reinaldo Bessa)

Segundo o chef, o espaço não pode ser definido como um restaurante ou um bar, mas como um ambiente que reúne ambos. Essa liberdade também se reflete no cardápio, que será flutuante e estará em constante transformação, seguindo a disponibilidade dos melhores ingredientes. Outra novidade é a ausência de pratos principais individuais. “Todo o menu é voltado ao consumo compartilhado de porções, algumas para comer com as mãos, ao estilo Tapas, que podem ser combinadas entre si ou saboreadas separadamente”, explica.

Sobre o nome do restaurante, ele conta que a ideia foi causar dúvida e despertar curiosidade. “Tem muito a ver comigo e com os profissionais envolvidos. As pessoas vão entender quando chegarem lá”, explica. A inspiração para o conceito do local veio de seus restaurantes favoritos, de ambientes descolados e menus não convencionais, como o Tickets, dos irmãos Albert e Ferran Adrià, em Barcelona, na Espanha, o Nit, do chef catalão Oscar Bosch, em São Paulo, e A Casa do Porco, do casal Jefferson e Janaína Rueda, também em São Paulo. “Eu quis criar um lugar que eu acho que não existe em Curitiba. Onde me sentisse bem como me senti quando estive nesses restaurantes”, diz.

Entre os ingredientes de mais destaque no cardápio do Obst, Lênin cita “o mar”, referindo-se ao contato que mantém com produtores especializados em pesca e cultivo de ostras, mariscos e vieiras, em Santa Catarina. Ele adianta que os clientes vão encontrar no Obst o famoso “Porquinho na Couve”, consagrada entrada servida no Nomade, e também alerta para que se preparem para uma experiência menos convencional do que de costume. “O cliente precisa botar na cabeça que não vai comer nhoque ou bacalhau, só precisa saber que vai comer bem, em um bom ambiente, com bons vinhos e bons drinks”.

Vinhos e coquetéis

Lênin tem como sócio o sommelier José Vinícius Chupil (ex-La Varenne), que também faz sua estreia como empresário e será responsável pela carta de vinhos. Ao todo, a casa servirá cerca de 45 rótulos, que irão variar praticamente na mesma medida que as mudanças de cardápio. De acordo com Chupil, eles estão trabalhando com uma grande variedade de países e estilos de vinhos. “Muitos desses vinhos estarão disponíveis em taças para que o cliente tenha a oportunidade de provar diversos rótulos. Espumantes também estarão na carta e, durante o verão, os nacionais terão um destaque especial”, diz.

LEIA TAMBÉM:

Além da carta de vinhos, o Obst terá um bar de drinks sob o comando de Zé Augusto Swaiger (ex-Officina Restô Bar), de 28 anos, único finalista paranaense no concurso nacional Bacardí Legacy, em 2018, que já havia trabalhado durante três anos com Lênin no bar do Nomade.

Serviço:
Obst.
Inauguração: Dezembro de 2020
Endereço: Alameda Prudente de Moraes, 983, Centro
Horários: Terça a sexta-feira, das 18h às 23h e sábados das 14h às 23h
Informações: Instagram @obst.lugar.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X