Comunidade italiana define novos integrantes do Comites PR/SC

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Cidadãos italianos residentes no Paraná e Santa Catarina já podem requerer sua participação no processo eleitoral do Comites PR/SC – 2021 (Comitati degli Italiani all’Estero). As eleições serão realizadas em 3 de dezembro próximo e definirão os 18 membros do Comitê dos Italianos no Exterior para os próximos cinco anos na circunscrição abrangida pelos dois estados.

O voto é por correspondência e o envelope eleitoral é enviado apenas para os eleitores que solicitem até o dia 3 de novembro, junto ao Consulado Geral da Itália em Curitiba, sua inscrição na lista eleitoral. Para isso, é preciso acessar https://serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco e selecionar a função “Pedido de inscrição na lista eleitoral para as eleições dos Comites”.

De acordo com o presidente do Comites PR/SC, Luís Molossi, o conselho funciona como um pequeno parlamento, órgão de consulta obrigatória em alguns assuntos e, principalmente, promotor de cidadania e iniciativas em favor da comunidade italiana da nossa circunscrição. “Tem um vínculo muito grande com a pátria-mãe por meio de ações que destacam a língua, cultura, eventos, negócios, turismo e formação profissional. Basta ter ideias e vontade de realizar”, enfatiza Molossi.

Comites no mundo

Criados em 1985, os Comites são órgãos eletivos que representam os quase 5 milhões de concidadãos italianos no exterior em seu relacionamento com embaixadas e consulados. Em todo o mundo existem 108 Comites, dos quais 50 na Europa, 44 nas Américas, sete na Ásia e Oceania, quatro no Oriente Médio e três na África sub-saariana.

Curitiba, sede do consulado italiano que corresponde ao território do Paraná e Santa Catarina, contava com 116.024 inscritos até dezembro de 2020.

LEIA TAMBÉM:

Serviço:
Eleições Comites PR/SC 2021
Data: 3 de dezembro de 2021
Quem pode votar: Cidadão italianos maiores de 18 anos residentes e inscritos no AIRE no distrito consular há pelo menos seis meses (em relação à data das eleições).
Data máxima para envio do voto: 3 de novembro de 2021

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X