Com tempo londrino, Curitiba ganha seu Memorial Inglês; espaço homenageia a contribuição de imigrantes e da cultura inglesa à cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

[masterslider id=”410″]

Com direito a uma típica manhã londrina, chuvosa e céu cinza, foi inaugurado nesta quarta-feira (27) o Memorial Inglês de Curitiba, com elementos que homenageiam os imigrantes e a cultura do Reino Unido. O memorial fica no Parque Gomm, no Batel, conhecido por abrigar a casa de madeira da família de origem inglesa Gomm. A inauguração contou com a presença do embaixador britânico no Brasil, Vijay Rangarajan, do cônsul honorário Adam Paul Patterson, do prefeito Rafael Greca, do vice, Eduardo Pimentel, e de Irene Gomm dos Santos e Henrique Gomm Neto, membros da família que dá nome ao parque, e de secretários municipais.

O espaço, de 2,5 mil metros quadrados, é composto por um mural de tijolos que lembra as construções inglesas, com informações sobre as famílias imigrantes e de grandes nomes da cultura do país, como os Beatles e William Shakespeare, e uma cabine telefônica vermelha daquelas típica de Londres, doada a Curitiba pelo consulado-geral do Reino Unido em São Paulo. Bancos, iluminação e pista para circular dentro do parque completam os equipamentos instalados no local. O projeto e a execução da obra são da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e também envolve a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Além dos elementos que remetem à cultura inglesa, o espaço ganhou três caixas do projeto Jardins de Mel, um estar para contação de histórias, casinha do coelho e arco com trepadeira florida no jardim da entrada, este uma referência à escritora e ilustradora infantil Beatrix Potter, autora dos contos de Peter Rabbit. Completam o paisagismo 156 árvores nativas nas áreas interna e externa do parque.

Cumprimentos da rainha

O embaixador Vijay Rangarajan leu uma carta da rainha Elizabeth II e do governo britânico aos membros da família Gomm agradecendo pela contribuição no estreitamento dos laços com o Brasil e com Curitiba. O prefeito Rafael Greca lembrou de quando a Casa Gomm, patrimônio da cidade, foi consulado britânico e palco de eventos e recepções e citou a presença inglesa na construção da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá. A inauguração teve apresentação da banda curitibana Newholly.

Veja Também

1 comentário em “Com tempo londrino, Curitiba ganha seu Memorial Inglês; espaço homenageia a contribuição de imigrantes e da cultura inglesa à cidade”

  1. Avatar

    After study a few of the blog posts on your website now, and I truly like your way of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back soon. Pls check out my web site as well and let me know what you think.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X