Chuvas causam transtornos também no Litoral; Defesa Civil reforça atendimento na região

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba somaram 127 atendimentos do Corpo de Bombeiros por causa dos alagamentos (Foto: Geraldo Bubniak)

O Litoral paranaense também foi afetado pelas fortes chuvas que caíram na noite desta quarta-feira (05). Dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registraram na região litorânea um acumulado de até 100 milímetros.

Na região do Salto Morato, em Guaraqueçaba, choveu mais de 150 mm. Já o acumulado de Guaraqueçaba no ponto de referência de medição do Simepar ficou em 74,2 milímetros (mm). Os demais acumulados em 24 horas para os municípios litorâneos foram: 113,6 mm para Guaratuba; mais de 100 mm para Matinhos; 22 mm em Antonina; e 75,2 mm em Paranaguá.

Na manhã desta quinta-feira (06), a chuva ainda continuava em alguns pontos do Litoral. De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, nos próximos dois dias deve haver uma trégua, mas no domingo as condições voltam a ser favoráveis para precipitações.

Alagamentos

Os municípios de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba somaram 127 atendimentos do Corpo de Bombeiros por causa dos alagamentos. Apenas em Matinhos, foram 117 atendimentos a pessoas que estavam em residências afetadas pela subida das águas e 11 tiveram que deixar suas casas e aguardam para retornar.

Em Paranaguá, quatro pessoas foram retiradas das residências preventivamente por conta da queda do telhado de um barracão abandonado. Nesta quinta, as equipes de engenharia da prefeitura retornam ao local para nova avaliação de risco.

LEIA TAMBÉM:

Uma equipe da Defesa Civil Estadual está no Litoral mobilizada para auxiliar nos atendimentos e orientar as Defesas Civis municipais. O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) também acompanha as condições meteorológicas no Estado, recebendo informações do Simepar e de outros órgãos de meteorologia para alertar sobre situações de risco.

Além da estrutura da Defesa Civil, as pessoas podem receber diretamente os alertas, de forma gratuita, pelo celular. É preciso fazer o cadastro enviando um SMS com o número do CEP de residência para 40199.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X